On segunda-feira, 25 de março de 2013 14 comentários



Não poderia deixar de ser de outra forma. Desde que O Popular informou à comunidade araucariense da existência do portal da transparência da Câmara de Vereadores, explicando como as pesquisas podiam ser feitas e, mais, como dar aquela bisbilhotada nos salários que o Legislativo local paga aos seus funcionários, efetivos e comissionados, muitos têm sido os comentários acerca de quanto ganham os motoristas, telefonistas, assistentes administrativos da Casa. Para uma minoria, esse excesso de transparência é exagero e até perigoso, pois poriam em risco os beneficiários desses altos salários. Particularmente, creio que eles não correm esse risco.

O único risco é que – de uma hora para outra – o comando da Câmara resolva moralizar a folha de pagamento do Poder Legislativo, pois isto implicaria – necessariamente – em acabar com a ilha da fantasia que se tornou aquela Casa tanto para efetivos, como comissionados e, anotem aí, prestadores de serviços terceirizados.

Há hoje na Câmara de Vereadores uma plêiade, principalmente formada por servidores efetivos, que ganham muito mais do que seria o aceitável para um Município, que não tem todas as suas ruas asfaltadas, que trata menos de cinquenta por cento de seu esgoto e que é incapaz de oferecer vaga nas creches para todas as suas crianças. Não é cabível que a Casa que guarda os onze representantes eleitos para defender os interesses da população de Araucária aceite a existência de um feudo de marajás do serviço público, que sangram os cofres públicos mensalmente em troca de..., bem, em troca de que mesmo? Esta justamente aí o que mais choca: o parlamento municipal está tão desconexo do dia a dia da comunidade que é impossível explicarmos de forma didática o que fazem esses servidores para receber tão altos salários. Que tipo de veículo dirige um motorista da Câmara que justifique ele receber R$ 9 mil por mês? Será que ele dirige um ônibus espacial da Nasa? Por que uma telefonista ganha mais de R$ 7 mil mensais? Será que é ela quem cuida do famoso telefone vermelho que dizem existir no salão oval da Casa Branca? 

Essas perguntas, por mais que alguns as achem idiotas, precisam ser respondidas! E cabe aos vereadores respondê-las! A mesa executiva da Câmara precisa urgentemente rever a estrutura salarial de seus funcionários efetivos. Não é aceitável que uma Casa com vinte e nove funcionários tenha tantas comissões que paguem a seus ocupantes 60 e 40 por cento do salário a título de gratificações. Do mesmo modo, é repugnante que uma estrutura com menos de trinta funcionários tenha 22 funções gratificadas pagas aqueles que exercem atividades adicionais às quais foram contratados. Isto para ficarmos em apenas alguns descalabros. Tem funcionário da Câmara que é chefe de repartição da qual ele é o único ocupante. Ou seja, ele é chefe dele mesmo e recebe um plus salarial por isso! É muita imoralidade com o dinheiro público. E precisamos aproveitar a indignação causada pela divulgação das informações para acabar com isso! Fica a dica!

E aproveitando o assunto, anotem aí: a indignação causada pela divulgação dos salários dos efetivos da Câmara só será menor do que a causada quando vierem à tona o quanto ganham uma, duas centenas de concursados da Prefeitura. Aguardem!

E você o que pensa sobre o assunto? Comentários são bem vindos. Até semana que vem e boa Páscoa a todos!


14 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Waldiclei! Parabens por fazer o seu papel. No entanto, dada a inercia e comodismo moral do povo Araucariense, voce tera que ir um pouco alem para que seu artigo nao se torne somente mais uma carta manifesto. Acoes mais incisivas serao necessarias para gerar mudanca. Precisamos de uma instituicao forte que leve estes processos adiante...OAB, Maconaria, ONG's, sei la! Alguem precisa agir!

Anônimo disse...

O dinheiro torrado pela Câmara é inútil porque se fizessem o trabalho de fiscalizar o executivo, nossa cidade não estaria atrasada como está e os políticos não seriam tão safados, contando sempre com a impunidade. Fecha a Câmara porque reduzir salários implica diretamente em aumento na roubalheira. Fecha Ou pune exemplarmente para que pensem antes de defender apenas interesses pessoais. O dinheiro usado para manter os Vereadores poderia estar a serviço da qualidade de vida de cada cidadão araucariense. As instituições tem que se manifestar, e é urgente!!! Santos

Anônimo disse...

