On segunda-feira, 26 de março de 2012 20 comentários

Em meu texto da semana passada critiquei a tal da gratificação por risco de vida de 40% que a Prefeitura decidiu pagar aos guardas municipais, agentes de trânsito e agentes de segurança. Como esperado, minha opinião revoltou muita gente. Ao longo da semana, foram dezenas os comentários postados em meu blog a respeito do assunto. Além disso, outras várias pessoas abordaram o assunto diretamente comigo.

Dividi em três os tipos de comentários deixados em meu blog: os que me atacaram por ter dito que as funções agraciadas com os 40% de gratificação não eram tão perigosas ao ponto de merecerem um plus gigantesco de quase metade do salário base do sujeito; os que concordaram comigo; e os que simplesmente transformaram minha opinião em ferramenta política e pessoal, tentando me atacar enquanto pessoa e colocando-me de determinado lado político. Aos que fizeram o primeiro tipo de comentário sinto-me na obrigação de voltar ao assunto, pois parecem que me interpretaram mal. Aos que concordaram comigo, agradeço. Já aos que fizeram os comentários do terceiro tipo, resta-me dizer, pedindo desculpas aos cidadãos realmente preocupados com esta cidade e que leem esta coluna, “estou defecando e me locomovendo para vocês”. Não preciso e nunca precisei de nenhum favorzinho político. Nunca exerci nenhum cargo em comissão neste Município e em nenhum outro. Enquanto fui funcionário de carreira da Prefeitura tive por duas vezes função gratificada. Ambas eu ocupei por merecimento, assim como tantos outros funcionários desta municipalidade o fazem, sendo que no momento em que quiseram atrelar minha FG à fidúcia política, isto em 2009, não aceitei, tiraram-me a função, fui inexplicavelmente transferido para o CCZ e lá fiquei até pedir exoneração em 2011. Os que toda vez que critico determinados políticos vêm com esse papinho idiota para o meu lado não devem passar de incompetentes profissionalmente e fracassados enquanto cidadãos que preferem tapar os olhos para o que o fazem com nossa cidade em troca de uma migalhazinha política, seja um carguinho aqui ou outra benesse ali.

Mas, deixando essa turma de lado, gostaria – sinceramente – de pedir desculpas aos profissionais guardas municipais, agentes de segurança e agentes de trânsito que por ventura tenham considerado que os desmereci profissionalmente em meu artigo passado. Não foi esta minha intenção. Respeito cada um desses profissionais, principalmente os guardas municipais, com os quais convivi e convivo, tendo, inclusive, amigos na corporação. Sou um ferrenho defensor da GM. Penso que o trabalho que o efetivo realiza na cidade é excelente. O mesmo, aliás, digo aos agentes de trânsito. Funcionários hoje de extrema importância para a cidade.

No entanto, ao pedir desculpas, não estou “voltando atrás” no que disse semana passada. Ratifico quase tudo o que afirmei. Continuo considerando um absurdo o adicional de 40% de risco de vida que guardas e agentes passarão a ganhar. A única retificação que faço é com relação ao fato de ter dito que os agraciados com o super adicional de risco de vida não o levariam para a aposentadoria. Pois, lendo a lei que instituiu tal benefício, descobri que sobre ele incide contribuição previdenciária. Logo, o adicional será devido mesmo quando esses profissionais se aposentarem. Tal fato, no entanto, embora seja bom para guardas e agentes, pode representar prejuízos ao Fundo de Previdência do Município, que até onde se sabe não previu o impacto desse plus de quase 50% no salário desses profissionais. É bom levarmos em conta que muitos agentes de segurança estão prestes a entrar na “inatividade”. Ou seja, a despesa não prevista pelo FPMA pode acontecer muito antes do que imaginamos.

Mas, voltando ao hiper adicional de risco de vida, fiquei estarrecido com os argumentos defendidos por alguns para justificar os 40%. Cheguei a ouvir que os guardas municipais acordam cedo para proteger a vida dos cidadãos araucarienses e que quando eu os chamasse, apesar de minhas crítica eles estariam lá para me defender. Ora, primeiro, eles não acordam cedo para salvar a vida de ninguém, eles acordam cedo para ir trabalhar, assim como faço eu e a maioria de quem mora em nossa cidade. O detalhe é que o trabalho que eles escolheram é na área de segurança pública. Dois, é óbvio que se um dia eu precisar, a GM terá que ir. A função da corporação é essa. Ao irem, eles não estarão me fazendo nenhum favor. Do mesmo modo, alguns me disseram que os agentes correm risco de serem atropelados, de cruzarem com motoristas bêbados, armados e sei lá o quê. Ora, é claro que isto pode acontecer. Eles são agentes de trânsito. Esse tipo de risco é inerente ao cargo que eles escolheram. A cidade não tem que pagar nada a mais por eles. Ou eles imaginaram que fiscalizariam o trânsito de uma nave espacial?

