On segunda-feira, 17 de junho de 2013 38 comentários

Passei duas semanas fora. Poderia ter passado um mês, um ano, quatro anos e talvez nada teria mudado nesta cidade. Araucária parece ser uma cidade de hipócritas. Somos todos hipócritas. Eu mesmo sou um hipócrita, pois convivo diariamente com a hipocrisia de alguns e faço uso dela para conseguir concluir determinadas conversas com determinados sujeitos.

Nestes dias em que estivesse fora vi muita hipocrisia em Araucária. Em vários lugares: em manifestações, na internet, na Câmara de Vereadores, na Prefeitura. E elas eram ditas pelas mais variadas pessoas: políticos, funcionários públicos e cidadãos comuns.

Nossa cidade passa por um momento sabidamente complicado e se fossemos uma sociedade razoavelmente organizada estaríamos pensando juntos em formas de enfrentar a crise e colocar este município novamente nos trilhos. Até agora, no entanto, o que vemos é cada grupo defendendo o seu lado. Ninguém está disposto a encarar o problema de forma efetiva e sincera.

Integrantes do Poder Executivo não conseguem passar firmeza em suas ações, que acabam acontecendo de forma atabalhoada, não passando a credibilidade necessária. A austeridade pregada parece não ser para todos e muitos do grupo parecem remar em direção contrária. Em suma, parece que não estamos diante de uma equipe e sim de um bando.
Do mesmo modo, o Poder Legislativo não tem representatividade. Muitos dos seus membros só querem é manter seus pequenos feudos, não tendo compromisso com seus deveres constitucionais. A mediocridade parece ter tomado conta de grande parte daquele órgão e infelizmente não parece haver luz no final do túnel.

Por sua vez, a sociedade civil organizada não existe em Araucária. Faltam-nos entidades sérias e independentes o suficiente para tomar partido das grandes causas coletivas que se fazem necessárias para recolocar o município no rumo do progresso. A hipocrisia é uma praga que tem tomado conta de sindicatos, associações, conselhos e vários outros órgãos municipais. Nenhum deles passa a credibilidade necessária para seus movimentos.

Para piorar a situação, está cada vez mais difícil de acreditar nas boas intenções daquelas ações individuais deste ou daquele sujeito em prol da coletividade. Todas elas parecem estar acompanhadas de segundas intenções nem tão altruístas assim.

Mas, como sempre digo para um amigo meu, o negócio é não desistir e continuar lutando! Se bem que, como eu disse no início deste texto, eu posso estar sendo só mais um legítimo hipócrita araucariense.

Boa semana a todos e até uma próxima. Comentários são bem vindos!

38 comentários:

Anônimo disse...

Pra população acreditar no problema financeiro que o prefeito diz que Araucária enfrenta, o prefeito tem que abrir as contas públicas e não somente o orçamento.

Anônimo disse...

Desde q eu me conheço por adolescente o grupo do ex mito sempre governou essa cidade,com excessao dos 4 anos do polaco.Deu nisso,pensaram q nunca ia chegar a esse momento de dinheiro decrescente.Hj cc é q mata,ainda masi cc de vereador q foi inventado por eles.No anos anteriores esses concursos,pra q tanto nivel superior?Pra q eng ambientais?5e outros absurdos!

Anônimo disse...

Parabéns Valdiclei pela análise coerente dos fatos que acometem Araucária e sua sociedade dependente do poder público municipal. Todo mundo querendo uma boquinha ou algum benefício, mas ninguem olha o bem comum. Isto é reflexo de muitos anos de prática abusiva por parte da PMA e do fisiologismo da sociedade Araucariense.

Anônimo disse...

Falando em hipocrisia... A primeira dama da cidade é aposentada como professora, recebendo aposentadoria, e recebe como secretária. Ou só falam dos outros, e dos deles nada!!!!!

Anônimo disse...

Quanta diferença dos bons tempos. Lembro quando o prefeito rogerio kampa nomeou a sua mulher como secretária sem direito a vencimentos para dar exemplo de probidade administrativa.

