On segunda-feira, 18 de junho de 2012 22 comentários


Há cerca de dois anos quando ouvi pela primeira vez que o empresário Hissam Hussein Dehaini pretendia ser candidato a prefeito, não botei fé! Achava, sinceramente, que tal possibilidade não passava de mais uma dessas excentricidades que vemos esse ou aquele milionário praticando na televisão. Desde então, em conversas quase que diárias com Genildo Carvalho, o principal idealizador da campanha de Hissam, fui vendo a ideia amadurecer. Mesmo assim sempre considerei que lá no final o negócio não vingaria. Mas não é que a tal candidatura vingou! Hissam é candidato a prefeito.

No sábado, dia 16, quando finalmente Hissam subiu ao palco da convenção do PPS para discursar pela primeira vez como candidato a prefeito, estava ansioso por ouvi-lo. Queria saber como ele se portaria. Afinal, temos um candidato totalmente diferente daqueles que já vimos nesta cidade. Hissam é milionário. Gosta de esbanjar. Anda pela cidade com carros que custam muito mais do que muitos de nós vamos ganhar ao longo de nossa vida inteira. Ele tem quatorze filhos, com várias mulheres diferentes. Não é católico. Sua fama por esta cidade nunca foi das melhores. Ele já foi acusado de ser traficante, assassino, agiota e sei lá mais o quê. Já foi preso mais de uma vez pela respeitada Polícia Federal. Enfim, não seria exagero, aliás, dizer que Hissam é uma lenda por essas bandas.

Mas a lenda resolveu virar político. E era para ver como ele se portaria nesse papel que fui à convenção do PPS (quer dizer, fui também porque o Carlos mandou...rs). E tenho que admitir e contar pra vocês: ele se saiu muito bem! A primeira impressão que fica do candidato Hissam é boa! Isto porque seu discurso fugiu do lugar comum. A começar pelo blazer branco! Nunca vi nenhum candidato usar blazer branco em comício. Parecia até um pai de santo, mas isto não vem ao caso! Também foi bom ouvir o candidato Hissam falar abertamente das várias histórias que o cercam. Desde as prisões, passando pela acusação de ser traficante, até as acusações de assassinatos. Ele falou de todos estes temas com uma sinceridade ímpar. Do mesmo modo, abordou a morte por atropelamento de seu filho Jihad e o acidente que vitimou sua esposa Rosi. Ele ainda fez questão de pedir para que todos os seus filhos presentes subissem ao palco. A exceção foi à filha mais velha, que não estava por lá.

Toda essa tranquilidade passada por Hissam em seu discurso ajuda a quebrar pré-conceitos que poderíamos ter dele. É óbvio, no entanto, que naquela oportunidade ele motivou o assunto, o que facilita sua abordagem. Teremos que aguardar agora como será a sua reação e a de sua família quando forem provocados durante a campanha. E isto, tenham certeza, acontecerá.

Muito embora a primeira impressão deixada pelo candidato Hissam seja boa, isto não quer dizer que ele reúne as condições necessárias para governar Araucária. Tal análise deveremos fazer ao longo dos próximos meses. Afinal, não é porque a pessoa é bem sucedida profissionalmente na área privada que ela alcançará o mesmo sucesso quando passa a se dedicar para a coletividade.

E você, prezado leitor? O que pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário em www.waldicleibarboza.blogspot.com! Até semana que vem!

22 comentários:

Faustino Farracha disse...

Seria muito bom o povo olhar com outros olhos a figura do Hissam, pois debaixo daquela capa dura e fechada, vislumbrasse um ser humano preocupado com a coletividade e não só com o próprio umbigo, mas a família vai ser posta a prova depois do primeiro comício, pois já tem gente da situação colocando palavras nas bocas dos filhos dele, dizem por aí que alguns deles tem intimidado as pessoas alardeando que são filhos do Hissan e por isso podem fazer o que quiserem, é um absurdo, pois conheço alguns deles e sei da seriedade e responsabilidade que tem.Mas povo é povo não destingem o joio do trigo nem com lupa.

