On terça-feira, 25 de junho de 2013 10 comentários

Cogitei trocar meu texto desta semana por uma das belas imagens produzidas pela manifestação realizada em Araucária na sexta-feira, 21 de junho. Sim, porque a indignação de boa parte dos que ali foram é também a minha indignação. As reivindicações feitas por muitos são também as que eu tenho tentado passar neste espaço ao longo dos últimos anos, sendo assim - admito - este texto não é importante. Importante foi o que vivenciamos no início da noite de sexta-feira.

Estive no protesto de sexta e fiz questão de andar pelo meio dos presentes na tentativa absorver até que ponto aquilo poderia ter sido manipulado por este ou aquele bando político. Confesso que me surpreendi! Não havia ali qualquer tipo de grande organização com o intuito de tentar beneficiar esse ou aquele personagem público local. Da mesma forma, ninguém conseguiu direcionar o movimento para que ele fosse contrário a quem governa na cidade no momento. Aquilo era um protesto de minorias. Cada qual com sua indignação e que postas lado a lado acabou por formar um grande ato público. É óbvio que como em todo país democrático houve quem tentasse transformar o movimento em algo politiqueiro. Eles não conseguiram! Mas até isto foi bonito, pois esses exerceram um direito que lhes é sagrado: o da liberdade de expressão.

Ao andar pelas centenas de pessoas que se concentravam em frente à sede da Prefeitura, como não poderia deixar de ser, observei partidários do ex-prefeito Albanor Zezé, do ex-candidato Hissam Husseim, da deputada Rosane Ferreira, do atual prefeito Olizandro José Ferreira, de vereadores, de pessoas que tentam viabilizar a Rede em Araucária e assim por diante. Ou seja, estavam ali representantes de toda a nossa fauna política. A motivação de alguns deles, claro, não era manifestar seu descontentamento com a situação atual do país (e de nossa cidade) e sim a sua insatisfação pessoal que o resultado das eleições recentes lhes impôs, mas e daí? Até isso é legal! Faz parte da democracia, até porque não podemos esquecer que vivemos num município dividido politiqueiramente (isso mesmo: politiqueiramente). Logo, qualquer pessoa que considere a hipótese de que essa ou aquela figura política reinará soberana em todos os cantos de Araucária é um tolo.

A principal lição trazida pelo protesto em Araucária e do país todo é a de que as pessoas estão descontentes com a classe política brasileira e é um descontentamento geral, pois só isso poderia transformar protestos de minorias em grandes protestos. Afinal, como já disse, é isso o que estamos vendo nestes atos: cada cidadão com o seu protesto individual se reunindo num mesmo local para - juntos - protestarem. Viva a democracia!

Comentários são bem vindos. Até semana que vem.

10 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bem é bonito sim,mas o que vai adiantar?Politico corrupto e bandido nao vao se emocionar e nem se sensibilizar.Fora o prejuizo com os vandalos,os quais nao faziam parte do movimento isso eu sei.Mas mesmo assim ficou muito feia a cidade pixada,quebrada.E quem paga pra consertar,pintar somos nos.

Anônimo disse...

Puxa que coincidÊcnia, o Secretário Muncipal Rodrigo Maistrovicz Lichtenfels é o advogado de defesa do Olizandro no TSE. Que tal comentar essa hpocrisia, Waldiclei?

Anônimo disse...

Waldiclei, vc disse que esse texto nao é importante, mas é SIM como qualquer outro anterior que põe prá pensar, ponderar questões e expõe seu ponto de vista sobre 'politiqueiros sim' locais. Nada isoladamente é importante mas somados, qualquer comentário critico no facebook cria o tal "senso comum" que faz chegar aos movimentos de hoje. Ainda acredito que voce é apartidário, como eu... Já o resto (outros blogs e perfis vendidos) pertencem ao bloco do "se dar bem" de qualquer jeito. Araucaria tem que mudar muito!

Anônimo disse...

Ahhh esqueci de mencionar que aqui quem diz que não quer dinheiro, quer " poder "quando se candidata. Precisamos de renovação total de políticos, sou contra qualquer reeleição, ou seja, se já foi ou é vereador, prefeito, deputado, etc Tá fora. Se fossem bons não estaria tudo tão ruim!!!! Simples. NÃO VOTO EM QUEM JÁ FOI, RENOVAÇÃO TOTAL, e queria que virasse lei. Ass. Santos

Anônimo disse...

Os protestos aparentemente sem uma causa única tem razão de ser. O povo está desiludido com as instituições que não tem funcionado. O executivo que não oferece serviços de qualidade apesar dos impostos caros e extorsivos, o legislativo fisiológico que só sabe dizer amém, e o judiciário lentíssimo em suas decisões que geram impunidade geral. Solução: Reforma política já. Vamos todos assinar a proposta de PEC da OAB.

Anônimo disse...

Quando o sujo fala do mal lavado (denúncias) fica divertido e quem sabe o povo veja que são todos farinha do mesmo saco. PELO POVO, SÓ O POVO MESMO... Os que estão lá e os que querem entrar são lixo. Com leis e penas rígidas se fará uma bela peneira no meio político.

Anônimo disse...

Que tal uma lei que proíba a contratação de parentes até 3º grau,mesmo para cargos de confiança? Uma lei que ponha na cadeia os corruptos junto com os traficantes, inclusive os membros do judiciário? Uma lei que proíba reeleição em definitivo? pois quem não faz em 4 anos não fará em 8. Uma lei que facilite a demissão de funcionários concursados inoperantes.
Talvez um dia...

Anônimo disse...

Uma dica para o prefeito aposentar CLTIstas na PMA, pelos salários que vi e ouvi... meia dúzia de pessoas com tempo pra aposentadoria, daria 100 mil de redução na folha POR MÊS .. Tem um engenheiro cujo salário que dava pra pagar 3 engenheiros, tem técnico, tem casal.

Anônimo disse...

Não seja hipocrita tambem caro blogueiro, faça uma investigação jornalistica, digo que o jornal faça, tipo aquela que a rpc fez sobre os fantasmas, sera que eles existem ainda? E tambem sobre os cc1, que ganham em torno de 7800 reais. Que o portal da transparencia seja ampliado e indique o local da lotação destas criaturas politicas. Se o perfil do trabalho vale o quanto ganham. Nosso vereador/secretario mais atuante...Clodoaldo...poderia abrir esta caixa preta....e abordar os custos de cada cc para a população em comparação ao que executam.

Anônimo disse...

eu acredito pois todos os povo tem para de dizer amem pra tudo

Postar um comentário