Anônimo disse...

Nao dou deste tempo, mas tenho notícias da época em que nem vereador ganhava salario.

Anônimo disse...

Meu caro anonimo 18/06 as 16:11 ta cheio de funcionarios aposentados clt e trab hj.Eu acho ridiculo isso,as pessoas nao se prepararam pra se aposentar um dia e tbrm pq sao pessoas acostumadas a ganhar bem, imagina so ficarem com 4 mil do teto do inss!!Manda embora esses aposentados ridiculos

Anônimo disse...

Lembro a todos que concursado não significa qualidade no serviço público.

Existe muito concursado na Prefeitura de Araucária que poderia ser trocado por um CC que o dinheiro público estaria melhor direcionado.

Já fui CC, e não tive nada a ver com política, estive ali em razão da minha espertise na minha área de atuação, a qual foi reconhecida pelo Secretário que naquela época me contratou.

Digo com total certeza, trabalhei muito mais do que muito concursado que estuda pra passar num concurso qualquer ou apenas está esquentando o banco para passar em outro concurso. Eu cumpria meu horário com medo de ser mandando embora, enquanto os concursados, não estava nem aí, sumiam durante o expediente de trabalho, ficavam de conversa no corredor, ou simplesmente iam embora mais cedo.

Eles não se importavam com Araucária.

Eu falo convicto, sou muito mais um CC do que 10 concursados

Cristina disse...

É, você tá certo Val, só hipocrisia inclusive nos comentários,ninguém se identifica, seremos como já disse várias vezes, fadados a conviver com isso, ninguém irá brigar por atendimento digno na saúde, escolas exemplares, todas as crianças em Cmeis e por que? Os hipócritas usarão o dinheiro para benesse própria e não poderemos fazer nada, mesmo protestando, quem detem o poder são eles, e cobra não come cobra, então ?????????????????? Danou-se tudo.Agora se mexerem com os funcionários, aí sim, vai ter muita gente na rua. Hipócritas.kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Araucária hoje é uma verdadeira nau sem capitão, sem rumo e com tripulação constituída de desinteressados ou piratas. Governar com dinheiro, qualquer idiota governa, os verdadeiros administradores trabalham com planejamento e comprometidos com o zelo pelo erário publico. Olizandro não sei se é bem intencionado, mas a equipe e o funcionalismo em geral, só pensa no próprio bolso e direitos ....

Anônimo disse...

Prezado anônimo ex cc, tá cada vez mais dificil passar nos concursos publicos, não é? E além de passar no concurso, tem o estágio probatório, tem que cumprir horário sim, e a cada quatro anos não é obrigado a sair as ruas por este ou aquele candidato para se manter em sua função. Sem desmerecer o seu trabalho, seja lá qual era. 67 ccs foram exonerados, o que faziam, farão alguma falta?

Anônimo disse...

O Olizandro não está nem aí! As decisões são tomadas pelo Caetano. A prefeitura está sem rumo.
O funcionalismo bate cabeça e nada acontece. Hipocrisia é fingir que não vemos estas coisas.

Anônimo disse...

Hipocrisia é eliminar postos de trabalho sem critérios, e manter a familia empregada. Né Oli?

Anônimo disse...

Hipocrisia é prometer e não cumprir. É ter uma regra para os outros e outra para os parentes e amigos. Hipocrisia é não honrar compromissos. Hipocrisia é discordar e ter medo de falar a verdade. Hipocrisia é ser puxa saco e sair falando mal. Hipocrisia é o método dos fracos.

Anônimo disse...

Até agora só vejo o prefeito lamentar a crise. O único que vejo fazer alguma coisa é o Clodoaldo. Ele é que deveria ser o prefeito.

Anônimo disse...

Interessante os comentários, e acredito que há muita hipocrisia por todos os setores da PMA, o Prefeito fala que tem crise e coloca um dos seus irmãos na secretaria de chefia de alguma coisa, sei lá, sei que não sei para que serve, e que se não existisse não faria falta, é CC que quer trabalhar na PMA sem concurso, e não é por nada, a imensa maioria se não conseguir voto não consegue vaga.

