On segunda-feira, 19 de março de 2012 91 comentários

Tenho uma amiga que volta e meia, quando alguém diz algo que foge da normalidade, exclama: “mas é muito abusado mesmo!”. Tantas foram as vezes que escutei a frase que – confesso – já a incorporei ao meu léxico. E foi assim, meio que sem querer, que na semana passada constatei o óbvio: tem político em Araucária que é abusado demais!

O termo abusado – aliás – segundo o Houaiss significa, quando utilizado como adjetivo: aquele que abusa, que vai além do razoável ou do permitido. Fechou! São os políticos araucarienses. Vejam, por exemplo, o caso dos adicionais que o Município decidiu conceder na semana passada para certas categorias do funcionalismo público municipal. Ora, é um abuso o extra de 40% de gratificação por risco de vida que o prefeito decidiu que nós vamos pagar a guardas municipais, agentes de segurança e agentes de trânsito. Isto não existe! Não é aceitável uma gratificação tão grande assim no salário desses profissionais. Eu sei que alguns com certeza vão discordar do que direi, mas – convenhamos – não há nada de muito perigoso no trabalho desenvolvido pela Guarda, muito menos pelos agentes de trânsito, e muito menos ainda no feito pelos agentes de segurança.

O risco que eles correm – se bobear – é menor do que o de outras tantas categorias do funcionalismo público municipal. Explico como cheguei a essa conclusão: certa vez conversava com um policial militar e perguntei-lhe se o trabalho que ele desenvolvia era muito perigoso. E ele me disse que não. Primeiramente, pensei que o soldado estava brincando com a minha cara, mas papo vai, papo vem e constatei que não. O PM disse-me – com razão – que o trabalho militar seria perigoso se a corporação não fosse treinada, não utilizasse os equipamentos de segurança necessários e se fosse imprudente. Depois da conversa, fui pesquisar o índice de policiais que morrem em serviço no Brasil. Embora não tenha tido acesso a dados estatísticos, conclui com base em notícias veiculadas pela imprensa que é insignificante o índice de mortes de policiais em serviço. Menor até do que as mortes de, por exemplo, motoboys ou profissionais da construção civil. Só se justificaria pagar um adicional de quase metade do vencimento básico para um GM se ele andasse desarmado, sem colete à prova de balas, a pé e se Araucária fosse, sei lá, um complexo de favelas como o do Alemão, isto antes da pacificação, claro.

Ao dizer isto, obviamente, não estou querendo diminuir a importância dos profissionais com extra de 40% nos salários. Penso que eles têm que ganhar muito bem. Mas este “bem” quer dizer um salário base muito bom e não um adicional exagerado e que não condiz com a realidade. Afinal, reforçando o que disse antes: a nossa Guarda Municipal não atua no Iraque, nossos agentes de trânsito não orientam o trânsito no Afeganistão e nossos agentes de segurança não estão escalados para zelar pelos prédios públicos da Síria, que está em guerra civil. Um “a mais” de 40% pode até fazer bem para esses servidores agora, mas em longo prazo não. Quando eles se aposentarem, descobrirão que quase metade dos seus salários não os acompanhará e terão que reaprender a viver com bem menos do que ganhavam. Isso sim vai ser perigoso!

É por isso que penso que quem decide pagar um adicional de 40% por risco de vida para guardas e agentes de uma cidade como Araucária está abusando do dinheiro público, que deveria ser sagrado. Infelizmente, no entanto, esta proposta passará com tranquilidade pela Câmara de Vereadores, que é o órgão que deveria zelar para evitar que absurdos assim fossem adiante. Mas, como todos aqui já devem imaginar, duvido que algum dos edis seja abusado o suficiente (mas daí um abusado do bem) para se levantar contra uma matéria como essa.

E vocês, prezados leitores, o que pensam sobre o assunto? Deem seu pitaco e até semana que vem!

91 comentários:

Anônimo disse...

abusar do dinheiro publico foi o que ex prefeito fez um montão de cargo fantasma sem trabalhar, e sem falar das calçadas pagas e não executadas!!!e se me lembro o sr.wb fez parte da administração anterior ou não??agora não tem o que fazer campanha politica para o ex prefeito para ganhar um dindim a mais é?o jornal não paga bem pois não tem risco de vida?ou seu curso de jornalista foi pelo instituto universal brasileiro??vc tem que evoluir mas tem mudar sua linha de raciocinio .um abraço de um cidadão que esta de olho na politica desta cidade parabens aos guardas municipais e aumento salarial e pelos trabalhos prestados com qualidade a população.

Anônimo disse...

abusado seria esse comentario infeliz de alguem que faz politicagem de assuntos que nao entende, nao entendo porque usar da gm para falar abobrinhas, quando nosso salario era menos de quinhentos reais e nao tinhamos equipamentos adequados para usar, nao havia jornal que lutasse ou comentasse sobre beneficios para nós, nao estamos no iraque como diz esse comentario infeliz, ja tivemos um colega que morreu em serviço, eles mesmo publicam noticias da gm e agora falam isso, se ele tem vontade de ser gm, pode fazer concurso, mas nao ficar criticando o trabalho dos outros como forma de politica.

Anônimo disse...

muito inoportuno e insabido e ate mesmo ridiculo o comentario feito pelo dono do blog.
primeiro que a guarda municipal nao recebeu 40 porcento conforme comentado, e que sim foi elevado de 20 por cento para 40 porcento, ou seja ja recebiamos metade do valor citado.
temos que solicitar ao proprietario do blog, que se quer realmente meter o pau, que faca um cursinho sobre leis e veja o porque dessa vantagem como gratificacao aos guardas municipais e que isso ira com os mesmos em suas aposentadorias com certeza.
segundo - que quando o referido cidadao repousa sua ilergumia cabeca em seu travesseiro, e se sente precionado ou coagido a qualquer hora do dia ou da noite, perguntem a ele qual o numero que primeiro vem a sua cabeca quando se sente acuado com uma cromadona na cara.....que numero ele pensa em ligar....com certezza alguem ira em seu apoio.
Portanto, fica ate ridiculo um cidadao que se diz entendido e que fica comparando governos como iraque, afeganistao com governos sociais, o que mostra sua total incompetencia quanto a conhecimentos e eticas governamentais. e lembrando ao senhor inescrupuloso, que o telefone da chamada da guarda eh aquele mesmo.... 153 ... o qual ele mesmo ja solicitou varias vezes apoio na hora que ele se ddepara com a cromadona na cara e a merda lhe escorre por entre as pernas.
abracos.

Lélis disse...

Quem me pagou adicional quando fui assaltada 10 vezes em meu estabelecimento? Claro que toda função tem seu risco, até dona de casa, mas vamos considerar que este adicional em ano eleitoral é bem chamativo, pena que nesta cidade não tenha ninguém com os bagos roxos para enfrentar uma denuncia, acho que nem o Clodoaldo nem os outros ditos oposicionistas vão fazer alguma coisa.E assim o barco vai a deriva, só espero poder pular a tempo pra não me afogar junto.

Anônimo disse...

As notícias estão ai todos os dias!!!! Justificando o papel da Guarda. O 153 não para!

Anônimo disse...

Bem sr. Waldiclei sei que sua questao de conhecimento de lei e suas mudanças e muito fraca, espero que como disse alguem na postagem anterior seu curso não de jornalismo não seja la de presidente prudente. pois a gm nao recebeu 40% de aumento e sim 20%, pois ja tinhamos 20%, alias se nao fosse a gestao anterior ter rebaixado o risco de vida da gm de 30% para 20%. Se bem melembro o referido jornal na qual o senhor colocou a sua materia nao saiu em defesa da gm. outro sim para seuu conhecimento, alias acho que vc deve ter chegado em araucaria neste ano e ainda nao tomou conhecimento sobre a morte de um gm, acredito que seja novidade para o senhor, outra coisa que o amparo legal para risco de vida na area de segurança publica e de ambito nacional e nao esta so restrita ao municipio de araucaria.

