On terça-feira, 6 de agosto de 2013 22 comentários

Em certa altura do meu texto da semana passada, A Balela da Greve, escrevi que os professores de Araucária nunca dispensam a oportunidade de gazear umas aulinhas para protestar. A verdade não foi bem digerida por boa parte dos educadores desta cidade. A indignação destes veio das mais diferentes maneiras, alcançando seu ápice na quinta-feira com a aprovação de uma moção de repúdio a minha pessoa durante uma assembleia do magistério. O ápice da gritaria, porém, foi o de menos. O que, de fato, me incomodou foi o argumento mais utilizado por alguns docentes que me procuraram tentando argumentar que a gazeação feita no dia da paralisação seria reposta num sábado e que todas as outras gazeações que eles já fizeram sempre foi reposta nesse dia.

Prezados, o argumento da reposição de aula não passa de balela. Todo docente minimamente sério sabe que reposições ao sábado, na maioria das vezes, não passa de faz de conta, tanto é que em muitos casos eles são convertidos em atividades ditas culturais, como mostra de artes, dia da família na escola e balelas do tipo. Ou seja, não há o efetivo trabalho em sala de aula com os alunos. A Escola finge que repõe. A mantenedora finge que o dia faltado foi reposto e o prejuízo fica para a formação acadêmica do aluno.

Admitam ou não, é fato que a reposição ao sábado é conversa pra boi dormir e para corroborar com  isso basta dar uma olhada na relação de frequência dos alunos nesses dias. Quer dizer, olhar quando ela é de fato feita. Profissionais sérios (e eles existem) de várias escolas que já empregaram a tal reposição ao sábado já me confidenciaram que a presença dos alunos nestas atividades é muito inferior ao de dias normais de aula. E nem poderia ser diferente. Afinal, as famílias tem uma rotina de vida e nela não está prevista aulas aos sábados. Logo, quando os alunos são convocados a repor o dia de aula gazeado pelos professores, isto destrói - de novo - a programação da família. De novo, porque os pais já tiveram que se virar nos trinta para encontrar um lugar durante aquele dia que não houve aula e terão agora que se reprogramar novamente para mandar o rebento à aula no sábado. Diante das dificuldades dessa reprogramação, muitas famílias preferem não enviar seus filhos à reposição e ponto.

Embora para alguns educadores possa parecer simples gazear aula num dia de semana e compensar no sábado, há uma série de dificuldades administrativas que os mestres parecem não levar em conta. Por exemplo, na maioria dos protestos feitos pelos professores, os servidores do quadro geral das escolas não estão presentes. Ou seja, eles ficam lá nas unidades trabalhando e cumprindo sua carga horária semanal de trabalho. Como então se dará uma reposição ao sábado sem os servidores administrativos? Afinal, sem eles não há merenda para as crianças, não há secretaria aberta. Do mesmo modo, como fazer com o transporte escolar, tanto aquele contratado pelo Município como aqueles contratados particularmente pelos pais. Em ambos os contratos não há previsão de trabalho aos sábados. O mesmo vale para aquelas unidades onde a limpeza é terceirizada. Então, por gentileza, não me venham com essa balela de que a gazeação é justificada porque ela é reposta ao sábado.

Firme e forte
A semana que se passou foi interessante. Aos 28 anos de idade recebi minha primeira moção de repúdio justamente por exercitar aquilo que meus professores da rede municipal de ensino disseram que era o objetivo da escola: formar cidadãos críticos. Nunca fui um sujeito conformado, nem com a educação que recebi e nem com o mundo. Ao longo dos últimos cinco anos venho escrevendo neste periódico os mais diversos artigos, sempre manifestando meu ponto de vista, de forma clara e objetiva. Entre os temas que sempre apreciei meter o bedelho está a Educação e não raras vezes critiquei os professores desta cidade. Não todos, só aqueles que se encaixam nas características descritas em cada artigo. Certa feita, aliás, ainda quando nem era profissional contratado deste periódico escrevi um texto em que dizia que “durante a semana pedagógica, o local mais movimentado de Araucária eram as lojas do entorno da Praça da Matriz”. Naquele tempo, o encontro acontecia no salão paroquial daquela igreja. Muitos docentes não gostaram. Fui então conversar com vários que venderam aula para mim (sim, venderam, afinal professor não dá aula, ele vende). E todos eles disseram algo do tipo: Waldiclei! É isso mesmo. Continue escrevendo assim. Eu não me senti ofendido porque eu não estava na lojas, estava aqui vendo as palestras.