Anônimo disse...

Eu ja desisti de viver,tenho uma vergonha disso td e quero descer!!!
Q vergonha, politicos, o cidadao, esse ultimo acho q é ate pior.Parece ate inofensivo agora mas experiemente dar um poder pra ele.É so ver como esta nossa cidade,a nossa natureza,rios e solos.E grande parte é culpa do cidadao comum mesmo!Q vergonha, qdo retornar o q vamos dizer la em cima!

A vovozinha disse...

Não acho que o silêncio (poucos comentários) significa voto ou apoio ao novo candidato, muito pelo contrário.

Anônimo disse...

Não... eu que acho decerto...

Anônimo disse...

Não tem o que comparar pois o zeze e olizandro esão a mais de 20 anos na politica...é so par exemplificar a capacidade tecnica deles basta observar o viaduto idealizado na campanha de 2002 e só concluido agora com a pintura em azul psdb, dentre outras questões como obras construidas e reformados por serem mal construidas...acho que é bom fazer reformas pro municipio??? Já o hissan se não for eleito prefeito vai continuar a ser quem sempre foi, com a mesma fama que tem, enfim como seria a administração de um cara que tem hotel, posto de gasolina, enfim que apesar da fama, trabalha e administra o que tem?...vai rolar francisquini, a coligação com o medico campeao em atestados e com acessora que foi pra frança, mas os demais também tem dos seus...churrasco e linguiça, casos extraconjugais, pula pula de partido...é moçada....a rosane podia mudar de opinião...eu acho

Anônimo disse...

Qnto a candidatura do Hissan, tem todo o direito... aliás, qq um de nós poderíamos nos candidatar!
O triste nesse história toda, é saber mais uma vez q o jornaleco "O Popular" e esse Sr., responsável por esta coluna, estão vendidos mais uma vez... Isso não é jornalismo, é publicidade!
Não esqueço de uma coluna, qndo ainda apoiavam o Olizandro, e definaram o candidato Hissan como o "dono do pó"... aliás, fizeram comentários como "a emprega não podia retirar o pó da estante"...

Lamentável!

Anônimo disse...

Waldiclei, sabe porque a filha dele não apareceu na convenção?
Ouvi dizer que ela tinha uma apresentação com dj no futebol dos artistas que aconteceu no ginásio joval meio que no mesmo horário.
Penso que se por um lado o hissan teve quase todos os filhos lá com ele e foi legal, imagino pra ela que dentro do ginásio sem nenhum dos irmãos e tampouco o pai pra dar uma força....hummm

Anônimo disse...

Olha, eu queria muito pode votar no Hissan, as opções são tã ruins q ele ganharia meu voto facil facil, acho até q o discurso ta bem bom.
Mas fico curioso pra saber pq esse homem q admite que construiu seu imperio na nossa cidade, pq ele nunca contribuiu espontaneamente com essa cidade? gerar emprego não é uma açõa social, isso é antes de tudo uma necessidade da empresa. Quero saber do historico positivo do Hissan pq o negativo (mentiroso ou não) infelizmente é de conhecimento popular. Se tiver ações realmente comprovadas q provem a preocupação dele com a população araucariense, aí meu vto é dele.

Maria Helena Soares disse...

