On segunda-feira, 20 de maio de 2013 39 comentários


Perguntaram-me esta semana de quem era culpa pela situação financeira atual da Prefeitura de Araucária. Respondi que a culpa só poderia ser do mordomo! Sim, porque a culpa sempre é do mordomo! Apesar de a resposta ter sido dada em tom de brincadeira, passados alguns segundos, fiz questão de ressaltar a meu interlocutor que não, a culpa não era do mordomo. Fiz isso porque constatei que o mordomo da administração pública é o servidor público, que diariamente serve a população araucariense.

Não é correto colocar a culpa do caos financeiro do Município naquele que diariamente apenas cumpre ordens. Não é aceitável responsabilizar o servidor porque – em tese – ele ganha razoavelmente bem. É claro que causa certo espanto olharmos alguns valores pagos a determinadas classes do funcionalismo público municipal, mas se essas conseguiram alcançar tais vencimentos é porque a legislação lhes permitiu. Qualquer pessoa em sã consciência aproveitaria as brechas da lei para conseguir ganhar um pouco mais. É da nossa natureza querermos sempre mais! E não há nada de errado se buscamos isso de maneira legal.

Afastada a culpa do servidor cumpridor de ordens, resta darmos a culpa aos verdadeiros responsáveis: os gestores públicos que ao longo das últimas décadas criaram leis e fizeram contratações que atualmente incham sobremaneira o peso da folha de pagamento da Prefeitura. O problema, prezados, é que olhando por esse prisma, não escapa nenhum prefeito e nenhum vereador que tenha exercido mandato nesta cidade desde a redemocratização do país. Ou seja, faltaria guilhotina se fossemos cortar a cabeça de todas as excelências responsáveis pela conjuntura econômica do Município atualmente.

Reconhecido que já temos o culpado e aceitado que – salvo melhor juízo – não há nada juridicamente que possamos fazer para puni-los só nos resta uma coisa para fazer: olhar para frente e agir para que a situação não piore ainda mais. Para tanto, é preciso que o funcionalismo pare de ficar achando que estão sendo ultrajados pelo governo e o governo pare de achar que precisa ultrajar alguém porque – sinceramente – enquanto ambas as partes ficam numa espécie de guerra fria, os serviços públicos que estão longe de serem razoáveis, só pioram e com isso quem perde é o idiota do cidadão que, mesmo sem querer, paga impostos altíssimos sob a justificativa de que eles são necessários para manter a saúde, a educação, a segurança, mas que simplesmente não vê esses serviços sendo prestados adequadamente.

Comentários são – como de praxe – bem vindos! Até uma próxima e boa semana a todos!

39 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma sugestão: fazer um levantamento dos últimos 30 anos fazendo um comparativo entre as várias gestões municipais. Para cada prefeito: quantos funcionários tinha quando assumiu e com quantos deixou. Da mesma forma qual o porcentual de aumento e qual a porcentagem em relação à população. Poderia se fazer tambem quem deu os maiores reajustes. Voces veriam que o perdulário sempre foi o megazezé.

Anônimo disse...

Mega ex prefeito e ex mitocom toda a certeza!!!

Anônimo disse...

http://www.araucaria.pr.gov.br/sites/default/files/acms/04_arquivos/01_geral/reajuste_2011.pdf


Vejam essa apresentaçao sobre os reajustes sempre foi concedido apenas a inflacao

Anônimo disse...

Criar comissão para avaliar a ficha funcional de cada um.. Tem muita coisa errada. a culpa É de todos eles e ponto, e de todos nós que deixamos sempre os mesmos sem exigir transparência. e cortar Tudo que puderem, avaliar, demitir, cortar e cortar mais.

Anônimo disse...

W, até tu? Dizer que ganham razoavelmente bem? Não tem nada de razoável. Santos

Anônimo disse...

Nem relógio trabalha de graça... o Zezé sempre deu aumentos aos seus colaboradores, respeitando a data-base, coisa que o bolo-fofo do Olizandro em sua gestão anterior não fez, se ele quer escravos, que vá para a China, lá sim tem trabalho escravo e nada tem qualidade também.
Pra falar a verdade, não adianta fazer as "grandes obras" e não ter gente pra trabalhar, o hospital municipal já foi uma atitude precipitada, já que sua administração é toda terceirizada... daqui a pouco vão terceirizar tudo, será que os cofres públicos aguentam?
A empresa Nova Geração, que realiza os serviços de limpeza do município se encontra em uma situação complicada, pra se ter uma ideia o contrato é de serviço de limpeza e agora colocaram a equipe até pra trabalhar na copa e na cozinha do prédio (isso porque cortaram as horas extras das efetivas e também não teve mais concurso)... se as funcionárias da Nova Geração entrarem na justiça certamente serão indenizadas... isso sem falar na multa que a prefeitura tem que pagar pra empresa por desrespeitar o contrato... isso é uma vergonha! E o prefeitinho ainda diz que tem muito funcionário...
Volta Zezé e ensina essa gente a trabalhar!

Anônimo disse...