Povo, mais educação de qualidade!!!

Anônimo disse...

Como é possível ? Não há hierarquia na Câmara, e telefonista ganha mais que vereador? O ministério publico e tribunal de contas deviam saber disso. Suponho que muitos saibam quanto a telefonista, o motorista e o escambai ganham de fato. Estas pessoas deveriam ser interrogados com detector de mentira, se preciso até torturados (kkkk) para confessarem como e para quem devolvem tanto dinheiro. Me parece fácil acabar com isso.

Anônimo disse...

E o salario basico do motorista em fim de carreira chega a 2000,00 e de telefonista 2500,00 e muita gordura e maracutaia para chegar a valores tao exorbitantes, alô MP e TC quando e que vão dar uma resposta para o pobre trabalhador sobre isto.

Anônimo disse...

Na camara tem muito chefes para pouco indios, já percebi no portal de tansparencia varias irregularidades em relação a pagamentos tantos para os CCs quanto para efetivos. como e que pode gratificação por cursos ultrapassar 80% do cargo efetivo quando a lei limita a 35% no maximo, ou advogado fazer meio expediente e ganhar mais que o prefeito rssss.

Anônimo disse...

Isto tudo é fácil de acabar. Alguém aí de cima, inconformado, que vá até o Ministério Público e denuncie, pois o MP para investigar tem que ter denúncia. Me digam uma coisa. Algúem que escreve aí indignado já fez a denúncia para o MP? Não né.

Anônimo disse...

Se o povo soubesse votar e se informasse mais sobre política, não aconteceriam esses abusos.

Anônimo disse...

olá WB gostaria que comentasse a respeito das comissões que estão surgindo dentro da prefeitura da cidade a qual você tanto ama. Para se ter uma idéia a comissao de estudos da legislação tributária do município tem como presidente um médio ginecologista e como membros uma profissional de educação física e uma assistente social???? Está claro que o estudo para legislação não irá acontecer e esse povo recebendo sem fazer nada, só para igualar sues salários. Bonito seu Olizandro - homem dos discursos fajutos.

Anônimo disse...

Vi e revi a folha de pagamento da camara no blog do Genildo e cada vez mais me convenço de que Jesus Cristo esta fazendo milagres por lá, como o fato de multiplicar o vencimento basico da turma por 2,3,4,5,6,7,8,9,10 como fazia com os paes na antiguidade, Pô Pedrinho Nogueira saiba que a Lei limita as gratificações no máximo 100% do salário basico e isto tambem vale para as comissões não importando em quantas o servidor participa a totalidade não pode passar de 100% entendeu, qualquer coisa diferente disto caracterizai Impobridade Administrativa .

SUSU disse...

Ai eles vem cortar um misico de horas extras feita pelos profissionais de saude,que cobrira a falta de funcionarios e eles nada fazem para contratar os que passaran em concurso publico. ALEGANDO FAZER CORTE NAS DESPESAS DO MUNICIPIO . Agora eu pergunto da onde vem tanto dinheiro para esses CCS

Anônimo disse...

Na Câmara tem funcionarios que recebem gratificação de chefia para serem chefes deles mesmos ou dos poprios veredores eleitos pelo povo isso e para acabar...? e ainda tem neguinho por lá engordando seu vencimento basico em mais de 800% a titulo de Gratificação "Vergonha", a Assembleia Legilativa parece um paraiso em relação a nossa Câmara Municipal que tal uma CPI por lá meus nobres edis ou e rabo preso mesmo.

Anônimo disse...

sussu, se compararmos os salarios dos ccs os quais voce culpa por não estar ganhando aquilo que voce acha que deva ganhar olhe primeiro para os seus colegas concursados e tambem disponibelize o seu olerite para o seu patrão que nada mais e que a população, se voce não esta satisfeito peça a conta e vá trabalhar na iniciativa privada, sera que voce aguenta trabalhar.

Anônimo disse...

blá,blá,blá. isso é pra que serve esses textos e os comentários, ninguém faz nada mesmo. E aproveitando só para informar, os que poderiam fazer não leem o jornal muito menos sua coluna, e os que poderiam se revoltar não leem o jornal por falta de cultura. Então kakakakakakakakaka. nós uns míseros eleitores e leitores nada podemos com quem detêm o poder. E assim segue a vida numa pobre cidade rica.

Postar um comentário