Aquilo foi um alento e a partir de então continuei na mesma toada, pois creio que o profissional da educação que não se enquadra em minhas críticas não tem motivos para se sentir alcançado por elas. Simples assim. Dito isto, só gostaria de agradecer à moção de repúdio. Ela é mais uma prova de que sou um vencedor. E como é praxe nos grandes festivais dedicar a terceiros honrarias recebidas, quero dedicar essa moção de repúdio a todos os maus professores desta cidade. Já aos bons professores, dedico meu teclado, minha capacidade de escrever, de interpretar o mundo e de nunca deixar de lutar para que esta cidade seja melhor do que é hoje.

Boa semana a todos! Comentários são bem vindos.

22 comentários:

Anônimo disse...

Caro Waldiclei, tenho acompanhado seus artigos há vários anos, e sempre fico feliz em lê-los, porque ali, acredito eu, está sendo manifestada a vontade de várias pessoas que desejam se expressar, e encontram em suas palavras o mesmo pensamento delas.

Parabéns pelo exercício da cidadania. Grande exemplo seguido por várias pessoas de Araucária que se expressam, trazendo a informação à coletividade.

att

Ricardo A. Escher

Anônimo disse...

Bem pelo que eu entendi o certo é aceitar tudo que o prefeito manda e desmanda, mas é assim só nesta gestão, pois se o Olizandro sair aí é diferente.

CELSO disse...

WALDICLEI, SEU COMENTÁRIO FOI BEM PROPICIO PARA O MOMENTO ATUAL QUE ESTAMOS VIVENDO.
REALMENTE AS REPOSIÇÕES DE AULAS AOS SABADOS SÓ TRAZEM SÉRIOS TRANSTORNOS ANÓS PAIS; POIS TEMOS QUE REVER TODA NO VIDA NESTE DIA DEVIDO A TAL "REPOSIÇÃO", QUE MUITAS VEZES REUNEM EM UMA ÚNICA SALA DE AULA ALUNOS DE 3 OU MAIS TURMAS (ISTO JÁ AONTECEU VÁRIAS VEZES COM A TURMA DA MINHA FILHA NO WERKA).
PENSO QUE A ADMINISTRAÇÃO DEVE REVER COM URGÊNCIA ESTAS REPOSIÇÕES E OS PREJUÍZOS CAUSADOS A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS.
NÃO SOU CONTRA A LUTA DOS DIREITO DOS PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES DO QUADRO GERAL, SÓ PEÇO MAIS ATENÇÃO COM A EDUCAÇÃO QUE ESTA SENDO PROPORCIONADA AOS NOSSO FILHOS, TANTO NA ESFERA MUNICIPAL, QUANTO NAS ESFERAS ESTADUAL E FEDERAL.

Anônimo disse...

A Balela desse Blog...Meu Deus do céu, quanta babozera. Os que estavam na paralisação não eram somente professores, mas senti algo bem pessoal aí neste comentário. Estavamos todos lutando por direitos, veja quem tem olhos p ver, quem não tem ou vê com olhos do outros( dominado, fantoche) que continue cego. Mais respeito a educação deveriam pedir ao atual prefeito. Como tem gente enganada, mal informada, que não conhece a realidade. Nao se pode falar de alguem sem estar no lugar dela. Já disse e repito mil vezes, visitem um cmei, uma escola ou até mesmo um posto de saúde. permaneçam ali por um dia, algumas horas. Coloquem um jaleco e trabalhe ali por algum tempo e depois venha me dizer algo sobre.
A paralização teve um propósito e a greve terá também. Não é balela porcaria nenhuma. Balela é este blog de quinta categoria que somente ofende o que de fato vc Waldiclei não conhece, não vivencia. Faz favor meu amigo. tem muito o que crescer 28 aninhos.