Anônimo disse...

Será que é abuso de um Guarda Municipal que deixa sua própria família em casa e vai defender a população, não é a responsabilidade que temos para com a comunidade do município de Araucária, escolhemos está área para trabalhar e na época nossa salário não ultrapassava os 360,00 reais,cade que alguém veio criticar e nem por isso deixamos de fazer a nossa parte agora que os guardas recebem realmente oque lhes é de direito,vem este jornalista atráves de uma matéria de jornal criticar a atitude do prefeito que encontrou uma maneira de atualizar o salário dos guarda municipais ,maneira esta que está prevista em Lei e que muito tem sido solicitado pelos guardas municipais e que outros prefeitos preferiram virar as costas do que atender esta categoria que tanto server a nossa cidade,o jornal em questão deveria de se preocupar com a maneira baixa e os palavriados chulos que usam para se referia a comunidade que em muitas matéria publicada se referem a comunidade com (POVÃO ),desrespeitando assim a dignidade dos cidadões araucarienses.

Anônimo disse...

"Aí q burro, dá zero pra vc" lhe cai perfeitamente, Agora vc sabe q a GM ñ ganhou 40%(se informa sujeito), VC sabia q já trabalhamos sem arma e colete? E q começamos a ganhar 30% e baixou pra 20% com o PCCV? Os seus ANOS DE POLICIA foram decisivos pra vc achar o serviço(tranquilo), fala isso pro GM morto em serviço, pro agente d segurança espancado, pro agente d transito q foi ameaçado. Quere comparar profissões? Dá licença sujeito!!! Perigoso em todo lugar é, só q vc ñ trabalha FARDADO e EXPOSTO diariamente. Ainda bem q o nosso lesgislativo entende de segurança pública coisa q vc ñ sabe e deveria saber, e pelo jeito vc nem mora no Brasil acho q vc mora na Suiça ou na China lá q é (Tranquilo). Até mais INFELIZ...

Anônimo disse...

Muito me entristece em ver que alguns, (sempre os mesmos), “jornalistas” se utilizem de um espaço tão importante como o da imprensa para procurar atingir politicamente seus desafetos partidários, é seu Waldiclei, me desculpe tanta sinceridade, mas não há como não ter essa impressão, você, um “jornalista sério” (pelo menos é o que diz), ao invés de trabalhar e fomentar a população araucariense em participar mais do processo político de nossa cidade, com informações sérias e produtivas para o coletivo, NÃO O FAZ!!! E prefere continuar nessa linha de “trabalho” pautada no sensacionalismo barato, sabe o que percebo em você e sua corja, vocês não estão nenhum pouco preocupados com a situação politica de nossa cidade, suas únicas preocupações são vender notícias, isso para pessoas como vocês (sensacionalistas) é o suficiente para sua satisfação profissional. O papel da Imprensa vai muito além de vender notícias, vocês têm a função social de formar opiniões e de fomentar a participação popular no processo de decisão de nossa cidade, e isso se faz com notícias sérias não pautadas em interesse próprio (no seu caso de atingir seus desafetos políticos). Senhor Waldiclei, o senhor deveria sim é elogiar o trabalho dessa corporação que tem feito muito mais do que lhes compete para atender as necessidades de nossa comunidade, pense antes de atacar com falácias mal intencionadas, setores da Prefeitura que dão a resposta que a população precisa. Esqueça, ao menos nos momentos que se acha jornalista, de suas opiniões e opções político partidárias para que suas matérias sejam elaboradas dentro de um mínimo de imparcialidade, ou seja, SEJA MAIS PROFISSIONAL!!!! Se é que sabe o que isso quer dizer.

Anônimo disse...

Para se ter um aumento de salário base, também se mexe nos cofres Públicos....Sabia Sr Waldiclei?
Entra em contradição o tempo todo meu caro!

Anônimo disse...

Achei ridículo seu comentário sobre os 40% que os Gms vão receber. Você deveria estar na Câmara de Vereadores ontem e escutado tudo oque os digníssimos políticos falaram dos Gms e dos Agentes de Seguranças. Quem é você pra estar se achando? Há todos quem eu ouvi falar mal dos Gms, tentaram fazer concurso paraocupar este cargo mas não passaram no mesmo.

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha, muitos desses guardas minicipais prestaram concurso para nivel fundamental incompleto, mesmo nivel de um trabalhador braçal, mas cairam nas graças do Tio Oli em 2007 que passou eles para nivel de 2º Grau dando um baita aumento nos seus salários, agora vem o Tio Zezo e faz mais essa graça com eles dando 40%. Enquando isso o salário das outras categorias continua a mesma coisa.

Anônimo disse...

Exato como escrito acima, a salário atual de um guarda municipal erá para ser igual ao do trabalahor braçal, mas o coitado do trabalhador braçal que pega no pesado o dia todo e em alguns caso corre risco de vida tem o salário de R$ 800 enquanto o guarda ganha R$ 2.000 + bolsa estudo de R$ 400 + 50% hora extra + em muitos casos FGs que variam de R$ 300 a R$ 1.800

Anônimo disse...

Muito certo nosso colunista, daqui a pouco eles vão querer um pãozinho com mel todo dia...

Anônimo disse...

mais vc é cara de pau mesmo!!! só porque não levou uns trocos fico bravinho!!! já experimentou ligar para PM na hora do aperto sabidão??? sabe o que vc vai ouvir,(depois da musiquinha é claro) Por favor LIGAR PARA A GUARDA MUNICIPAL 153 !!! porque vc não vai dar sua opinião para a familia do GM FUCKNER QUE FOI MORTO NO EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO??? Mais como vc mesmo disse, função essa sem perigo algum,talves ele estivesse só brincando de ser autoridade não é mesmo? Ora, me poupe de tanta hipocresia, e de certa forma até falta de cultura. lembre-se se precisar não perca tempo ligue para 153, a corporação não escolhe quem e nem o que vai atender... lamento o jornal ter uma pagina para opiniões como a sua...

Anônimo disse...

Tenho uma duvida, os guardas que ficam o dia inteiro dentro da sede da guarda municipal fazendo serviço administrativo ou mesmo na SMSP, ou fechados dentro do CCO, vão receber este adicional de risco de vida. O unico risco que eles correm lá é de um atirar no outro...

Anônimo disse...

Observem a seguinte comparação. Araucária tem 18 agentes de transito e 180 Guardas municipais. Temos então 10 vezes mais guardas do que aguentes de transito. Só que na realidade quando vc anda pelas ruas o que vc mais ve são agentes de transito e suas viaturas, e da guarda é bem mais dificil de se ver, pois muitos estão em situação de risco efetuando atividades internas, e até trabalhando para outras secretarias arrumando telefone e fazendo serviço administrativo no transito...

Anônimo disse...

MEU DEUS!!! NO CASO DO TRABALHADOR BRAÇAL, POSSO INFORMAR QUE O CONCURSO FOI REALMENTE PUBLICO. SÓ NÃO FEZ QUEM NÃO QUIS OU NÃO ESTAVA QUALIFICADO PARA O CARGO... E AGORA FICA AI CHORANDO POR QUE NÃO GANHA 2000 + BOLSA ESTUDO DE 400 + 50% HORA EXTRA, E ESQUECEU DO VALE ALIMENTAÇÃO DE 300!!! ESTUDA MENINO(A)KKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Vejo que realmente vcs desconhece o trabalho administrativo da guarda municipal de araucária, e estes mesmo guardas que trabalham no administrativo,também trabalhom ou ja trabalharam no operacional, e são ales que vocês vão buscar as noticias que muitas vezes ,sai no jonal destorcidas ou faltando dados e vocês fazem isso para vender seus jornais e muitas vezes fazem isso com noticias destorcidas assim enganando a comunidade. Não posso esquecer todos os guardas que fizerm concurso com o nivel fundamental,concluiram o segundo grau e estão cursando o terceiro, não precisamos cair na graça do tio oli para conseguir o reenquadramento, este mesmo tio Oli que te carregou na gestão passada ,Caso necessário solicite nossos diplomas teremos o prazer de lhes fornecer.