Houve também aqueles que me disseram que existem profissionais de segurança pública que estão sofrendo de depressão e coisas assim. De novo, é claro que devem existir profissionais nestas condições. Penso, no entanto, que 40% a mais no salário do sujeito não vai resolver isso. O que resolveria, talvez, fosse disponibilizar aos guardas e agentes uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e profissionais da área para acompanhá-los. Outra medida, bem salutar, seria acabar com as horas-extras. Afinal, não podemos ter profissionais da área de segurança trabalhando mais do que sua carga horária prevista, pois isso pode diminuir sua capacidade de concentração, de foco no trabalho, aumentando seu nível de estresse e coisas do gênero, o que obviamente vai aumentar o risco de vida desses servidores.

Prezados, não consigo retroceder no que disse anteriormente. Quarenta por cento é muito a título de risco de vida, ainda mais sendo pago assim para todos os guardas e agentes sem nenhum critério. Talvez, pensando bem, uma porcentagem assim ou parecida fosse até merecedora para aqueles guardas que trabalham no Grupo de Apoio Tático (GAT), por exemplo. Ou num setor que realizasse um trabalho mais ostensivo, vez que constitucionalmente o trabalho da GM é proteger apenas próprios públicos. Do mesmo modo, talvez aqueles agentes de segurança que prestam serviço em escolas e postos de saúde situados em bairros tidos como perigosos. Mas, fora isso, penso que é um abuso uma gratificação desse tamanho. Ora, que risco de vida tão gigantesco assim correm os agentes de segurança que ficam nas portarias da Prefeitura, os guardas que instalam alarmes, ou os que realizam trabalhos administrativos, ou os que fazem trabalho de prevenção às drogas, para ganharem 40% a mais em seus salários?
Por tudo isso, prezados, continuo achando um abuso o que o gestor municipal e os vereadores fizeram ao implantar essa gratificação sem nenhum critério. Comentários são bem-vindos em www.waldicleibarboza.com.br. Até semana que vem!

20 comentários:

Anônimo disse...

Eu também tenho comigo a filosofia da vaca que você citou. Mas é para o que você escreve e pensa que pensa. Há sim? Qual era o teu merecimento como auxiliar administrativo da secretaria de governo para ganhar a FG? Há já sei, era não ligar e não falar mal da administração. Né.

Anônimo disse...

É tudo um bando de egoistas esses funcionarios da prefeitura!

Josi disse...

Será que eles tambem retiram aquele monte de pedras que atiraram com tanta agressividade, ao menos em parte..?

Anônimo disse...

WB, quando eu penso que vai melhorar... piora. Voce falou um monte de coisas, mas no fundo nao falou nada, é a mesma bobagem de semana passada, e nao adianta se justificar, a palavra dita, nao tem volta...

Anônimo disse...

vc diz que nossa atribuição é cuidar de proprio público, mas tambem diz que quando nos chamar seria nossa obrigação atender, pra voce a nossa atribuição muda conforme lhe convem, procure fazer comentarios na area voce entende, que com certeza não é seguança publica

Anônimo disse...

Orra Waldiclei ! Se você não tem interesses em benesses e barganhas políticas então quem tem?
hahahaha vai lavar essa cara seu comédia. Quando você realmente tiver convicção no que fala, aí você pode tentar falar de uma instituição e seus trabalhadores. É uma pena que não possamos exprimir nossa opinião logo abaixo do lixo que você escreve no jornal...

Anônimo disse...

Antes de fazer qualquer comentário, leia a lei ...para não precisar se retratrar!!!

Anônimo disse...

Esta querendo um adicional também ?

Anônimo disse...

vc disse no fim do ano em outro comentario infeliz sobre os guardas correrem na rua inves de cuidar das lojas em vespera de natal agora disse que a atribuiçao e cuidar do patrimonio publico Waldiclei vc mesmo entra em contradiçao com o que diz deve ter uma magoa grande da guarda de araucaria que sem duvida e umas das melhores do parana dias atras a cidade de colombo os guardas vieram ver a estrutura da guarda de araucaria tiveram palestra para poder aprender um pouco pois la esta sendo inplantada a guarda municipal

Anônimo disse...