Anônimo disse...

Professor e funcionário público vivem chorando querendo mais e mais vantagens. E podem ter até razão, mas será que estão merecendo? Talvez devêssemos criar um sistema de remuneração por produtividade efetiva. E o IDEB de Araucária, melhorou?

Anônimo disse...

Funcionarios publicos,principalmente so mais velhos de prefeitura,a coisa é complicada.Naao aceitam inovação,acham que sabe tudo pq um novo nao lhe pode ensinar nada,ou quse nada.Visiados na rotina!!
Quer um ex,funcionario publico deveria dar o ex,estao fazendo propaganda contra ao sistema de coleta de lixo reciclavel,pois nao reciclam e usam compulsivamente copinhos plasticos.Dificil mudar a cabeça dessas pessoas,eles nao aceitam!!!!!

Anônimo disse...

QUANTO VOCÊ GANHA COMO PUXA-SACO PROFISSIONAL?

Anônimo disse...

EU TENHO FILHO NUMA ESCOLA DO MUNICÍPIO E CHOVE DENTRO DAS SALAS DE AULAS, E EU APOIO OS PROFESSORES NA LUTA POR CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO E A VOCÊ WALDICLEI O MEU REPUDIO.

Anônimo disse...

Todos tem direitos e devem ser respeitados, e todas as greves trazem prejuízos,os ônibus, correios, INSS, bancos etc. Não a greve sem prejuízos, imaginem os bancários fazem greve mas continuam atendendo o público, os correios continuam entregando correspondências, funcionários da iniciativa privada continuam produzindo, será que iriam ter seus direitos respeitados?
Lembro a todos que acompanham este blog, que é apenas direitos previstos em lei.

Anônimo disse...

E você Waldiclei, como vai ser a tua reposição no fórum pelos dias que você gazeou serviço para ir na semana pedagógica da prefeitura a trabalho do seu outro empregador, opopular heim???????

W.B disse...

Prezado (a), o horário de trabalho no Fórum é das 12h às 19h. Lá, não tem balela de reposição. Obrigado por acompanhar o blog.

Anônimo disse...

O grande problema no funcionalismo publico é a forma remuneratória que nivela todos como iguais. Avanços por tempo, promoções por cursos realizados,independentemente dos resultados obtidos. Isto gera um inchaço permanente e contínuo que premia os incompetentes e penaliza os que verdadeiramente trabalham. Precisamos criar um sistema por produtividade.Tem professor que passa o tempo todo atrás de cursos para obter mais vantagens.Os que de fato se interessam pelos alunos são prejudicados.

Anônimo disse...

E o pior que esta industria de cursos tem como endereço a SMED, cujos instrutores são na maioria Pedagogos Graduados da Prefeitura, o que e ilegal e imoral e nada se faz para corrigir isto, o mesmo vale para Hora Atividade pois quem tem a competência para elaborar materias aplicadas aos alunos e corrigir provas são os Cargos de Pedagogos o qual a prefeitura tem em excesso 2 para cada escola e muitos deles desviados de suas funções, como e que nos idos de 1960 â 1985 isto funcionava melhor do que atualmente.

Anônimo disse...

Por Waldiclei se vc diz que luta por uma cidade melhor, não coloca aqui no blog a situação real das escolas, cmeis e postos de saúde, não seria uma maneira melhor de colaborar, do que ficar criticando os professores e demais servidores?se vc tivesse prestado atenção no que eles dizem saberia que a questão da greve não é só o salário mas as condições de trabalho, e isso meu caro afeta muito mais os cidadãos do que a greve em si, afinal do que adianta ter escola aberta, sem materiais, com professores doentes, sem infraestrutura?