Anônimo disse...

Quanto a atirar no próprio pé, seria muito fácil se fosse você a manusear esta arma .....idiota

Anônimo disse...

com relação as colocações feitas acima sobre o concurso 2003, vc tem toda a razão, pois na epoca era ensino fundamental completo (alias vc e leigo e nao leu o edital), depois os gms para serem contemplados com pccv precisaram terminar o ensino medio, ninguem recebeu de graça o aumento todos estudaram e hj quase toda a coorporação tem ensino superior. ha e nao esqueçam do paozinho com mel pois faz bem a saude.

Anônimo disse...

O proprio Jornal publicou matérias que contradizem tudo aquilo que o Sr,publicou e postou hoje.

Anônimo disse...

Hei só uma perguntinha, O Sr. Colunista esta pretendendo sair candidato nas próximas eleições?
Porque esta parecendo que sim.... Ou é dor de colovelo.

Anônimo disse...

Sem comentarios! Zé mané é Zé mané, nao sei como pode se formar em jornalismo um mané desses. Vai estudar burraldo.

Anônimo disse...

Defender a população?
Guarda Municipal?
Ora, cuidam apenas dos próprios municipais.
E olhe lá!
Não forçem a barra tanto assim!
Quem cuida da população, precariamente, é a
POLICIA MILITAR!
Deveria o Sr. Prefeito, ter Isonomia de tratamento a todos os servidores, isso sim se fazia necessário e não foi feito, mais uma vez...

Anônimo disse...

para o ignorante acima em serviço ou fora dele não deixamos de ser guardas municipais e temos direito de receber o reajuste no risco a vida,não importa onde vou trabalhar o direito e´para todos os guardas e pode ficar tranquilo não iremos atirar um no outro pois fizemos curso na escola de policia militar se é que vc sabe oque é isto,a populaçao que sempre acreditou nesta instituição esta de parabens pois escolheu a administração correta pois aumentou o numero de gms para servir quem precisar né seu WB.vc sabe quando precisou ligou 153 pense antes de escrever sei que para vc é dificil pensar mas tente.Espero que o sr.wb pare com este tipo de critica vazia no minimo deveria ter verificado outras guardas municipais e ai tirar suas conclusões.QUE ME DESCULPE OS DEMAIS PROFICIONAIS DA PREFEITURA CADA PROFISSÃO TEM SEU MERITO NO MOMENTO SOMOS NOS GUARDAS MUNICIPAIS,AGENTES DE TRANSITO E AG.DE SEGURANÇA.UM ABRAÇO A TODOS.

Anônimo disse...

Esses guardinhas sao fogo!Nao fazem muita coisa e so pensam em si.
E agora ganhando loco de bem !
Entao façam jus ao seus salarios entao e nao so ccs,funçoes gratificadas.
Q meda elas ficaram nervosasssss!!!!Ai q medaaaaa

Anônimo disse...

muito engraçado, mais sempre leio neste mesmo jornal noticias sobre a guarda municipal que não são as mesmas que o senhor publicou ai
,exemplo:popular agradece destreza da GM!!! Deixam foto para contar história, cavalinho de pau, assaltantes troca tiros com GM,DELEGACIA DE ARAUCÁRIA INVESTIGA MORTE DE BEBÊ,detido por agredir esposa,GM pega mais uma arma irregular,briga de gangues e disparo de armas,pegos após assalto a comércio,operação conjunta faz apreensão,PM e GM mandam 4 para cadeia, são apenas algumas matérias que eu li neste jornal, que agora já não me parece de credibilidade, ja que seu próprio funcionário faz declarações que se contradiz com o que o jornal publica. lamentavel!!!

Anônimo disse...

Amigão Valdiclei, passeando pela internet capturei algumas informações que julgo pertinente, ai vai...
POLICIAL MILITAR: HERÓIS, VILÕES E SUICIDAS.
Apesar de recentes providências positivas tomadas pelo governador Geraldo Alckmin, continua bastante grave o estado psicológico de uma boa parte dos integrantes da Polícia Militar de São Paulo. Neste ano, quase 20 policiais se suicidaram, por não terem suportado inúmeros problemas, que vão dos salários baixos até o choque com a violência.
Até setembro, 2.685 PMs haviam comparecido ao Centro de Assistência Social da Polícia Militar, em busca de apoio psicológico. Mais 100 foram encaminhados para tratamento psiquiátrico. Outros 300 policiais ficaram na fila para sessões com psicólogos.
Fonte:http://www.afanasio.com.br/Artigos%20temas/art%20seg%20pol.html
Como constatamos, ser policial é uma profissão de alto risco, uma profissão que não tem sequer o devido reconhecimento social. Prova é, que você pessoa inteligente e bem informada veicula que nós agentes de segurança pública não corremos risco nenhum, por isso desmerecedores dos 40% de risco de vida, que uma lei municipal nos faculta.
Permita-me alguns exemplos de companheiros que devido a profissão sofreram reveses. Sgt. Cardoso num assalto foi reconhecido pelos ladrões, foi vitimado com seis disparos de arma de fogo, Cardoso ficou entre a vida e a morte e após seis meses de internamento em hospital, saiu com sequelas mas se recuperou e continua firme na sua empreitada na corporação da PM.
Guarda Municipal Carlos Alberto Fuckner, assassinado com dois tiros a queima roupa por dois facínoras que queriam roubar sua arma. Agente de segurança Jaques Garcia de Lima assassinado com vários tiros no Jardim Alvorada. Agente de segurança Genésio Polegário de Almeida de 61 anos de idade, amarrado e agredido covardemente por assaltantes na Escola Municipal Egipciana no Jardim Iguatemi. E você diz que a profissão de agentes de segurança pública não é de risco...
Você diz no seu artigo no Jornal O Popular que baseou a sua opinião no relato de um policial militar. Por favor, me desculpe, mas um policial militar jamais diria que ser policial é trabalhar sem risco, desde que se utilizasse corretamente as EPI’S. Analise os supra citados...
Quanto a gratificação por risco de vida de 40% os guardas municipais de São Paulo tem o RETP baseado no “Decreto nº 51.788 de 15 de setembro de 2010, Eles conquistaram a elevação do percentual para 80%, do Regime Especial de Trabalho Policial, concedido pela Administração do Prefeito Gilberto Kassab”. Como vê amigão trabalhar na segurança pública é por demais arriscado e perigoso e se nós conquistamos os 40% é porque fizemos jus a isso. Finalizando amigo, se precisar de ajuda nos ligue, embora alguns companheiros tenham ficado ofendido com o teu artigo, compreendo que tua intenção foi a melhor. Como já o conheço a “uns bons par” de anos resolvi esclarecer esses fatos. Afinal quem te informou, acho que nunca foi policial...
Um abração.

Anônimo disse...

Admira-me muito você meu caro Waldiclei, "sua conclusão", sendo que vossa pessoa participou em várias oportunidades, em ocorrências e blitz, realizadas pela PMPR/GMA/Poder Judiciário/Conselho Tutelar e outros órgãos no mandato do Olizandro, e você tem conhecimento do serviço que GMA vem desempenhando para a população e próprios do Município de Araucária, não menosprezamos nenhuma categoria, nem nos aproveitamos destas para galgar conquistas, infelizmente fazemos a diferença e é claro isso incomoda os que se encostam e querem plus nas costas dos outros.........mais mesmo você fazendo essas criticas e querendo difamar a Segurança Pública de Araucária com suas conclusões sem fundamento, convidamos vossa pessoa para visitar a Segurança Pública do Município para refrescar e você relembrar as atividades que desenvolve os Departamentos da Secretaria de Segurança Pública, mesmo tendo a certeza que você tem conhecimento, você ser cabo eleitoral e postar sobre política em seu blog, não tem empecilho algum, não podemos esquecer que já fomos parceiros e podemos a voltar a ser! O convite esta feito apareça tomar um café conosco.