Anônimo disse...

Até concordo com CCs se o salários deles se equiparassem aos de funcionários, sei que muitos acham que todos os funcionários são marajás como destacou o Prefeito, mas todos tem um salário base, se o CC vai ser motorista que ganhe o salário inicial do motorista, se for Aux Adm que ganhe o salário inicial do Aux Adm, mas tem Aux Adm que ganham mais de R$ 7mil para fazer a mesma função que o concursado que ganha 1200, será que é hipocrisia.

Anônimo disse...

Clodoaldo prefeito??? O cara nunca teve culhões para se candidatar porque tem medo de perder uma eleição, ficar sem uma tetinha e morrer de fome, porque não sabe fazer nada, nem mesmo engenharia, e' só verificar as obras de pavimentação da gestão dele (asfalto frio, antipó etc ...), e pula mais de partido que macaco de galho, justamente para não correr o risco de ficar fora da politicagem!!

Anônimo disse...

Concordo com o Anonimo 19 de junho de 2013 16:51... Concursados não estão preocupados com Araucária..
Defendam eles, e estarão defedendo um serviço público defeituoso, não por culpa do prefeito, mas sim por quem efetivamente coloca a mão na massa que são os concursados... Alguém aqui já parou pra pensar... "Pq trabalhar se sou concursado e tenho estabilidade?? "
Sou muito mais os CC`s que trabalham lá, ou trabalhavam, são passíveis de serem exonerados facilmente, razão pela qual precisam demonstrar serviço...

Anônimo disse...

É impressionante as pessoas falarem dos funcionários, "serviços defeituosos" isso é porque os funcionários não precisam ter que conseguir votos para ter uma vaga, eles entraram pela porta da frente da prefeitura, e não porque fizeram favores políticos para este ou aquele.
O concurso É PÚBLICO E QUEM QUISER TRABALHAR NA PREFEITURA QUE ESTUDE.

Anônimo disse...

Quem fala nao sabe a realidade, provavelmente com dor de cotovelo... sou concursado e nao deixo de trabalhar, pq posso sim ser exonerado, existem procesos administrativos que o fazem... se vc diz que CC trabalha vai la na Agencia do Trabalhador e vera a realidade HIPOCRITA!

Anônimo disse...

Ao anônimo do dia 21/06 09:18. Você deve de ser CC e como não é de se esperar, não conhece, porque não lê, a lei. Pela lei os serviços prestados continuamente pelos órgãos públicos só podem ser desenvolvidos por servidores contratados através de concurso público. Você deve de ser um frustrado, pois se não sabe disso nunca vai ter capacidade para passar em um concurso público. Não interessa nada se você é ou não a favor dos CCs em detrimento ao concursado. Interessa o que a lei diz.

Aline disse...

O concurso é público e quem quiser trabalhar na prefeitura que estude.

Anônimo disse...

E tem outra o funcionario publico alem de prestar o concurso publico, tem que cumprir o horario determinado de seu serviço, não depende de padrinho politico, e também não paga dizimo do seu salario a partido ou a padrinho politico, alem de receber o que determina a lei de acordo com sua função, e nao como a maioria dos ccs que estão em uma função e recebem valores alem do que merecem, justamente para cumprir com os acordos politicos determinam a logica desta pratica criada a anos, que lesa os cofres publicos e que mancha a imagem do bom funcionario publico. Cargo comissionado é cargo politico, e em Araucaria somente seriam necessarios cargos comissionados para substituir algum funcionario concursado que fosse desviado para outra funçao...ex para algum secretariado ou diretoria, desta forma se contrataria cc para substituir o funcionario....do contrario, é balela que precisa de cargo comissionado, ja tem funcionario concursado demais...Sou apolitico, e sou empresario, entendo sobre os custos de funcionarios para uma empresa e essa mistura de publico privado, encaresse o o orçamento da prefeitura, pois para os funcionarios publicos a prefeitura não paga os encargos da clt...imagina então o quanto se gasta com os encargos dos ccs, que não são estaveis, mas são clt,(fgts, inss e todos estes impostos que pago para manter cada funcionario em minha empresa). Cobrar um bom trabalho do funcionalismo publico já é outro debate.....