Muitas pessoas, não param para pensar que a cada nova escola, posto de saúde, creche, novos funcionários são contratados. Muitas pessoas e até alguns que elaboram materias para criticar a quantidade de funcionários que aumentou nos ultimos 20 anos, mas se esquece de pensar quais serviços foram criados durante esse tempo, espaço cidadão, guarda municipal, agentes de transito, centro de atendimento a deficientes visuais e auditivos, clinica da mulher, pronto atendimento infantil, entre muitos outros serviços novos. Muitos criticam mais não sabem quantos funcionários são necessarios para uma nova escola de 01º ao 09º ano funicionar, com laboratorios de informática. Não estou aqui para defender nenhum prefeito, mais a populaçãp sempre está a pedir mais vagas em creches novos postos de saúde e tudo isso vai acarretar sempre em novas contratações.

Anônimo disse...

realmente em 10 anos um aumento de 100,68% enquanto o indice de inflação do INPC registrou 100,49%. E tem gente ainda dizento que existem os megas aumentos para funcionários públicos, está ai para qualquer um ver, está sendo praticada apenas a reposição da inflação como todas as categorias de trabalhadores sempre buscam, e que muitas vezes conseguem aumentos de 3% a 4% acima da inflação, como por exemplo: metalurgicos, bancários, seguranças, e outros. Mas existe atualmente um prefeito e uma midia a seu favor para desmoralizar os funcionários publicos que entraram pela porta da frente da prefeitura atraves de concurso público e não igual alguns CC´s que entraram pela porta dos fundos, e recebem salários muito acima de suas qualificações.

Anônimo disse...

http://www.sismmar.com.br/arquivos_para_baixar/download?file=/uploads/arquivos_para_download/2013/cartapop_fimweb.pdf


Só não ve quem não quer...

Anônimo disse...

pega a lista do portal da transparencia, somem os valores pagos a secretarios, ccs, diretoe, enfim cargos politicos, comparem com os concursados...é obvio que tem o excessos criados na propria gestão do atual prefeito, onde alguns profissionais de 4 categorias especificas, se aproveitaram para incorporar os seus salarios, gratificaçoes e tudo mais...enfim mesmo assim, se esse prefeito for mesmo bem intencionado, se rever: ccs, fgs, alugueis de imoveis sem necessidade....da para pagar a maioria que merece oque ganha sim...e concordo com o anonimo que cita o fato de que mais serviços, obviamente gera a necessidade de mais funcionarios, e considerando que nos anos da administração do rogerio e depois do zeze, foram onde mais se contruiram escolas e postos de saude, e na gestão do edvino, rizio e olizandro, não da um centro de saude cada um....na verdade pelo que sei o olizandro inaugurou um na epoca, que o zz tinha construido e so faltava entregar...então rogerio e zeze são os grandes culpados pelo grande numero de funcionarios....O Rizio fez bastante obras, atraiu bastante empresas, as principais obras, foram pinhoes telefonicos, e as principais empresas foram as fornecedoras de fogos para a inauguraçao dos pinhoes...Não sou defensor do zz, esse caras mentem quando falam da arrecadação e de como administram a cidade a anos...so comparei ele e o rogerio kampa com os outros...mas com certeza é preciso uma nova liderança que quebre com esse grupo ou grupos, sei la, e administre para a população, incluidos os funcionarios nela com o respeito que merecem....e aquele exemplo que o atual prefeito deu sobre a familia na rpc que ganha 20 mil e blablabal...na verdade a familia ganha 50 mil...e realmente é necessario um bom orçamento familiar, ainda mais com uma renda destas....

Anônimo disse...

Escolas, unidades de saude, creches, predio da prefeitura, secretaria de obras, garagem municipal, cemiterio municipal, escola tecnica, triar,ginasio de esportes, sem contar os asfaltos, rede de esgoto, centros comunitários e muitas outras obras realizadas pelo rogerio e o número de funcionários aumentou o mínimo. Isto é que foi administração. Basta fazer o mesmo.

katia disse...

para o anonimo acima que disse que o olizandro não contruiu nada. Você é bem mal informado só vê o que te convém. A Escola do Sol Nscente quem construiu? A Casa da Criança do Palomar? O hospital? o Centro de Zoonoses? o Mercado Municipal? o Viaduto da Cidade? são tantas obras que não dá para lembrar todas. Se liga. quer criticar seja inteligente e não uma oposição burra. E o Rizio os asfaltos, a visão de futuro que ele teve. tudo de qualidade se Araucária desenvolveu é graças a ele. Se informe mais sobre a política local.

Anônimo disse...