Anônimo disse...

sr. WB seu comentario é infeliz, fico deveras chateada, no transito existem cidadãos de bem, mas também existem bandidos e pessoas que nao exitariam em praticar algum mal ao próximo, os agentes de transito e a guarda municipal estao em seu dia dia realizando abordagens a esse pessoal e correndo sim um grande risco, para proteger SUA vida e a da população de araucaria, e digo ainda que os agentes de transito estao mais vulneráveis a situações de risco , mas sempre em conjunto a guarda municipal presta apoio quando solicitado, o sr. gostaria que algum motorista alcoolizado atropelasse algum parente seu? pelo jeito o sr. nao se informa sobre as ocorrencias atendidas todos os dias, ou melhor voce se informa mas prefere publicar oque lhe convem...e pelo jeito gosta de publicar matérias exibindo noticias ruins ao enves de incentivar o ganho funcional que com certeza se fazia necessario...que pena sr. WB, o sr. nao é um homen inteligente e perde o respeito cada vez mais.

Anônimo disse...

a esse cidadão que disse que nao fazemos muita coisa e ainda ganhamos louco de bom,ele não deve ter o mínimo de qualificação, deve ganhar uma merda de salário, e ainda deve estar casado com uma daquelas mulheres que adora farda e fica aí com dor de cotovelo, vai estuda recalcado....

Anônimo disse...

vc WB não sabe o que quer da vida, começou o curso de letras e nao terminou, começou o curso de filosofia e tambem nao terminou, acabou fazendo jornalismo, terminou o curso de jornalismo mas nem precisava porque para escrever estas bobagens tendenciosas em epoca de eleição, o que é normal em araucaria quando pessoas atacam o serviço publico almejando um carguinho ou sonhando com um cadeira na camara, para isso nem precisa ser formado, basta ser alfabetizado e ter espaço sobrando em qualquer jornnalzinho de cidade pequena, ééééé mas voce terminou o de jornalismo tambem, nao parece

Anônimo disse...

ao anônimo que escreveu proficionais deve ser um guarda municipal que está ganhando este absurdo aumento sem fazer nada.... aprenda a escrever "profissionais"

Anônimo disse...

se vcs guardas municipais acham justo e merecido o salário porque não assinam o que escrevem vez de ficar todos no anonimato das suas opiniões.

Anônimo disse...

Todos os funcionários da Prefeitura devem ser valorizados... não somente classe "A" ou classe "B" em ano eleitoral. Cadê a isonomia, a igualdade tem funcionário que já está chegando nos 30 anos de trabalho e não ganha o que um guarda municipal com menos de 5 anos ganha... isso é um absurdo.

Anônimo disse...

Prezado Valdiclei
O policial é policial 24 horas por dia atuando em prol da comunidade mesmo estando em seu período de folga e acabam se envolvendo em conflitos nos bairros onde moram no transporte coletivo ao deslocar-se para sua casa. Muitos também são vítimas de emboscadas de delinquentes . Esse último motivo leva a que seja comum o fato de os policiais esconderem suas fardas, visando diminuir as ameaças e ataques que lhes são impingidos. Fica patente que dentre os três grupos (Policia Militar, Guarda Municipal e Policia Civil, a Policia Militar é a que mais sofre agressões, apresentando taxas de mortalidade e de morbidade elevadíssimas. Outra triste constatação é que as taxas de suicídios entre as profissões as de segurança pública é a maior.

Gostaria também de citar alguns dados locais: Guarda Municipal Carlos Alberto Fuckner assassinado com dois tiros, os autores roubaram a sua arma. Sgt. Cardoso foi ferido com seis tiros ao ser reconhecido por marginais num assalto. Hoje carrega consigo as sequelas daquele fato e continua firme trabalhando em prol da comunidade na 2ª Cia do 17º Batalhão em Araucária. O agente de segurança Jaques Garcia foi assassinado com vários tiros desferidos por um foragido da justiça. Outro agente de segurança sr. Genésio Polegário de 61 anos foi covardemente agredido por bandidos que roubaram a escola onde trabalhava. Como se pode constatar meu nobre colega, segurança pública não é fácil. E nisso incluo os agentes de trânsito os quais desempenham o seu papel com muito profissionalismo, enfim como última informação, a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo conseguiu adicional de 80% e por lá é conhecido por RESP ou Regime Especial de Trabalho Policial.

Antes que eu esqueça você diz em seu blog que não pesquisou índices de profissionais de segurança pública morto em serviço, aliás comparou com acidentes ocorridos com motoboys, vejamos: Estudo feito pelas pesquisadoras Edinilsa Ramos de Souza; Maria Cecília de Souza Minayo “Policial, risco como profissão: morbimortalidade vinculada ao trabalho”. analisa as questões de trabalho das três instituições de segurança pública do Rio de Janeiro revelam que essesrevelou que as três instituições de segurança pública têm um grande índice de mortalidade, cerca de 29,5% do total dos guardas municipais, correspondendo a 10 mortos por projéteis de arma de fogo e 348 agredidos por pedras, paus e luta corporal. No conjunto dos agravos de que são vítimas, estão em primeiro lugar as doenças do sistema osteomuscular (51,2%); em segundo, os transtornos mentais e ocupacionais (16,7%); e no terceiro (10%), os traumas por acidentes e agressões. A opinião pública negativa faz parte do ônus do trabalho policial

O deputado Afanasio Jazadji relata em seu sítio, http://www.afanasio.com.br/Artigos%20temas/art%20seg%20pol.html

“Continua bastante grave o estado psicológico de uma boa parte dos integrantes da Polícia Militar de São Paulo. Neste ano, quase 20 policiais se suicidaram, por não terem suportado inúmeros problemas, que vão dos salários baixos até o choque com a violência. Até setembro, 2.685 PMs haviam comparecido ao Centro de Assistência Social da Polícia Militar, em busca de apoio psicológico. Mais 100 foram encaminhados para tratamento psiquiátrico. Outros 300 policiais ficaram na fila para sessões com psicólogos.

Nos Estados Unidos onde a Polícia é mais reconhecida que no o suicídio mata mais policiais do que confrontos
Robert Douglas Jr., ex-oficial de polícia em Baltimore e hoje presidente da Fundação Nacional do Suicídio de Policiais, em Maryland estima que entre 400 e 450 policiais se suicidem a cada ano, ante cerca de 150 a 200 policiais mortos no cumprimento do dever.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2739727-EI8141,00.html.
Amigão você é um pesquisador, pesquise para informar com imparcialidade seus leitores.
Abração.

Anônimo disse...

Pô pessoal, da um desconto para o wb. Fazia muito tempo que este blog não tinha frequência nenhuma. Prá aumentar os posts somente ele, que é formado em FILOSOFIA, não é jornalismo, e se já se formou, e se fosse bom tava escrevendo para a Gazeta do Povo, Folha, Estadão, ou como colunista em alguma revista. Mas não, é politiqueiro mesmo, quer ganhar o seu PAOZINHO COM MEL do alizandro. Só quando ele escreve MERDA é que seu blog bomba.
Quando precisei da GM fui muito bem atendido, e eu nunca faria o trabalho que eles fazem por ser extremamente perigoso subir em um alçapão sabendo que o bandido está ali e pode estar armado. PARABENS A GM E MUITO OBRIGADO PELOS SERVIÇOS PRESTADOS, a mim e a toda a comunidade de Araucária. E fo... wb.
PS. escrevo suas iniciais em minúsculo, pois tu não merece nenhum respeito.

Anônimo disse...

