On terça-feira, 12 de março de 2013 13 comentários



Quando chegarmos a dezembro deste ano, Araucária deve contabilizar uma arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) de cerca de R$ 30 milhões a menos do que 2012. O cenário é assustador, mas já possível de ser previsto há alguns anos. Isto porque era fato que o tributo cairia consideravelmente tão logo fossem sendo concluídas as obras de modernização da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).

Infelizmente, no entanto, apesar de ser de conhecimento público e notório que a elevação da arrecadação de ISS tratava-se de algo transitório, a Prefeitura nos últimos anos aumentou consideravelmente as despesas do Município justamente naquele tipo de gasto permanente. Ou seja, a folha de pagamento!

A situação atual não é das mais animadoras para o governo que recentemente assumiu, porém é preciso se adaptar a ela e tomar as medidas necessárias para, das duas uma: enfrentar o problema, ou empurrá-lo com a barriga. A segunda opção é a mais simples, menos drástica e mais lesiva ao Município, pois se resume a continuar fazendo o que já vinha sendo feito, ajeitando a vida de um comissionado aqui, dando uma gratificação para o efetivo ali, inchando uma comissão desnecessária acolá, pagando uma hora extra maquiada para o parceiro que apoiou beltrano aliado sabe-se lá em qual eleição, atendendo as reivindicações corporativistas de uma entidade descompromissada com o serviço público de qualidade e assim por diante. Com esses remendos, quem está no comando hoje conseguirá entregar a cidade para o seu sucessor em 2016 mais arrebentada do que está. Mas, pelo menos, talvez tenha menos cabelos brancos do que teria caso resolvesse encarar os fatos e promover a verdadeira revolução administrativa que precisamos.

Agora, se o dono da caneta resolver mesmo encarar o problema de forma séria, ele terá muito trabalho, mais cabelos brancos, talvez até não consiga a reeleição, porém terá sido mais útil para Araucária, para seu povo e para as futuras gerações do que qualquer outro gestor que tenha sentado na cadeira de prefeito nas últimas décadas. Para tanto, o atual gestor precisará cortar benesses, sendo que alguns cortes terão de ser na própria carne. Isto porque a Araucária do ano de 2013 precisa menos de obras e mais, muito mais, de reforma administrativa, mas não aquela reforma dos discursos e sim aquela da prática, que quase nunca vemos ser executada.

A primeira ação que o chefe do executivo municipal precisaria realizar, considerando que o próprio tem apregoado as dificuldades financeiras do Município, é cortar parte dos cargos em comissão. Ele tem direito a nomear 310 CCs, que nomeasse então apenas, sei lá, duzentos. Com isso, já teria dado o bom exemplo que o cacifaria a tomar outras medidas tidas como impopulares. Da mesma forma, ele deveria aplicar a mesma proporcionalidade na redução de comissionados para a concessão de funções gratificadas dadas aos efetivos. Afinal, como se sabe, é um exagero a quantidade de FGs existentes na Prefeitura, sendo que muitas delas são dadas exclusivamente por critérios políticos e não técnicos, como seria o correto. Outro fôlego aos cofres públicos estaria na revisão desse exagero de funcionários efetivos beneficiados com quarenta e sessenta por cento de seus salários pela simples participação em comissões, muitas delas sem utilidade alguma e outras cujo trabalho realizado pelo servidor não tem nada de excepcional e se enquadra perfeita na função para a qual prestou concurso público.

O gestor precisa ainda encontrar formas de fazer com que os servidores melhorem a qualidade do trabalho para o qual são pagos. Afinal, é fato, que temos muitos funcionários subaproveitados na administração pública municipal, o que acaba sobrecarregando outros ou, pior, acabam fazendo com que o trabalho deixe de ser realizado. Este mau aproveitamento dos recursos humanos do Município gera, pelo menos, dois problemas para as finanças da cidade: a necessidade de pagamento de horas extras para os que estão dispostos a trabalhar e a necessidade de contratação de mais e mais servidores.

Executando essas “simples” ações, tenho certeza, Araucária recuperaria boa parte de sua capacidade de investimento e “renasceria” de verdade! E você, prezado leitor, o que pensa sobre o assunto? Boa semana e até uma próxima!


13 comentários:

Anônimo disse...

Concordo prenamente que a qualildade dos servisos devem ser melhorada.
Mas não é o caso da secretária da cultura, Srª IRENE. Que conseguiu ser a pior escola na avaliação do IDB? Como o nosso prefeito pode confiar em uma gestora que não deu conta do recado?