WB já fico feliz por você se desculpar com os proficionais que ofedeu diante de seu artigo da semana passada, porem eu como GUARDA municipal quero lhe deixar claro que não há diferenciação entre a equipe do GAT e os outros guardas da corporação,veja os exemplos quando há bate grade procedimento de revista na delegacia vai todas as viatura para tal, ficando uma para procedimento na cidade, quando há invasão em área publica e tiver que ser retirada vai todo o efetivo que estiver de plantão,inclusive o administrativo da guarda,quando há BLITS vai todo o efetivo que estiver de plantão,ficando uma equipe para atendimento das outras ocorrências,então não vejo diferenciação entre a equipe do GAT e os outros guardas municipais,já que não há diferenciação nenhuma no edital de contratação ou no treinamentos que recebemos para exercemos nossa função.ao contrário se colocar no papel todo o procedimento da Guarda Municipal vai se perceber que a equipe do GAT(Grupo de Apoio Tatíco) trabalham muito menos que as outras equipes não esquecendo a equipe do D.A.P esta sim é a que realmente trabalha a área que lhes foi estabalecidas,Aproveite seu blog para criticar nossos equipamentos de trabalho porque não faz uma pesquiza dentro da nossa cooporação,assim voce terá como todos trabalha oque justificará os nossos 40% de adicional de risco de vida.

piter disse...

Cara se vc tem moral peça pra ficar um dia no centro de comando o CCO ai na prefeitura,fique lá sexta-feira e sabado a noite ai vai ter idéia do que a quarda municipal faz, ai vai ver o quanto o estado como provedor de segurança deixa a desejar,sem noção ta falando bobagen não sabe o quanto ta indignando a corporação independente de lado político se liga o que ta querendo em?

Carmo disse...

O que cada um deveria saber é distinguir o que é direito do que é favor.. Todo brasileiro trabalhador deveria ter um poder de compra maior. Os politiqueiros que estão lá para nos roubar, vide denúncias passadas, presentes e futuras, deveriam ser nossos alvos. Nada vai melhorar enquanto não nos unirmos para vigiá-los. O que se teme é que 40% na folha possa cegar uma categoria tão importante. Se o Rui gastou muito em combustíveis vamos pedir explicações, se tantos devolvem salários idem, se tem gente na política que nunca trabalhou idem. Só Compram nosso silêncio porque nos acomodamos.. e eles sabem muito bem como e quando fazer favores.... abusados!! tambem temos nossos Demóstenes, Calheiros, Magalhães, Sarneis.. só muda o nome e endereço. Acorda Povo.

Anônimo disse...

Bom Dia WB, eu era um leitor assíduo de sua coluna no impresso semanal pois via vc como uma pessoa que fazia críticas construtivas às coisas erradas do Município, sem parcialidade, sem interesses embutidos, visando dizer o que pensa a população, porém numa determinada ocasião discordei de sua opinião pois vi uma certa mágoa e parcialidade em sua opinião, o que deixou-me muito contrariado, então fiquei um bom tempo sem ler suas opiniões e agora que voltei, vi a tremenda bobagem que vc escreveu e a forma pior como tentou se retratar. Concordo com vc quando diz que nem todos deveriam receber o adicional, pois muitos não exercem função de risco, mais os avanços conquistados por determinadas categorias devem ser gozados por TODOS, penso eu, mais essa é uma discussão que ainda vai longe. O que fiquei extremamente chateado com vc, foi pelo fato de dizer que está kgando e andando para a opinião dos que o leem, afinal o propósito de escrever alguma coisa é o de alguém ler, e quando há um retorno melhor ainda, mesmo que essa resposta seja contrária, significa que alcançou o objetivo. É uma pena que um profissional dessa categoria pense assim de seus leitores. Afinal, partidários ou não à sua opinião, éramos todos leitores.

Anônimo disse...

o jornal paga pouco, faz concurso

W.B disse...