A maioria dos Gms são moradores desta cidade, o que aumenta o risco pois não deixamos de ser Gm,mais enquanto cuidadamos da população, estudamos, zelamos pela nossa familia, para conquistar o que é direito nosso, outros estão preocupados qual será o proximo da lista que vc vai falar.

Anônimo disse...

Essas paquitas loucas de farda...

Anônimo disse...

O unico guarda que vi entrar no alçapão foi o Oliveira, mas era pra consertar o telefone aqui da escola.

Anônimo disse...

Waldiclei, lendo essas postagens noto que alguns escrevem com ciúmes dos guardas, dos agentes de trânsito e de segurança. Digo-lhes para que não se preocupem este ano com sorte terá algum concurso e se estudarem direitinho, talves ingressem na carreira pública. Quanto a gratificação de risco de vida, concordo plename te com o sr. onde já se viu os guardas ganharem 40% de risco de vida???
Os guardas municipais de São Paulo ganham 80% !!!O nome é RETP. Regime Especial de Trabalho Policial.
Wardicrei a profissão policial é a mais sofrida das profissões, por ano temos dezenas de policiais mortos em serviço. Outros tantos com problemas psicológicos devido ao estresse do serviço. Isso são agravos à saúde dessa classe de trabalhadores. Esses profissionais não tem reconhecimento social e o conceito negativo emitido pelas várias camadas sociais está entranhado na cultura. E pra não me delongar mais...gostaria de relembrar do Gm Carlos Fuckner morto em serviço, Sgt Cardoso alvo de seis tiros e graças a Deus embora as sequelas continua firme em seu mister. E os agentes de segurança Jaques Garcia morto com vários tiros e o seu Genesio Polegário de 61 anos, amarrado e agredido covardemente... Wardicrei meu filho, não perca tempo escrevendo bobagens, sei que você é bem mais inteligente que isso. Abraço

Anônimo disse...

Tenho Certeza que a maioria dos comentarios a favor do blog foi do propio W.B, você foi muito infeliz em seu comentário acho muito melhor aumentar o salario da GM, ao inves de vereadores e ccs, pelo menos nessa o prefeito foi bem, melhor que o seu prefeito predileto que abaixou o salario dos gm e deixou disponível muito mais cargos na camara

Anônimo disse...

o waldiclei consegui, teve mais que 30 comentarios no seu blog, mesmo que a maioria possa ter sido dele mesmo ou colaboradores..kkkk

NEI disse...

não trabalho na area de segurança mas achei que o prefeito foi muito bem dessa vez pois concedeu este beneficio a funcionários que quando a população precisa sempre atendem com muita qualidade,diferente de outros funcionarios publicos como os da saude que são mal educados!minha mãe foi mal atendida no nis levantou um pouco a voz a atendente ja chamou o guarda municipal que estava la para defendela e ele chamou a tal atendende no canto falou ao pé do ouvido dela ela muchou,muchou e ficou quietinha pois era ela que estava faltando com o respeito,fiquei observando uma atitude corretissima por parte do guarda municipal.parabens e aproveitem da melhor forma o beneficio um abraço e fique com DEUS.

Anônimo disse...

Pura politica desse sensacionalista de meia pataca!
Criticar é muito fácil ainda mais quando se está do outro lado louquinho pra arrumar uma vaguinha de cc. Levando em conta que este é um ano eleitoral fica ainda mais claro qual o seu objetivo.
Criticar o Trabalho de Guardas Municipais, Agentes de Trânsito e Agentes de Segurança é fácil quando se tem interesse próprio por traz disto!
Para de ser falastrão e politiqueiro e vai aprender a fazer jornalismo. não isso que vc está fazendo, pois o papel da imprensa é de informar, trazer conhecimento e não simplesmente para tentar manipular a opinião pública para beneficio próprio.

Fica aqui a minha indignação em nome de todos os profissionais denegridos por este cidadão que se diz "jornalista".

e agora me retiro deste blog falido!

Anônimo disse...

Até agora eu achava que guarda municipal era conto de fadas aqui em Araucária, pois nunca vi, não vejo e não conheço alguém que tenha visto viatura ou pessoas fardadas pelas ruas. Ah, já sei, trabalham à paisana com veículos descaracterizados. Já os agentes de trânsito, andam que nem loucos de um lado para outro tentando achar algum carro mal estacionado para fechar a cota de multas do dia. O problema é que atrapalham o fluxo de carros andando a 5 km/h.

Anônimo disse...

Não precisamos ir muito longe como nos sugeriu o "inteligentíssimo" dono desse blog (Iraque, Afeganistão ou Síria) para constatar realmente a realidade que nos cerca (não a realidade do país da "Alice", que o Sr. W.B. nos apresenta), qualquer pessoa com o mínimo de inteligencia pode tirar a prova agora mesmo, existe um site "www.google.com.br", que talvez o W.B. não tenha incluído em suas pesquisas, é só digitar o que quiser encontrar, morte e agressões de GM's, de Agentes de Trânsito e de Agentes de segurança, pasmem! São várias as notícias não pelo mundo, não só no Brasil, só no Paraná... Não sei qual a dificuldade o Sr. tem para entender qual o peso que uma farda carrega? Independe de que cor seja, no momento em que se coloca uma farda a pessoa passa a ser visada, tanto pelas aclamações da população (que querem de qualquer forma sua segurança e segurança de sua família) quanto pelos maginais que transitam diariamente em meio a população, seria muito mais fácil se cada marginal tivesse em sua testa uma etiqueta de identificação (era bem provável que nenhuma das 3 classes beneficiadas corresse risco algum), mas infelizmente não funciona assim.
Hoje temos uma Guarda estruturada e capacitada para defender não somente o patrimônio, mas a vida dos Araucarienses, temos Agentes de Trânsito capacitados para enfrentar o que a 'rua' tem para oferecer (acidentes, abordagens, condutores alcoolizados, etc.), temos Agentes de Segurança que se arriscam por um bem que não é deles. Ambos os cargos se resumem em um único intuito: Segurança! Seja ela na forma que for! Segundo o Dicionário Priberam: Segurança é o Conjunto das ações e dos recursos utilizados para proteger algo ou alguém. Será que alguém aqui ousa discordar que essas classes trabalham em prol da Segurança? Será que o Sr. está esperando que mais 'seres humanos' (porque é o que somos, antes de qualquer coisa) sejam assassinados nessa cidade, para reconhecer o risco existente? Quando a melhoria não te beneficia é fácil criticar, queria ver se o beneficiado fosse o W.B., com certeza ficaria quietinho, mas não, o seu egoísmo fala mais alto, falar até papagaio fala meu filho, atras de uma mesa fica fácil, queria te ver aqui em nosso lugar... queria mesmo, será que a opinião mudaria? É claro!!! Antes de sair vomitando artigos sem fundamento com pesquisas inventadas, faça o favor de não duvidar da inteligência de seus leitores, dos poucos que ainda te restam. A população em sua maioria aprova e precisa do nosso trabalho, é a opinião dela e não a sua que importa! No mais continuaremos executando nosso serviço que tem dado certo e tende a melhorar cada vez mais!!! Sem mais. Obrigado pela oportunidade. Qualquer dúvida disque 153 ou 3614-1500.

Anônimo disse...

Os agentes de trânsito andam pela cidade sim, a favor da segurança, cota de multas? Quero ver se temos alguém para provar esta "tese de desocupados". Queria ver essa cidade durante uma semana sem os agentes! Voltemos aos tempos de desorientação e desordem dessa cidade!!!!

Anônimo disse...

Aquele que disse que o Olizandro reduziu o salário dos guardas não sabe o que diz. O olizandro passou o cargo e o vencimento dos guardas municipais de nivel fundamental para nivel médio, no final o slário ficou maior e ficou melhor para fazer horas extras. Se informe antes de falar besteiras...

Anônimo disse...

