On segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 6 comentários

Sempre gostei de mitologia grega. Confesso, no entanto, que não sou um profundo conhecedor do assunto. Dentre os personagens que considero interessantes está Hades, o governante do mundo dos mortos.

Conta a lenda, que o mundo subterrâneo era rodeado de todos os lados por pântanos e rios, sendo que cabia ao barqueiro Caronte a missão de levar os mortos até os domínios de Hades. Lá, os que haviam feito a passagem eram julgados de acordo com sua vida passada. Dependendo dos erros que haviam cometidos, eram postos em diferentes lugares. Os que não cometeram nenhum crime, mas não se distinguiram por nenhuma ação virtuosa, ficavam na planície dos Asfódelos por toda a eternidade. Aos heróis e aos homens virtuosos, os juízes reservavam os Campos Elísios. Lá se estendiam clareiras floridas das quais se elevava o canto dos pássaros e os acordes melodiosos da lira. Os bem-aventurados se divertiam em banquetes onde o vinho corria à larga. Já os desgraçados que foram culpados de algum erro, recebiam punição eterna. Eram encerrados no Tártaro, cercado pelos meandros do rio Estige, e lá sofriam suplícios proporcionais a suas faltas.

Um dos que teriam sido lançados ao Tártaro fora Tântalo, rei da Lídia. Segundo nos conta a mitologia, em vida o soberano lídio num jantar oferecido aos deuses ofereceu seu próprio filho no banquete a fim de ver se os deuses eram capazes de diferenciar a carne humana da de origem animal. Pela atrocidade, Tântalo foi jogado nas profundezas do Tártaro. Lá, ele foi mergulhado até o pescoço num lago que ficava debaixo de uma árvore com galhos carregados de frutas maduras, sendo que toda vez que ele sentia fome e tentava pegar um dos frutos, os galhos se erguiam. Do mesmo modo, quando ele sentia sede e tentava beber a água do lago, esta recuava, fazendo com que sua sede e fome fossem eternas.

Cito esse conto mitológico porque também acredito que chegará o momento em que seremos julgados pelos atos que praticamos em vida. Os ateus que me perdoem, mas creio numa justiça divina. Ela tem que existir! Isto, no entanto, não quer dizer que precisamos aceitar as safadezas da vida de braços cruzados, sem nos indignarmos e procurarmos melhorar a nossa estada na Terra e também a de nossos semelhantes. E uma boa hora para começarmos a agir é agora. Aliás, já era ontem!

Não somos os responsáveis pelo modo como as coisas foram organizadas aqui neste plano. No entanto, não podemos ficar parados vendo a vida passar. Achando que tudo é assim mesmo, entregando tudo nas mãos de Deus ou seja lá qual o nome do Ser que nos mandou para cá. Eu particularmente não posso acreditar que fui criado para aceitar de boca fechada as idiotices que muitos governantes por aí andam fazendo. Não posso acreditar que fui condenado a viver numa cidade que não oferece as devidas oportunidades para seus moradores. Recuso-me a crer que nossas crianças não tenham direito a uma educação de qualidade e que seus pais não tenham empregos decentes. Não aceito de maneira alguma que os cidadãos araucarienses não tenham um sistema de saúde que os atenda com a agilidade que o tratamento de uma doença exige.

Chegará o dia em que os sacanas do dinheiro público local serão jogados ao Tártaro. Mas antes que esse dia chegue, podemos sim vê-los sendo punidos. Basta que cada um de nós tenha a decência de não olhar apenas para o próprio umbigo quando for exercer o sufrágio universal. Fazendo isso, com certeza, você garantirá seu lugar – pelo menos – nas planícies de Asfódelos.

Sei não, mas agora que terminei o texto, penso que fui meio dramático. E você, o que acha? Deixe sua opinião e até semana que vem!

P.S: A releitura de Contos e Lendas da Mitologia Grega, de Claude Pouzadoux, me auxiliou na viagem que foi este texto!

6 comentários:

Anônimo disse...

Realmente é isso, tenho pena desses safados ai de araucaria q se preocupam em ter ao inves de ser.
Pobre sao eles q nao querem largar o osso dessa prefeitura.Q nao agem com etica no q fazem.
E os pseudo religiosos?Sao ospiores.Q tal partirem para a pratica?Decorar biblia nao basta!!!

Cristina disse...

Bravíssimo, vejo que você esta se superando a cada texto, e como disse um outro leitor é impossível, ler e não comentar, já a muito tempo temos colocado a situação de nossa cidade tal qual a mitologia pois veio daí o apelido do prefeito, mito, não na forma de elogio, mas na pior das formas, pois considerando a mitologia grega ou qualquer outra tenho até medo, com quais dos deuses ele mais se parece? Érebo?Tártaro?Bem que Deus em sua magnânima e poderosa bondade, poderia nos fornecer agora um Prometeu (mas sem promessas vazias). Bjs

Carmo disse...

Acho que políticos ruins transformam todo morador dessa cidade em heróis (no mínimo, da sobrevivência e resistência) que não desistem. Merecemos os Campos Elísios, sem dúvida. Cada herói tem sua força e o voto é a maior arma contra eles. Só não consigo acreditar em político se não o vejo na rotina da cidade, político que se esconde é um anti-herói - abra seus olhos e verá

Anônimo disse...

Pois é. Para alcançar os CAMPOS ELÍSIOS, o indivíduto tem que ser merecedor em toda a sua vida, pelo menos a política? Ou se ele se arrepender por ter participado de um grupo político e começar a descer o sarrafo neste mesmo grupo ele já é digno de alcançá-lo? Será que quando ele perde uma gratificação que o melhor chefe do mundo dava para ele e este chefe se torna o verdadeiro demo ele também merece os CAMPOS ELÍSIOS? Existe muita podridão nos discursos, tanta potilicalhada, sempre os que estão dentro defendem e os que já tiveram dentro e perderam sarrafeiam.
Mesmo quando muitos sarrafeiavam o mito por terem perdido na MEGA, outro(WB) o achava maravilhoso por ter lhe concedido uma FGzinha, e só lembrou do rombo no bolso dos poupadores quando este tirou a gratificaçãozinha. OS CAMPOS ELÍSIOS ESTÃO E FICARÃO VAZIOS. Já o TÁRTARO tem senha para fazer reserva.

Anônimo disse...

Nooooooooooossa, este anônimo pegou pesado, no mínimo é o próprio titã, pai ou irmão do outro titã, ou é uma medéia?Que meda, mas veja bem, tudo que é bandido, vira evangélico e sai a pregar a palavra de Deus, então porque alguns funcionários ao perceberem a merda que fizeram na eleição passada, não podem sair por ai pregando que o mito é na verdade o Titã gigante? fique susse, o teu deve estar guardado junto com sua senha.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mª Helena disse...

Li recentemente um livro espirita, onde consta que após morte vamos todos parar (Com raras exceções)num lugar chamado UMBRAL, este lugar serve para nos redimirmos de nossas faltas, não pecados, mas falhas como humanos, quando ouvimos mas não escutamos o próximo, quando pensamos estar fazendo o bem e o bom e na verdade estamos complicando a vida dos outros, pensando nisso e no texto do WB, acho que o UMBRAL e o TÁRTARO é aqui, cidade de ninguém com alguém se achando a transformar a vida de muitos num verdadeiro inferno.

Postar um comentário