On segunda-feira, 18 de março de 2013 8 comentários



A informação de que o Sindicato dos Professores de Araucária, o Sismmar, decidiu liderar um levante contra a violência escolar nas unidades de ensino da cidade foi a notícia mais animadora que tive na semana passada. Esta é uma daquelas campanhas pela qual vale a pena levantarmos a bunda da cadeira para participar!

Faço questão de utilizar meus dois mil caracteres semanais para falar sobre o assunto porque tenho para mim que a violência escolar é hoje um dos principais problemas dentro de nossas instituições. Já se foi o tempo em que situações como essa podiam ser tratadas apenas como briguinhas normais entre crianças. É cada vez menor o número de desentendimentos entre colegas de classe que podem ser resolvidos apenas com uma ida à sala da diretoria, um pito daqueles, uma assinatura no livro negro e a exigência do pedagogo que os brigões se abraçassem como se amigos fossem. Isto porque, apesar de não existirem dados oficiais sobre o assunto, não são poucos as discussões iniciadas na hora do recreio que acabam tendo desdobramentos numa delegacia de polícia.

Isto sem contar os casos de violência que, embora não vultosos, acabam deixando marcas permanentes no desenvolvimento intelectual e social dos envolvidos. Por exemplo, alguém já parou para pensar quantas crianças, neste momento, não estão conseguindo fazer direito a lição de casa porque estão preocupadas com a ameaça que receberam do coleguinha? Do mesmo modo, quantos alunos não se dedicam plenamente aos estudos porque estão mais preocupados em “bater” no colega de classe?

Precisamos urgentemente procurar entender as razões de tanta violência em nossas escolas e, simultaneamente, buscar formas de combatê-la. Para tanto, essa iniciativa tomada pelo Sismmar precisará contar com o apoio de diversas outras instituições do nosso Município, pois esse enfrentamento carece necessariamente de apoio social, já que muitas vezes (a maioria delas) a causa da agressividade de determinados alunos está justamente em seu ambiente familiar; de saúde, em virtude da necessidade da interferência de psicólogos e até psiquiatras em algumas situações; e, invariavelmente, de órgãos de segurança, vez que o combate à violência escolar esbarrará no tráfico de drogas e crimes do gênero.

Ah, e para aqueles que podem estar se perguntando “por que o Waldiclei está falando disso e não de política?”, eu explico: creio piamente que só quando a qualidade da educação em nosso Município melhorar é que iremos ter políticos, e uma política de maneira geral, mais decente. Logo, tudo o que pudermos fazer para que tenhamos uma escola mais saudável hoje é válido.

E você, o que pensa sobre o assunto? Até semana que vem!



8 comentários:

Anônimo disse...

A muito tempo tenho levantado esta bandeira Ëducação de qualidade, transforma a humanidade". Mas existem alguns pontos: Os professores estarão realmente empenhados? O comodismo de secretários, diretores e pedagogos incluindo o Prefeito, será eliminado? Por que para dar continuidade em um projeto, todos temos que nos empenhar, inclusive os pais que devem ser punidos quando não mostrarem interesse nos problemas. Sem punição não haverá adesão, e isto acontece em Países de 1° mundo, todos se empenham e se preciso são penalizados.

Anônimo disse...

Acredito também que a escola modifica o cidadão. A escola é a 1a referência da criança fora do ambiente familiar. Se a escola oferece um ambiente de respeito, rotinas de higiene, comidinha simples e saudável, prédios limpos, salas e pátios organizados, flores, horta, tranqüilidade, segurança, acesso a leitura, compromisso com aprender, se rotineiramente é influenciada a conhecer seus direitos (arte, cultura, esporte, cidadania, saúde) e deveres essa criança verá que tem algo errado em sua casa e grupo familiar se lá tem gritos, castigos, sujeira, se falta diálogo e respeito mútuo, etc. Essa escola nao é UTOPIA, nem acho que seria necessário gastar mais dinheiro, necessita de comprometimento do Estado e Sociedade

Anônimo disse...

como ensinar uma criança sobre cidadania, quando os políticos são os primeiros a dar mal exemplo? Como culpar pais e professores por um ensino de má qualidade, quando não se tem a minima estrutura pra isso?Como fazer acreditar que tudo será uma maravilha, se a criança nem assistência médica tem?Como fazer campanha a favor de algo se ninguém anda preocupado com o próximo? a violência então, não está presente nas escolas gratuitamente, mas começando com as vistas grossas feita por alguns professores e diretores? Não se pode excluir ninguém, isto diz na constituição, mas como deixar crianças problemáticas, cheias de ódio e rancor em contato com crianças ainda puras, criadas em um ambiente familiar normal? O problema maior em todas as áreas é que não podemos ser preconceituosos, temos que aceitar que algumas pessoas de má índole convivam com pessoas de bem, e como diz um velho ditado "Uma fruta podre dentro da caixa, contamina e apodrece o resto". Ou não??????????????

Anônimo disse...

quando vejo que as pessoas de Araucaria apenas se interessam por temas tipo 'fofoca', ataque/defesa e outras questões vazias além de interesses individuais e percebo o desinteresse com tema tão fundamental como educação, segurança, não violência. Então acho sim que uma escola com envolvimento e comprometimento da sociedade e Estado em focar na boa formação dos jovens é sim utopia, pelo menos por aqui. ass. Santos

Anônimo disse...

Eu concordo com vc pq para quem nao sabe È dever de todos zelar pela dignidade plena das crianças, mas para nossos POLITICOS tem que desenhar nao basta jogar a culpa nas instituiçoes de ensino sem ao menos dar condiçoes de trabalho a estes profissionais, sabemos hj que a união de varios segmentos da sociedade e com um unico objetvo que é uma educaçãode qualidade. Eu nao sei de quanto em quanto tempo tem uma eleição para o Conselho Tutelar no municipio pq este orgão é responsavel em garantir que um dos mais lindos Direito de uma Criança é a EDUCAÇÃO.. ou sera que o conselho tutelar visa ajudar politicamente a administração a fazer de conta que o municipio vai bem obrigada e cade o CMDCA que deve unir força tambem???????? Vamos levantar a bunda da cadeira e a bamdeira em prol de uma EDUCAÇÃO de qualidade...

Anônimo disse...

Enquanto cuidamos do futuro criando uma geração pautada na dignidade teremos trabalho duro durante muitos anos combatendo o resultado de décadas de descaso com educação, ética, direitos e deveres básicos, qualidade de vida, etc. Investimento em educação e combate a corrupção, abre uma escola e um presidio, trabalhar em arte mas colocar policia na ruaDe braços cruzados sei que nada muda, sonho com presídios vazios e escolas cheias, transformar pessoas amedrontadas em um povo feliz. Ass. Dreamer

Anônimo disse...

Waldiclei, resolvi te perguntar: o que dizer sobre a APMI distribuir presentinhos de Páscoa nas creches, inclusive no centro onde boa parte das crianças são filhos de funcionários da prefeitura? E a fila das creches, continua a mesma.. E o que a criança fora da creche vai ganhar?
Santos

Anônimo disse...

ANIMAIS ABONDONADOS.....

PRECISAMOS DE SOLUÇÕES...... CADÊ OS POLITICOS
DESSA CIDADE??????

Postar um comentário