Antes de tentar corrigir os erros de português de seus leitores que tal corrigir os seus primeiros, então vamos lá "Volta e meia " é o que você está tentando dar na população a colocação certa para o sue primeiro paragrafro é "volte e meia"

Anônimo disse...

sem os agentes de transito a cidade seria um caos, muita gente critica, mas quando precisa eles estão la, logico que uma viatura do transito vai andar devagar, nao a 5 por hora como o cidadao disse logo a cima, ou a fiscalização deveria ser feita em alta velocidade??? na opiniao dele acho que sim.. e só existe as multas porque as pessoas desobedecem as regras do codigo de transito, que pra quem não sabe é uma lei federal e deve ser respeitada em todo territorio nacional, se nao houver a desobediencia, as multas tambem nao existirao mais...porem algumas pessoas que nao cumprem as leis, simplesmente reclamam, nao sabem o significado de cidadania , alem de direitos meu caro, o sr. também tem deveres e quando nao os cumpre está sujeito as puniçoes...

Anônimo disse...

é uma explicação bem simples, nao querem o aumento???? nao sejam bandidos, infratores de transito e nao destruam o patrimonio publico, assim nao serao mais necessarios, nem GM, AGENTES DE TRANSITO E AG. DE SEGURANÇA...CONSEGUEM????????

W.B disse...

Prezados, faço agora meu primeiro comentário neste post, acreditem vocês ou não. Muitas opiniões boas, bem boas. Infelizmente, todas anônimas, com raras exceções. Peço que - se possível - coloquem seus nomes. Identifiquem-se. Façam como os agentes de trânsito e os guardas municipais que numa abordagem - corretamente - nos pedem a identificação. Digam seus nomes. Suas críticas terão ainda mais peso. E obrigado por acompanhar o blog!

P.S: não corrijo nem um erro de português postado aqui. Afinal, como alguns já disseram, eu também cometo os meus!

Anônimo disse...

Sr. Wald...o que?
Tanto faz, não o conheço e nem faço questão, pois espero que nunca precise do trabalho da Guarda, eu já precisei e esses PROFISSIONAIS foram mais que eficientes para que minha familia não sofresse um sequestro.
Desculpe meus erros de portugues, mas na minha escola a professora da referida materia, na hora da aula, estava de olho no Oliveira, ao inves de estar ensinando...vão trabalhar seus desocupados e falando em desocupado, chamem esse Waldi...alguma coisa.

Anônimo disse...

Só uma duvida ...
pessoal da guarda municipal...
fora os 70 guardas em curso,
serão contratado mais guardas ou não?

Jheny Faria disse...

Esse Waldiclei é mesmo um redículo.Acho que o pessoal da segurança merece muito mais , porque são eles q estão se expondo a riscos para defender a população.Se vc não lembra o Carlos morreu nas mãos de uma marginal deixando sua esposa e filhos ainda pequenos, e ainda vc vem me dizer que é um abuso???É meu caro, francamente heim a GM de Araucária esta de Parabéns,por q se dependessemos da Pm estavamos Ferrados de vez ....Eles certamente deveriam estar cuidando dos próprios públicos , mas como a Militar não esta nem aí com a população , alguém tem q fazer o serviço, q aliás é bem feito....Fica a pergunta o Sr Waldiclei se formou nessas faculdades pela Net ou por telefone???hahahha Burro D+

Mª Helena disse...

Nooooooooossa WB que onda hem? parece que mexeu na ferida sem dó.Mas é assim mesmo, cada qual defendendo o seu umbigo, e a cidade que se f..., você esqueceu de mencionar que tem GM que usa o carro da corporação para fazer frete de crianças para creche e escola, sem contar que dia desses achei que a lanchonete da minha rua tava com problema, mas era só uma reunião de GMs tomando uma geladinha e jogando papo fora, a meu Deus não era pra contar? Agora já foi, será que é você WB que tá com problema? Acho que é essa administração que não enxerga nada, a não ser uma maneira de não perder a eleição e as gratificações.kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Waldiclei, parabéns por seu trabalho! Continue dizendo o que pensa, doa a quem doer. Embora a criação de tamanho adicional seja muito bem recebida pela categoria envolvida, mesmo que possa impactar o Fundo de Previdência, já que a lei não previu a correspondente fonte de custeio, já que são servidores mais antigos. Creio que seja uma medida tomada sem fins eleitoreiros, mas é algo a se pensar.
Waldiclei, você não é um político, suas opiniões muitas vezes confrontam interesses. Mas tem o meu respeito por ser um cidadão verdadeiramente politizado.

Anônimo disse...

srª. Mª Helena se você se julga tão inteligente, jamais poderia julgar a ação de algumas pessoas por toda corporação,até mesmo se realmente viu isso você tem direito como todo municipi de denunciar na corregedoria do municipio no entanto não o fez. com relação a administração, não interfere na guarda municipal, afinal não dependemos e nem defendemos politicos mal intencionados, defendemos a populaçao como um todo, inclusive você. para seu conhecimento não ganhamos 40% e sim 20%, que é uma correção antiga que nos foi prometida a muito tempo em outras gestões passadas. não defendemos prefeito A ou B, e sim nossas reivindicações. se você acha que foi pouco procure na pagina policial desse mesmo jornal quantas foram as atuações desempenhadas por esta corporação durante 8 anos. com certeza poderemos escrever um livro com elas.
boa noite.
Regina.

Anônimo pirado disse...

Transtornos mentais a prefeitura quase inteira tem - vá ver a quantidade de atestados. Ou é muita pressão ou é muita "ceninha" para ganhar sem trabalhar. Defendo adicional para todos, o dinheiro é do 'povão' mesmo... em ano eleitoral melhor ainda. "adoro quem não entende ironia" Tô tão pirado que não vi aonde o WB criticou os profissionais em questão mas sim aos Políticos abusados. Pirei?

Anônimo pirado disse...

continuando .. "adoro quem não entende ironia": depois de ler tantos textos dos indignados guardinhas heróis com formação de segundo, disse segundo grau.. queria dizer que: Sr. Waldiclei voce é um proficional redículo. ri muito.

Anônimo pirado disse...

Devíamos criar a guarda do dinheiro público e sair multando os políticos e funcionários públicos desonestos e prevaricadores. haja formulário hem? Então o dinheiro das multas voltaria para o povo: para os assaltados, famílias de pessoas que morrem na fila da saúde pública, vítimas de violência e estradas precárias, para pessoas que não conseguem creche porque o dinheiro foi roubado. AHH.. GM também é cultura.. então, o correto é "Volte e Meia"?

Anônimo disse...

A Senhora Maria Helena é outra.A suja falando dos maus lavados....A tal que manda pedir dinheiro para os aluninhos...Que coisa feia heimmmm

Anônimo disse...

Bom dia Waldiclei, eu li seu comentário e devo dizer que NÃO CONCORDO, você arriscaria sua vida por qualquer salário? Você colocaria sua em risco pele, mesmo que os índices mostrem o contrário, por um, dois ou três mil R$? Acho que não. Seria preciso morrer um policial, guarda ou agente por dia para justificar tal aumento? Quando vc recebia sua FG, fazia por merecer? Pensemos nisso e valorizemos quem realmente trabalha e arrisca sua vida em prol do Município.

Mª Helena disse...

Opa,opa,não confundam a minha pessoa, nada tenho a ver com essa administração nem com outra qualquer, sou nascida e criada nesta cidade e com minha idade posso afirmar que já vi e vivi muitas administrações, pago meus impostos em dia e quanto a Sra. Regina você já viu cobra comer cobra?É bem raro mas acontece, não aqui nesta cidade, já cansei de fazer denuncias na corregedoria e cansei de esperar soluções que nunca vem, mas o que eu tenho com isso? Nada, e vou cuidar do meu umbigo também, pois como disse o anonimo, todos sem instrução, interpretação de texto nenhuma, ironia faz bem a alma, e o WB realmente esta cobrando os porcolíticos e não a Gm, mas se a carapuça serviu, o que se ha de fazer. Bom dia pra você e que Deus ilumine a todos em outubro.