Olha seus anônimos,existem ações das quais as pessoas não tomam conhecimento porque normalmente estão muito preocupadas com o proprio umbigo, sei também que não se pode alardear as boas ações do Hissam, porque a casa dele e suas empresas se transformariam em tumulto de gente pedindo coisas, mas eu que envolvida em vários projetos visando dar a algumas famílias Araucarienses um pouco mais de dignidade, nunca tive um pedido meu negado por ele ou por suas empresas. Portanto o que o Hissam quer é simplesmente mostrar que com um pouco mais de boa vontade (o que falta nos outros) tudo pode ser diferente, mesmo porque ele tem exemplos de outras cidades e países, então porque não dar a ele a chance de mudar, se não der certo em 4 anos muda-se de novo, mas continuar com a mesmice não dá mais, é como aquele gringo que esteve por aqui recentemente e me disse: Não posso acreditar que com a arrecadação que vocês tem, existam pessoas morando em fundo de vale, ciganos instalados no centro, buracos nas ruas e o pior tive que leva-lo ao hospital em Curitiba, pois o nosso tem que passar pelo Nis e depois de 5 horas o problema dele seria ser enterrado.Acho que o povo se acostuma com tudo, inclusive com que é ruim, e a mudança seja qual for, é de causar medo, pois o cara pode ser melhor do que se esperava, e ai, teremos que dar a mão a palmatória.Não sei se vou votar nele, posso mudar de opinião no decorrer da campanha, mas num primeiro momento acredito que o único que tiraria o Hissan da parada é o Rogério Kampa. Ele sim foi o melhor dos melhores, com caixão e tudo foi o único que teve visão de uma cidade além dos 4 anos de mandato, pena que o seu sucessor só pense em si mesmo e nos seus ccs.

Eva disse...

WB, por favor, vamos voltar aquela antiga briga? Agora são as árvores da praça do Seminário, e o Adilson quer que cortem a que está em frente ao aviário e casa china, será que a Rio+20 não esta falando exatamente disso? Por que acabar com o que já está pronto? Vão plantar outras? Quantas vão sobreviver?Quanto tempo vai levar para se ter a mesma sombra destas que estão sendo derrubadas? Por que quando há risco evidente nós pobres mortais não podemos cortar?E a prefeitura está isenta? cadê a ONG das árvores, sumiram ou foram convencidos que aqui tudo pode, desde que seja pela prefeitura, porque acabar com as árvores se no Nis e nos postos estão faltando médicos e remédios? No verão todos sentirão muito a falta destas árvores. Sinto muito por escrever neste espaço, mas a última notícia sobre o meio ambiente da cidade é de 2011.

Anônimo disse...

Em todo lugar vai ter algo ou alguem q vc nao vai gostar, mas particularmente do lado do pps nao me agrada nada vitor cantador,lucinio,genildo e complementos.Me agrada sim o Gustavo e a reputação, pode ser ate preconceito ou opniao precipitada minha, sobre a reputação do homi maior.Naosei galera, q tal votar certo dessa vez?

Anônimo disse...

Quem não estiver preocupado com o próprio umbigo, que atire a primeira pedra!

Anônimo disse...

Eu acho q vou ser o primeiro entao!

Se realmente vc so esta preocupado com...vc é hipocrita entao e acho que deve largar mao de ficar frquentando sinagogas ou coisas desse tipo. E ainda, nao adianta nada ou nada adiantou vc ficar decorando aquele livrinho q tem bastante coisa do antigo testamento.

anonimo disse...

Não há nada mais perigoso para os políticos do que pessoas que pensam por si próprias. (Meg)

Jhe disse...

Enquanto Zezé e Olizandro brigam, dois sujam , o Hissan vai comendo pela beiradas....Dalhe Hissan

Anônimo disse...

VCS QUEREM UMA PESSOA QUE SÓ FALA EM FAZER E NA HORA QUE GANHAM NÃO FAZEM NADA.. SABEM.. COMO É UM POLITICO SÓ QUEREM VOTOS. QUANDO GANHAM NÃO FAZEM QUASE NADA DO QUE FALAM...

Anônimo disse...

OS POLITICOS SÓ FALAM E DEPOIS NÃO CUMPREMMMMM. FALAR ATÉ EU FALO. QUERO VER FAZER.....

Anônimo disse...

