On segunda-feira, 22 de julho de 2013 9 comentários

Dia desses recebi em meu celular uma mensagem de um político local. Ele me convidava para um debate sobre o planejamento da cidade ao longo das duas últimas décadas. Como não fujo de um bom debate, troquei algumas mensagens com ele sobre o assunto. Embora a essência da conversa que tivemos não vá constar num futuro livro de memórias, tenho que admitir que uma das indagações que ele me fez repercute em meu subconsciente desde então.

A pergunta é básica: você acredita que Araucária teve um mínimo de planejamento ao longo dos últimos vinte e cinco anos? A resposta é simples: não! E o mais triste da resposta não é a admissão de que nada foi feito com planejamento por estas bandas até então e sim a constatação de que nada continua sendo feito com planejamento.

É incrível como as coisas por aqui simplesmente acontecem. É estarrecedor como aqueles que deveriam pensar nas consequências do que fazemos hoje para as futuras gerações parecem não estar nem aí para a Araucária de amanhã.

Mais interessante ainda é que uma reflexão cuidadosa nos leva a constatação de que "saber planejar" parece ser uma deficiência inerente aos homens públicos de nossa cidade, inclusive em suas vidas particulares. Por exemplo, será que se o atual prefeito tivesse apreço ao planejamento ele teria ordenado, lá na agora longínqua década de noventa, o pagamento do aumento do subsídio dos vereadores que hoje ainda lhe causam tanta dor de cabeça? Será que não faltou planejar a consequência daquele ato político para ele e para a cidade? Do mesmo modo, será que o prefeito anterior não planejou os desdobramentos políticos de uma falência de sua financeira quando decidiu constituí-lá também nos idos de noventa?

Esses dois exemplos - em minha opinião - são emblemáticos para explicar algumas coisas que vemos em Araucária, que denotam um grande descaso pelo "planejar" das coisas. Por exemplo, como afirmar que não faltou planejamento na decisão tomada no início da década de noventa de assumir o encargo das séries finais do ensino fundamental, uma atribuição do Governo do Estado, que hoje onera sobremaneira os gastos com Educação do Município? Como dizer que o PCCV foi pensado em longo prazo, se menos de uma década após a sua implantação, ele já parece pesado demais para os contribuintes? Como afirmar de peito aberto que o binário Archelau de Almeida Torres com Miguel Bertolino Pizzato foi um avanço, se a via com características comerciais só pode ser acessada pelos clientes quando esses já estão vindo do Centro da cidade com suas sacolas cheias? Como, prezados leitores, aceitar que uma cidade de pouco mais de cem mil habitantes tenha conseguido criar um sistema de transporte coletivo que consuma cinquenta milhões de reais por ano? Isto para ficarmos nuns poucos exemplos.

Por derradeiro, como aceitar que mesmo após décadas de falta de planejamento e a constatação que - de fato - os problemas de hoje são fruto justamente dessa falta de planejamento, ainda insistamos em não continuar planejando a cidade que queremos?


Comentários são bem vindos. Até semana que vem!

9 comentários:

Anônimo disse...

A Miguel b Pizatto nao foi nem um pouco pensada!!O calçamento todo desnivelado,tudo cheio de degraus,desniveis fortes demais e ao lado da academia do alexandre um buracão ou a entrada do sr q ali mora, q nem ligaram em consertar.E as vagas de estacionamento la?Esses dias(ano pssado) uma moradora resolveu fazer um segundo portao na sua casa e em frente tinha uma vaga,entao o q ela fez?Realizou a obra e pintou a vaga com uma faixa amarela.

Anônimo disse...

Digo mais, você w.b e o sr. carlos do vale também não pensaram no futuro de Araucária quando usaram o jornal para denegrir e muito a imagem do único prefeito que planejava o futuro da cidade que foi o Rizio, e faziam campanha abertamente para o grupo do Zezé, do qual saiu este cara que se diz prefeito e que vocês idolatram tanto.
Você que se diz muito bem informado, leia lá no artigo 11 da LDB (que dispõe sobre as atribuições do Município) e diz em seu parágrafo V:
oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, COM PRIORIDADE,
O ENSINO FUNDAMENTAL.
Todos sabem que o Ensino Fundamental vai do 1ano ao 9ano. Portanto, parem de repetir as besteiras que alguns da smed falam para responsabilizar ainda mais os professores sobre a má gestão que o olingano está fazendo!!!!!

Anônimo disse...

O que falar da secretaria de Planejamento que caiu de paraquedas em Araucária, como já foi dito inclusive por outro secretario municipal... A mesma não conhece nem 1% da cidade.

Anônimo disse...

Planejamento não dá votos, se algum político nos anos 90 planejasse alguma melhoria para os dias de hoje o povo não saberia dizer que essa melhoria foi aquele prefeito que planejou, pois o povo tem memória curta, e acredito que embasado nesse pensamento os políticos não querem planejar e investem no imediatismo, é uma pena.

W.B disse...

Anônimo das 10h33. Obrigado por acompanhar o blog. Já que você se dignou a ler o artigo 11 da LDB deve ter lido também o artigo 10, principalmente os incisos II e VI, que fala sobre a responsabilidade do Estado frente ao Ensino Fundamental. Embora creia que você entende um pouco de Educação, não vou me alongar no debate com você, já que você não tem a coragem suficiente de se identificar. Mesmo assim, seja mais justo com o texto. Reconheça que ele abordou temas importantes. Admita que não há defesa desse ou daquele grupo político como você gostaria que tivesse. Caso queira continuar a discussão, mas não se sinta à vontade para se identificar aqui, mande-me um email (waldiclei@uol.com.br).

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo 10:33 qdo fala do rizio!O unico q projetou o municipio para nao encomodar.Nao sabia q vcs eram contra ele, agora q sei vc perdeu um pouco a credibilidade q tinha em vc.Pq naquela oportunidade deixar de reeleger o rizio pra colocar novamente um bandido no poder, tanto q pouco tempo depois roubou a mega.Barbaridade poderiamos ter acabado com o zeze na hora certa

Anônimo disse...

O binário da Archelau com Bertolino, pode até ter vários problemas, mas sejamos justos, o CAUS que era o trânsito principalmente em horário de pico, isso melhorou e muito, pois quem enfrentava aquela Archelau cheia de ônibus caminhões sem conseguir ultrapassar, fazendo aquela fila enorme. Quem mora na região do Pq Cachoeira costeira e outros da região no quesito trânsito foi muito bom.

Anônimo disse...

Nao to reclamando muito desse binario afinal moro na miguel.Porem tenho pena de quem anda de apé,acho q deveriam ter pensado neles ao inves de so os motorizados,calçamento feio do caramba.E olha q na hora colocavamos a ideia pra empreiteira,ideia de acessibilidade.Mas araucaria nunca soube o q é isso, muito menos aquele ladrao do zeze!!

Anônimo disse...

Acho que o planejamento dos politicos de Araucaria é ótimo no quesito finanças pessoais. Os bolsos våo bem, obrigado! Somente a corrupção explica a situação de nossa cidade todo esse tempo. Cana pra eles! Aliás, são bons tambem no "cala a boca", por que continuam impunes??!! Ass. Santos

Postar um comentário