Anônimo disse...

O ignorante afirma, o sábio duvida e o sensato reflete. Aristóteles. Por acaso já ouvirdes falar deste filósofo?

Anônimo disse...

Parabéns, Waldiclei! Você sabe colocar o dedo na ferida!
O mito sabe muito bem como manter seus marionetes submissos no front de batalha defendendo o indenfensável e, ainda, acreditando que levam vantagem. Ainda vestem a camisa e lutam em nome próprio. Genial!
Você é muito talentoso, seu blog é o mais comentado da cidade, não se deixe abater. Você não é o vilão, mas o mocinho das Araucárias!

Carmo disse...

Concordo com voce Waldiclei Nossos políticos são abusadíssimos. O resto é confusão e agressividade de pessoas que sentiram-se cutucadas. Se todos se manifestassem e se indignassem dessa forma, inclusive os GM's, sobre tantos temas abordados em seu Blog haveria muito ganho em discussões democráticas. Claro que poderia ficar de fora tanta agressividade nos comentários. Alguns elogiam demais, enquanto outros agridem demais, e todos deixam claro o "lado" - acho que essas discussões não tem lado e sim opiniões, sempre defendo o bom senso, o direito de expressão e a imparcialidade, sem esquecer o respeito mútuo.

Anônimo disse...

como vc é Patético nós GM,s defendemos nossa causa e não de politicos ,pouco me importa se é esse prefeito ou o anterior defendemos salários diguinos com esse ou qualquer outro prefeito ,já idiotas partidarios brigam por isso
não pense que achamos que estamos no céu com esse aumento,e tem mais nos queriamos aumento de salario real coisa que não veio.esse babaca metida a jornalista que vá ver primeiro a reevendicação da categoria antes já que ele vive no sindicato, que não defende nada.

Anônimo disse...

a camisa que estamos defendendo é a do reconhecimento pelo trabalho que estamos prestando e nao a do prefeito, pois entra um e sai outro e nós continumos aqui, não é preciso puxar saco para garantir nosso emprego, apesar de alguns concursados se prestarem a esse papel para garantir benesses temporarias, o que é lamentavel, quem precisa fazer campanha para são os ccs e os candidatos a ccs, esses sim são marionetes.

Anônimo disse...

Fico indignado com algumas pessoas ignorantes, acham que Guarda, PM tem que entrar na viatura pela manhã e só sair no final da tarde ou quem sabe só para atender quando a merda tá agarrando. O Guarda ou Policial também se alimenta, toma café, almoça, janta, acho que temos esse direito também.

Josi disse...

Ridículos esses servidores que não entenderam que no texto não há nenhum demérito ao serviço que prestam, estou indignada em ver como 'xingam' no vazio (que se alimentam? ahh vá), meu Deus e onde eles estudaram? se a resposta for Araucária, tá triste mesmo.

Anônimo disse...

Só postando matérias ridículas e infundadas, baseada numa política chula como esta, é que esse blog recebe alguma visita.

Anônimo disse...

OS GUARDAS QUE TRABALHAM NO CCO SAO OS QUE DEVERIAM GANHAR MAIS AUMENTO TANTO EM SALARIO COMO EM PERICULOSIDADE, POIS SAO OS UNICOS QUE REALMENTE SABEM QUEMENTRA NA CASA DOS COITADOS QUANDO ELES ESTAO TRABALHANDO E SUAS ESPOSAS ESTAO NO BANHO... E AINDA POR CIMA TEM QUE GUARDAR SEGREDO E NAO CONTAR A NINGUEM O QUE REALMENTE OCORRE DENTRO DE VEICULOS E RESIDENCIAS QUANDO OS SENHORES SAEM PRO TRABALHO...... ESSES GUARDAS SIM TERIAM QUE GANHAR MUITO BEM PARA GUARDAR SEUS SEGREDOS.

Jesus disse...

Aí tem a turminha que tem invejinha da popupalirade do BLOG!! Oh cidadezinha...mas Voltando ao tema, deviam dar adicional de risco para as funções da Saúde que andam levando tapa na cara direto.

Nem disse...

É algum tipo de ameaça o comentário de 26-03 15:32?? o que é CCO? fofoqueiros!! conta cumadi.

Anônimo disse...

waldi quem::::::

Anônimo disse...

O Waldiclei, você ainda tem aquela grana que ganhou da fg?? Bem que você poderia distribuir pra nós, seus leitores assíduos né?? 40% é pouco... hahaha. Esse dinheiro sim ia fazer uma diferença... hahaha... Beijos Wldiclei

Ruth Lorah disse...

Lendo alguns comentários acima e um trecho retirado de um site de Araucária, cheguei às seguintes conclusões:

O que é segurança nós sabemos. O que eles fazem ou deixam de fazer nós também sabemos. Uma opinião não tira os méritos de algo bom que alguém fez. Dessa forma, todos os problemas solucionados por esses agentes continuam sendo valorizados. A opinião do blogueiro é a respeito do aumento que ele acha desnecessário devido a alguns fatores apontados, mas o WB não desvaloriza em momento algum o serviço que eles prestam para a cidade.

Se o texto puxa para algum lado, eu qria muito saber pra que lado que o WB está puxando. Pois se não é para o beneficio dele e nem para a Prefeitura, quem que se saiu bem com o texto escrito? Espere. O WB trabalha no jornal da cidade e tem um blog. Uma coisa tem que ser ligada à outra? NÃO. “Blogs pessoais são os mais populares, normalmente eles são usados como um gênero de diário com postagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário”. Entenderam? OPINIÕES. O blog dele não é do jornal, é um blog pessoal. Ele dá a opinião e vc, leitor do blog, não é obrigado a concordar com o que ele diz, mas precisa respeitar a opinião dele.

Analisemos a fala do prefeito Zezé, retirada do link http://www.araucaria.pr.gov.br/noticias/secretarias/gestao-de-pessoas/servidores-de-araucaria-recebem-reajuste-salarial-de-10-indic. “Considero de grande importância valorizar o trabalho daqueles que nos protegem, de maneira que para mim é uma grande satisfação criar estes benefícios”. Sobre isso, eu tenho somente uma coisa a dizer: Muitos outros cargos correm risco de vida. Um exemplo é o Corpo de Bombeiros. Esses profissionais não tem a opção de esperar um pouco para então resolver o problema, ou ir atrás do ‘problema’. São chamados e, sem pensar duas vezes, vão de cabeça no problema e não recebem nenhuma gratificação por isso.

Bom, sobre outro comentário que falava do aumento em São Paulo sobre os 80% a mais no salário deles, não fez sentido algum essa comparação com a nossa cidade. Olha o índice de mortos e problemáticos lá e olhe o daqui. A nossa cidade, por mais que tenha violência, tem que agradecer por não chegar aos pés de São Paulo. É uma porcentagem mínima. Por isso, se os ocupantes do mesmo cargo aqui de nossa cidade chegarem a esses 80%, o abuso não se tornará somente uma opinião do WB e sim um exagero confirmado.

Teve outro comentário que eu fiquei de cara: “falar até papagaio fala meu filho, atrás de uma mesa fica fácil”. Uma opinião quando é dada, se quer que ela seja plausível, deve ser defendida. Por isso, o WB dá sua opinião e assina com nome e sobrenome, defendendo assim sua ideia, diferente da maioria acima que deixa em anônimo, porque se colocasse o nome completo não teria coragem de escrever nem 30% do que escreveu. Eu defendo minha ideia e por isso o meu nome.
Acredito que já passou da hora das pessoas tomarem outros rumos e decisões melhores.

“Sócrates: Você precisa abandonar vícios.
Dan: Fala um vicio que eu tenho!
Sócrates: Falar. Principalmente interromper e achar que sabe tudo, quando não sabe nada.”
(Diálogo - Poder além da vida)

Anônimo disse...