Anônimo disse...

waldiclei, acho que apartir de setembro vc vai começar a falar sobre a politica de araucaria, prefeito e vereadoes. Porque deste vcs fizeram o que puderam para mudar o foco, e não falar sobre improbidade administrativa, o processo, mas hoje abriu-se precedente para que o julgamento ocorra e que ele quem sabe seja cassado. Talvez ai você pare de abordar temas pontuais e passe a falar sobre o todo como fazia na epoca do zeze.....vem ai alguem do grupo dos dois, ou hissan, rosane, rizio, eita araucaria, é por isto que deveria ser cumprido o ficha limpa, para que o povo não fosse engandado como foi na epoca do zeze " so que ele teve sorte na justiça", e o olizandro será que terá a mesma sorte? Bem que este circo poderia acabar....e como eu disse se possivel volta a falar dos vereadores, dos problemas da prefeitura, e se realmente não quis generalizar com relação a sua opinião sobre os professores, e disse que a grande maioria são bons profissionais, a discussão pode continuar via sms, whatsap, face . Nós que somos leitores do jornal, pagamos cada pedacinho do jornal, acho que esta sua coluna é um pedaço em que estamos jogando o dinheiro fora e alias a professora deu um banho no texto dela em resposta ao seu....

ainda servidor publico disse...

A hora q vc precisar de algum servico publico entao peca ao politico q vc votou. Se vc lembrar. Agora duvido q vc nao busca melhorias em seu servico. porem se eu nao estiver insatisfeito, como tive competencia de estudar me preparar com certeza irei pedir a conta e pegar o seu emprego,ja q vc fica chorando pq nao conseguiu passar em nenhum concurso kkkkk

Anônimo disse...

Caro WB em que mundo vc vive? Vc acha que aluno precisa ficar o tempo todo sentadinho, um cheirando a nuca do outro? Pelo que sei nesses dias de reposição o aluno tem atividades de reforço escolar, atividades físicas, atividades culturais, atividades recreativas, portanto isso não é BALELA coisa nenhuma. Caso vc não saiba a escola não é o lugar apenas para se transmitir conhecimento, mas sim o lugar para socialização e também para lazer se vc pensar na etimologia da palavra.

Anônimo disse...

Eu vou defender Wb pela seguinte questao,falam muita coisa sua de tempos da prefeitura,mas vc nao ficou parado acomodado no tempo,vc é um tecnico judiciario,parabens!!!
Ate esta saindo hj essse concurso em curitiba,vao ver que facinho q é passar!!!Na verdade eu tenho uma certa invejinha sua,pois é esse cargo é muito bao!!!!!

Anônimo disse...

Bem se vc WB é servido público me responda, como é seu plano de carreira, é diferente do PCCV do município, diferente deve ser, deve ser muito melhor, agora se o presidente do TJ não cumpri-se com que rege o plano, aí eu queria ver sua reação, e quanto o comentário de 9 agosto 09:15, só porque os funcionários não querem prestar outros concursos não significa que eles estão parados no tempo, e se o WB passou no concurso, parabéns, entrou pela porta da frente no serviço público.

Anônimo disse...

Engraçado, a sua luta por uma cidade melhor inclui o apoio ao prefeito condenado pelo Tribunal de Contas e condenado pelo TSE. Parabéns, acho que seus professores não porque de se orgulhar do nível do seu teclado

Muriçoca disse...

Me admira muito, você uma pessoa culta de boa educação e muito inteligente, ficar preocupado com os professores, apoio sempre os docentes, mesmo porque sem eles não seriamos muita coisa, autodidatas são raros, mas diga-se de passagem que muitos deles estão lá só pra cumprir tabela, e muito mal ainda, engraçado que nenhum professor faz passeata ou greve quando a escola está caindo aos pedaços, quando não tem servente para limpeza, quando os alunos tem problemas familiares e nem são atendidos pelas assitentes socias, que são outra classe muito unida em torno da grana, boa vida e muitas gazetas, então W.B., manda cada um apertar o botão correspondente ao ......, e quem está descontente que vá trabalhar em escola particular, mas lá não dá nem pra gazear nem pra protestar. kakakakakakakakakakkaka

Anônimo disse...

Tudo tem dois lados. De que lado você está?... é muito fácil escrever coisas que são de seu interesse, difícil é ser imparcial neste país corrupto e dominado por "sangue sugas" políticos e seus "carrapatos". Ainda bem que seu publico alvo para esta lavação de cérebros não tem o alcance necessário a sua intenção.

Postar um comentário