Prezado leitor, que não se identificou e não entendeu para quem eu estava defecando e me locomovendo. Disse no texto que estava defecando e me locomovendo justamente para as pessoas que nao respeitaram minha opinião sobre o assunto e tentaram transformar o que eu disse em politicagem, dizendo que eu era de lado A ou de lado B e assim por diant. Só isso. Agradeço seu comentário e penso que é uma pena o fato de você não ter se identificado para que possamos conversar sobre os dois momentos em que você se decepcionou comigo. Em todo caso, te convido para uma conversa sobre o que me motiva a escrever, a dar minha opinião, a mostrar minha cara e assim por diante. Mande-me um e-mail (waldiclei@uol.com.br), diga quem és. Vamos conversar. E, sinceramente, obrigado por acompanhar o blog e saiba que nunca estarei defecando e me locomovendo para as pessoas que leem o que estou escrevendo, mesmo as que não gostam, que acham que só falo besteiras, todos os comentários são importantes para mim. Menos - obviamente - aqueles que acham que não posso dizer o que penso.

Anônimo disse...

Parabéns Waldiclei, muito decente suas considerações. Analisou profundamente e inclusive propôs soluções muito interessantes.

NEI disse...

KKKKK,VOLTOOU ATRAS É SR WB.PEDE AJUDA PARA A TAL MARIA HELENA,VCS SÃO COMEDIAS ORA BRIGANDO POR ARVORES ORA DISCUTINDO COM FUNCIONARIOS QUE PRESTARAM CONCURSO E FAZEM POR MERECER SEUS SALARIOS,ORA FALANDO DAS OBRAS SE JUNTE A TAL MARIA HELENA QUEM SABE PODEM ATÉ SER ACEITOS PELO EX PREFETO POIS VC SÓ PENSA NELE E $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

W.B disse...

Ana Paula Krizenanowski, gostaria de publicar seu comentário, mas antes disso preciso saber quem você é. Pesquisei e não encontrei seu nome em lugar algum, nem no Facebook, o que me levou a considerar que você não existe. Em todo o caso, não deletei o que você disse. Publicarei seu comentário assim que você se mostrar. Ah, e você não me deixou com peso na consciência, não houve nenhum tipo de irregularidade naquela situação. Ah, e obrigado por acompanhar o blog!

Anônimo disse...

Olha senhor Waldiclei..a respeito dos 40% que os guardas municipais recebem, eu até que nao reclamo muito, pois foi dado pelo senhor Prefeito da Cidade e foi feito um estudo para isso...agora eu gostaria de saber uma coisa.. tenho amizade com muitos dos guardas e sei que se um deles nao cumpre uma escala extra, sofre puniçao, ou seja...perde todas as escalas extras do mes ou sofre outra puniçao por parte do comando da guarda. então eu lhe pergunto: E OS SIPERVISORES DA GUARDA MUNICIPAL, estes naoi fazem nenhuma extra no mes porém no seu olerite vem o mes fexado de extras, assim como qualquer guarda que faça.... E O COMANDO DA GUARDA, nao sabe disso??? E O SENHOR SECRETARIO DE SEGURANÇA nao sabe disso??? então o DIRETOR DA SECRETARIA ( MILANI )QUE TAMBEM É GUARDA MUNICIPAL nao sabe disso???e o DEPARTAMENTO DE GESTAO DE PESSOAS DA PREFEITURA, nao sanbe disso??? E O DEPARTAMENTO JURIDICO DA PREFEITURA, nao sabe disso??? será que aquele diretor da guarda WESLEY sabe enganar o povão assim tao bem que ninguém saiba disso??? esses supervisores (todos) so fazem as horas no papel mas presencialmente nao, e alegam que eles vem quando solicitados em reunioes, porém eles ja hao ganhoam funçco gratificada para isso??? isso sim é um roubo nos cofres da prefeitura...e aliáz um roubo em nossos bolsos que pagamos as horas extras nao feitas por eles... mas se voce for perguntar no comando da guarda, sempre haverá um documento dizendo que eles fazem... mas e se o Ministério Público colcar um olheiro para ver se eles realmente fazem??? A CASA CAI. então senhor Waldiclei... quem nao quer um dinheirinho de graça nao é??? ísso sim é UM ABSURDO...UM ROUBO... por isso eu nao reclamo dos 40$ pois ainda foi dado a todos e nao apenas a alguns guardas... esperamos que o ministério publico abra o olho nisso nao é mesmo???

Anônimo disse...

Não importa se tentaram politizar o que vc escreveu, é uma opinião de um leitor, e vc baixou o nivel com as palavras que utilizou no texto, mas enfim, to perdendo meu tempo aqui fazendo esta observação, e vc esta como disse defecando e blablaba pra isso...

Postar um comentário