Anônimo disse...

Tem CC que entrega 70% do seu salário para o seu padrinho...

Anônimo disse...

Como você acha que o olizandro junior comprou um camaro de 200.000,00 com 4 meses de secretaria, ganhando um salário líquido de uns 9.000,00??? Se alguém souber passe a receita neste blog.....

Anônimo disse...

O FATO É QUE ESCONDIDOS ATRÁS DE UMA POSSÍVEL ESTABILIDADE, MUITOS E NÃO TODOS, MAS MUITOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SÃO TÃO HIPOCRITAS QUE DIZEM OFERECER UM BOM TRABALHO A POPULAÇÃO, MAS NÃO É ISSO QUE SE VÊ OU SE OUVE EM DETERMINADAS SECRETARIAS, ENTÃO A HIPOCRISIA É MARCA REGISTRADA NESTA CIDADE.

Anônimo disse...

defendam os servidores públicos estáveis que sentam nos processos administrativos de vocês. Ou vocês acham que a máquina pública movimenta-se rapidamente?? Quem movimenta a máquina pública, é servidor público, que detém estabilidade. Nosso serviço público é ruim pq??

Anônimo disse...

Respondendo a pessoa de 24/06 17:02, o nosso serviço público é ruim devido aos prefeitos secretários,diretores gerais, o prefeito é eleito e os outros são cargos políticos,
ou seja, na teoria a prefeitura deveria funcionar como uma empresa se o funcionário não está fazendo o seu serviço conforme o previsto, o secretário deveria abrir sindicâncias, processos administrativos para punir os funcionários, mas não fazem, os "chefes" são coniventes com as ações erradas, e para lembrar são os prefeitos que escolhem os "chefes" agora eu pergunto a culpa é de quem? que não vê "funcionários sentados em cima dos processos".

Anônimo disse...

Coloquei pessoa de 24/06 17:02, mas o certo é o de 17:31.

Anônimo disse...

Respondendo o Anomino de 24 de junho de 2013 23:38.
Se o prefeito trata-se a prefeitura como empresa, não teria mais funcionário público nestes órgãos faz tempo

Anônimo disse...

O prefeito pode demitir sim, se o funcionário não corresponde com suas obrigações ele pode sim exonera-lo, basta instaurar sindicância, processo administrativo e assim o fazer, o que não dá, é isentar quem tem a responsabilidade de fiscalizar os funcionários, que são os "chefes", ou seja cargos políticos. Pode demorar mais tempo que a iniciativa privada, mais que pode, pode.

Anônimo disse...

Poder é claro que pode. Mas vc já viu algum funcionário público ser mandado embora. Até mesmo em orgãos que não políticos??

Anônimo disse...

Não sabemos todos que corvo não come corvo?

Anônimo disse...

Quem é omisso nesse caso é o funcionário?
Não.
Se o "chefe" não faz nada, é claro que o funcionário vai deitar e rolar.
A questão não é ser contra ou a favor do funcionário, e sim porque não são punidos, por isso eu culpo os "chefes" porque os funcionários não irão se punir sozinho.

Anônimo disse...

Nossa anonimo do dia 23/06 as 09:25...então agora um Renaut Sandero virou um Camaro!!????????? Vou comprar um Sandero também quem sabe as gatinhas da cidade sejam desinformadas como voce e me vejam num Camaro, Aí vai ficar bom pro meu lado. Essa foi pra acabar kkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

O Sandero é para enganar trouxas como você....

Anônimo disse...

Tem que dar risada mesmo, de quem é desinformado.
Ler não faz mal a ninguém!!!!
Estude as leis municipais, depois retorne.

Postar um comentário