Anônimo disse...

O interesse em fazer um protesto na cidade em relação aos salários do comissionados é grande. Só pra ver no que dá...

Anônimo disse...

SE TIVER UM PROTESTO, ESTOU DENTRO!
MAS VAMOS ESPERAR O JULGAMENTO DO OLIZANDRO. DE REPENTE NEM SEJA NECESSÁRIO....

Anônimo disse...

É uma vergonha. O prefeito corta a carne da merenda escolar porque o orçamento tá curto mas não corta os CCs... tem CC que ganha 5 mil sem fazer nada...

Anônimo disse...

Tem tambem as mulheres da Paz que trabalharam e não receberam isso é vergonha sem tamanho pagar um salario de 5 mil reais para um cc e as pessoas que realmente trabalham e recebem uma bolsa de miseria nao receberem.... VERGONHA

Anônimo disse...

é, e o pior, é que não vai mudar, com protesto ou sem protesto, os teteiros de carteirinha estão lá, como ccs com fgs e etc e tal. Caraca, parece que esta cidade não tem Lei e ninguém de saco roxo pra acabar com essas maracutaias????????Conheço vários ccs que nem na prefeitura estão indo, mas já receberam.Inferno mesmo, o cidade do cacete.

Anônimo disse...

E o nepotismo, a sumula 13 dis que parentes de ocupantes de cargos eletivos, ou seja, prefeito, vice-prefeito e vereadores só podem ser nomeados como agentes politicos,ou seja, SECRETARIOS MUNICIPAIS, pois bem, o que dizer então do SR. VALDECI FRANCISCO DE OLIVEIRA, o mesmo foi nomeado na prefeitura como cc3 e esta lotado na secretaria de governo, e o mesmo é irmão do vereador eleito VANDERLEI FRANCISCO DE OLIVEIRA. pois bem, onde esta o cumprimento da lei, sera que o cidadão pode estar nomeado, e no que ele contribui para uma administração se ele ocupa um cargo de araponga, ou seja, esta ali só para gravar conversas e levar para o seu chefe emediato. Você que é funcionario da prefeitura estatutário ou comissionado tome cuidado quando este cidadão estiver por perto poi você pode estar sendo gravado. Então, o nepotismo pode ou não, respondam srs se não concordam exonerem o cidadão se concordão com o nepotismo o mantemham no cargo.

Anônimo disse...

Araucária teve um prefeito de saco roxo. Fou o Rizio, mas a população ignorante acostumada a pedir favores pessoais, o qual ele não atendia, não votou mais nele. Tão lembrando né, pediram VOLTA ZEZÉ. O dono do jornal e seu blogueiro favorito fizeram uma campanha ferrenha para o minto, e hoje taí a merda feita.
Povinho que não tem memória né. Fizeram merda no passado e agora ficam esperando um salvador da pátria. Guentem agora a cagada que fizeram.

Anônimo disse...

O unico prefeito q nao vendeu se ao legislativo!
Enquanto o grpo do ex mito,aquele q inventou "cargo de vereador", e ofertou pirulitos ao legislativo.Hj ninguem consegue masi tirar o pirulito dado.

Anônimo disse...

porque sera que o nene, um dos assessores do vice-prefeito já esta fazendo campanha para prefeito ainda para este ano, será que ele esta sabendo de algo que a população não saiba.

Anônimo disse...

O senhor prefeito o que vem acontecendo com a merenda dos cmeis. Porque ta faltando tdo ? nao tem mesmo ou é incopetencias destas coorde... que nao mandam os pedidos.As atendendes estao pedindo para que nos pais mande leite pra nosssos filhos pois no cmei nao tem. Achei absurdo ams nao vou deixar meu filho passsar fome.Fica ai
o protesto de uma mae q esta preocupada com seu filho, sera qual a alimentação q ele ta recebendo ????????

Anônimo disse...

Animais abandonados!!!!!!!!!!!!!!

Eu pergunto até quando esse problema vai
ser só meu?Seu? E o Poder Publico?????

PRECISAMOS DE SOLUÇÕES URGENTE...................

Anônimo disse...

Estamos indignados....

Elegeu-se c/um programa de campanha que
prometia mudar a vida da população....

Emprego,moradia,educação,saúde, investimento,
seguraça e até um zoologico etc.......

E AGORA, a população acreditou e hoje recebemos
noticia que guardas municipal estão parados...

Quer dizer a população não precisa de segurança???

E isto que o povo recebe.......



Postar um comentário