Eu já sei - se os guardas municipais tivessem feito uma passeata (devidamente agendada no O Popular), protestando por melhores salários, etc e tal, como as atendentes infantis - o Sr. Waldiclei iria detonar o prefeito, q nao valoriza a classe... Mas, como isso não aconteceu, ele achou outro jeito de detoná-lo - boa guri - vc é genial...

Anônimo disse...

Só uma dúvida, o senhor W.B. é formado em jornalismo? Pelo que eu saiba ele possui apenas o registro no Ministério do Trabalho, concessão feita por uma brecha temporária que ele encontrou na legislação...

Anônimo disse...

A Guarda Municipal de Araucária está cada dia mais se profissionalizando para atender ao cidadão como presteza. Não precisa chegar ao nível do Iraque para ser valorizada, pois é uma das mais conceituadas do Brasil, e que continue assim servindo de exemplo para outros estados e países.

Rico disse...

parabéns WB. pelo excelente post. É um absurdo que pessoas que prestaram concurso de classificação menor que um ensino técnico ou superior ganhem tanto...

20 ou 40 % é indiferente!
Não sou contra um salário justo para a policia, mas para a verdadeira policia: A PM....


Guardas Municipais, Agentes de Trânsito e Segurança não correm tanto risco como a Policia Militar...

Apoio o seu comentário !

Anônimo disse...

Gente, jornalista veicula notícias, ele não as cria...

Anônimo disse...

EU,COMO AG DE SEGURANÇA, DIGO QUE SOU MUITO FELIZ NA MINHA FUNÇÃO E ME SINTO MERECEDOR DE MEUS 40%.JA FAZEM 17 ANOS DE FUNÇAO PUBLICA E POR MERECIMENTO, JA QUE MEU CONCURSO FOI ABERTO AO PUBLICO E AMPLAMENTE DIVULGADO NA EPOCA.

A GUARDA MUNIPAL É A CONTINUAÇÃO DE MINHA FUNÇÃO, VIERAM PARA NOS APOIAR NA DIFICIL MISSÃO DE FAZER ARAUCARIA SEGURA PORTANTO TENS MEU RESPEITO. OBRIGADO.

Anônimo disse...

Guardas municipais me digam uma coisa, nada contra nenhum de voces...mas por onde andam nessa campanha? Pq sumiram das ruas? Estão protegendo algém? Está um pouco estranho...

Anônimo disse...

GMA GMA.

A pessoa que escreveu o ABUSADOS,digo o seguinte,quando escolhemos uma profissão sabemos os riscos dela...e ao PM que diz que não corre risco na profissão,esse deve ser mais um daqueles lixos que envergonham a corporação,assim como também temos na nossa,mas cada secretaria tem seus problemas...entenda nossa secretaria:
Nosso secretário não entende nada de segurança pública, e já respondendo o anonimo acima:
A ORDEM DO COMANDO DA GUARDA É NÃO FAZER NADA MESMO, deixar o povão na mão. Motivo: Não querem se incomodar nessa época,pois se tirar uma foto do saco murcho do prefeito, estão la os três patetas pendurados!!!Afinal o projeto para votação para que o cargo do comando seja vitalicio já ta rolando!!
Então... ACORDA GUARDARADA, 3 contra 180 o 180 contra 3???
Outra realidade, os novos guardas que entraram, não possuem coletes balisticos, e nem armamento,dai vem aquela historinha " haaa mais a 8 anos a gente nem farda tinha etc,etc,etc....prova que em 8 anos o comando não aprendeu a comprar com antecipação o que precisa, e se tinha o dinheiro,que provavelmente tinha deve ter emprestado para o Batmam fazer campanha....O tão famoso GAT tem direito a tudo, 66hs,fardamendo tático para pagar-pau com a mulherada,frequentar a academia da guarda em horário de serviço,sim porque com 1 dia trabalhado e 3 de folga não da para ir para a academia e nem ver a neta ou a filha em casa o frequentar a faculdade, escala essa 24/72,irregular, mas o secretário deu um jeitinho logico afinal, segundo nosso diretor o GAT é um grupo pequeno e da para administrar,comprovando sua incompentência, pois as viaturas de área também solicitaram essa escala dentro da regularidade, mas como da trabalho para o comando foi NEGADA a essas viaturas,porque segundo ele é mais fácil administrar somente o GAT do que a guarda inteira...é meu caro chama o Batman ou o BOZO que da na mesma. Segundo o prefeito temos 14 novas viaturas.... não sei aonde se tiver 5 funcionando rsrsr estamos no luucrooo. Sem contar que essas viaturas não tem camburão,so as viaturas dos heróis que tem,que aproposito o plano para o pessoal que "trabalha" no GAT é de cotar AMAROKES o HILUX e para as viaturas baixas???? Quem sabe nosso comando não consegue também uma doação da PM das viaturas rurais deles!!! Aquelas TOYOTAS 1978 recondicionadinhas hein?!!! A famosa CHAQUOLHOTA Iria combinar com os 38 que caem o tambor na hora de atirar rsrsrsr, um luxo senhores!!!É realente assim não corremos riscos nenhum...
ALGUÉM SE PREOCUPA COM ISSO???NÃAAOOOOO. É SUA SEGURANÇA TAMBÉM QUE ESTÁ EM JOGO!! NÃO ninguém esta nem ai, só viu o tal aumento de periculosidade,que na realidade não foi um aumento de 40% e sim um adicional de mais 20% que já tinha antigamente e foi retirada dos guardas.Nessas horas cade nossa comissão de sindicância????? Nosso CORREGEDOR????? Sera que esta de olhos fechados??
Mas só lembrando que em meio a essa tralha toda, existem GMS que merecem alem do "aumento" RESPEITO porque tentam trabalhar ao meio desse circo todo.São os que fazem realmente o nome da GMA.Agradeço desde já a todos as pessoas que entendem nossa real situação, temos nossos erros e nossos acertos e lembro a todos que antes de vestir uma farda somos todos seres humanos.

Anônimo disse...

Esse de 153 é conversa pra boi dormir, eu já foi assaltado duas vezes, em uma das quais quando chegava em casa os bandidos estavam fugindo pelos fundos, pulando o murro de 3mt. Eu liguei 153 e falaram que estavam todos o efetivo em um evento no parque cachoeira, que eu devia registrar um BO na delegacia, isso enguanto a cidade ficara na mãos de bandidos. Sai em busca de ajuda e encontrei um carro azul, esses da GM, o policial que o conduzia pegou meu endereço e disse "espere em sua casa que já mando uma equipe", se mandou uma equipe foi pra casa de algum puxa saco que comentou acima, na minha não foi ninguém. Fiz um BO e ficou por isso mesmo, entre televisões, celulares, computador, maquinas fotografica, dinheiro e outros, somam mais de R$ 15 mil. Nada de investigação, nada de nada. Agora me digam, quantos por cento dos roubados já viu seu caso ser resolvido, 1%? Se isso. Fala sério ó GM, Araucária, não só na segurança, também na saúde, educação etc. está abandonada. Que devem ganhar bem, devem sim, mas que trabalhem, não so desfilem e fiquem correndo com escolta e cantando as meninas de saem das escolas, isso já presencie, um cara de pau que conduzia um carro desses da GM diminuiu a marcha e falou "olá linda, como foi sua aula" e ficou rindo com o outra cara de pau que estava com ele, isso é o que?

Anônimo disse...

Por favor alguem sabe se tera nova chamada no último concurso pra guarda, desde ja agradeço.

Anônimo disse...

sou guarda municipal e amo essa profissão pena que não posso mais ajudar a população pois estou fechado em um módulo onde não vem ninguém nem para eu dar informação. Para esse cidadão que lamenta acima entendo sua revolta mais acho que a pessoa que lhe atendeu é um daqueles guardas que só vem passar a hora e vem receber nos dias 25 queria estar na rua nesse dia e atender sua ocorrência com certeza seu comentário seria a favor da gma.

Postar um comentário