Vim de um lugar que transforma qualquer coisa em MUITA COISA, pois pra quem veio de São Paulo, em Araucária tudo funciona, ao menos parece (sem esquecer que é ano de eleição). Vejo na MAIORIA da população dessa cidade, um PRECONCEITO que a fará nunca andar verdadeiramente para frente... Vendo a historia do Hissan, o que vejo é que as pessoas até sabem que ele foi absolvido das acusações contra ele, que ele pode SIM estar falando a verdade, mas INSISTEM EM DESACREDITAR DELE!!!
Vejo que as pessoas daqui parecem pensar assim: "Você pode até nunca ter cometido o que dizem, mas ainda acredito no que disseram! Se eu estou errado e vc esta certo, continuarei errado e pensando o mesmo de vc!!!"

Lugar assim nunca vai pra frente!!! Mesmo com todo o dinheiro que essa cidade tem, as escolhas são ruins!
Sinceramente, se eu fosse ele, venderia tudo o que ele tem aqui e iria embora pra outro lugar, pois por mais que ele prove inocencia (e seja inocente) para as mentes ultrapassadas dessa cidade, ele sempre será culpado e condenado!

Gostei muito daqui, mas estou voltando pra minha cidade... Não é como aqui, mas é onde nasci, cresci e sei quem está no poder!

Anônimo disse...

Agora apos os 20.000 votos de Hissan esta provado que ele ainda vai ser nosso prefeito .E uma pena que não foi desta vez. Nao acredito que um "pé" que pula janelas para fujir de seus eleitores durante seu mandato, pode estar novamente no legislativo. O povo tem o que mereçe um pe naquele lugar...

Anônimo disse...

Contratar um trabalhador em uma empresa é uma grande responsábilidade. Se não der certo rua...
E um candidato errado? O povo voltou totalmente errado,ele já estava mal intencionado desde a campanha. Aí tenho que dizer que não acredito que o canditado ELEITO que gasta tal montante, vai passar os 04 anos, lutando pelos interreses do povo ou pelos PRÓPRIOS INTERESSES. Será que ele vai aprovar projetos que beneficiem o povo.
Acredito que 04 anos serão um tormento.
Como não temos condições de reveter, só nos resta .... FICAR DE OLHOS ABERTOS.....
POIS TAMBÉM ESTA COM FICHA SUJA, PORQUE SERÁ???

PENA, DO POVO.

Anônimo disse...

favor publicar........
Contratar um trabalhador em uma empresa é uma responsabilidade. Se não der certo é rua.....
E um CANDIDATO ERRADO? O povo voltou totalmente errado. Ele já estava mal intencionado desde a campanha. Aí tenho que dizer que não acredito que o CANDIDATO ELEITO que gasta tal montante, vai passar os 04 anos lutando pelos interesses do povo ou pelos próprios interesses.........
Será que ele vai aprovar projetos que beneficiem o POVO... Claro que não............
ACREDITO QUE 04 ANOS SERÃO UM TORMENTO.
Como não temos condições de reveter, só nos resta ´`FICAR DE OLHOS ABERTOS´´.
PENA.........

Anônimo disse...

Realmente gostaria de ter visto o Hissam na prefeitura, administrando essa cidade e transformando-a em uma cidade que melhor. O Zeze o Olizandro, como já foi dito, tiveram suas oportunidades e a meu ver nada de importante fizeram, mas alguém pode dizer "como assim nada", ora é só procurar saber da arrecadação do municipio que em 2012 está previsto finalizar o ano com mais de R$ 750 milhões, isso falando que temos aproximadamente 130 mil habitantes. Pra mim falta seriedade, comprometimento. Com o Hissam, nossa Araucária seria sim a cidade simbolo do Paraná, e porque não do Brasil. Hissam, meu caro, não desista nunca dessa luta de transformar a cidade que você escolheu e o acolheu em um lugar vitorioso e digno. Nosso povo irá acordar.

Postar um comentário