Não é errado um professor, que fez concurso a nível de 3 grau (faculdade), que fez pós-graduação, mestrado, e cursos de aperfeiçoamento, ganhar 4 ou 5 mil por padrão.
O errado é um técnico judiciário, que fez um concurso a nível de 2 grau, ganhar 9 mil por mês né w.b.?
Se vamos falar de altos salários no poder público, por que motivo não comparamos com o judiciário que também é poder público e seus salários também são pagos pelos cidadãos?
Há sim, para pagar o salário dos professores que estão em sala de aula vem dinheiro do FUNDEF, dos da saúde vem do Ministério da Saúde.É salário dos CCs que são totalmente pagos com o dinheiro somente da prefeitura, do orçamento que deveria ir para obras, melhorias.
Vamos fechar os postos de saúde, o hospital, as creches, as escolas e acabar com a guarda municipal, com o serviço de ambulâncias, com a cultura, com o esportes, enfim, com tudo aquilo que ocupa um grande número de funcionários. Aí sim sobrará dinheiro para construir viadutos, como o que o olizandro fez, que não serve para nada, para uma população sem saúde, educação e cultura utilizá-lo.

Anônimo disse...

Pergunta que não quer calar, como ele vai cumprir algumas promessas sem contratar mais funcionários, exemplo, ele prometeu que iria aumentar as vagas nas creches e aumentar a segurança, como aumentar sem contratar mais atendentes ou guardas.
A cidade está crescendo, precisa de mais escolas, postos de saúde, creches etc, consequentemente precisará de mais funcionários, lembrando ainda que os funcionários recentemente contratados pela prefeitura por concurso são os que tem os menores salários.

Anônimo disse...

Até 2016 as crianças, à partir de 4 anos, devem estar matriculadas na escola, Ensino Fundamental, não será creche. Isto já está definido em uma alteração da LDB inserida este ano. Portanto, a prefeitura terá que contratar mais professores para atender esta demanda. Mas não precisam espernear, o dinheiro para isto não sai do asfalto não, vem do FUNDEF. Então o olocozandro, às custas da contratação de mais funcionários efetivos, poderá contratar mais CCs. Pois existe uma porcentagem em relação aos concursados, os que entram pela porta da frente, de ccs que ele pode contratar. E se alguém duvida que ele vai contratar, dizendo que a máquina está inchada, é só lembrar que ele disse que iria exonerar 20% dos cargos comissionados e desde a sua bravata somente contratou mais ccs.

Anônimo disse...

O que dizer do irmão do anderson gotfrid, que fala mal dos funcionários no face, estar ganhando mais de 3600,00 por mês sem nem ao menos ter acabado o estágio probatório??? Será que o anderson também o chama de marajá??? E tem também o pai dele que é motorista de caminhão e que ganha mais de 7100,00 por mês???? Será que é um acordo com o prefeitinho do coração dele, pois defende ele com unhas e dentes????? E a família dele não para nestes aí de cima, tem mais alguns....

Anônimo disse...

Devemos ser racionais. Nenhum ente político pode por força legal gastar mais do que 51% com funcionalismo sem correr o risco de reprovação e incursão na lei de responsabilidade fiscal. Houve queda de arrecadação e vai piorar devidos aos cortes federais. Solução: Não dar aumentos, evitar contratações e racionalizar a força funcional existente. Por outro lado esforços para aumentar a arrecadação através de uma melhor fiscalização e atração de novos investimentos para a cidade, coisa que o megamitozeze nunca se preocupou em fazer. Força Olizandro, vá em frente.

Anônimo disse...

Bem pelo que o anônimo acima disse o certo é: Solução: Não dar aumentos, evitar contratações e racionalizar a força funcional existente.Até concordo, mas e os mais de 300 CCs, e as exonerações onde estão, dessa forma parece que é retalhação ao funcionalismo. Olizandro exonere os 20% dos CCs e prove que não é isso.

Anônimo disse...

Já foram cortadas as horas extras, já foram cortadas FG`S agora em maio, mas até agora nenhum dos 20% de CC´s foram mandados embora.

Como que fica isso, os funcionários tem direito ao reajuste anual da inflação, nem que para isso tenham que mandar mais uns 200 cc´s embora.

Os Secretarios estão felizes da vida pois seus aumentos já ocorreram em janeiro-2013, e o restante dos trabalhadores.

Anônimo disse...

Nossa quanto puxa saco!!!

Anônimo disse...

Caso sério esta questão do funcionalismo. Mas vamos comparar os salários destes com a iniciativa privada. Ninguém é obrigado a ficar na prefeitura. Insatisfeitos que se mudem.

Anônimo disse...

A realidade é uma só: estamos em tempos de vacas magras. " Em casa que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão".

Anônimo disse...

Concordo com o que foi dito hoje 7:54. ninguém tem razão. O pessoal da Pma e Camara pesam muito nas contas do povo, que é o patråo, mas está abandonado. Gestores e funcionalismo são todos criminosos, deveriam ser denunciados, no mínimo como cúmplices das falcatruas.não sei o nome do crime ou a lei que infringem mas meter a mão nos cofres públicos enquanto falta qualidade na saúde e outras questões básicas deveria, inclusive, ser crime ediondo.

Anônimo disse...

Tem como mandar embora funcionarios q ja sao aposentados clt?Ou eles tem direito de ficar mesmo o prefeito nao querendo

Anônimo disse...

Começaram a aparecer os puxa sacos por aqui, muitos não sabem nem o que estão falando, os salários dos funcionários aqui de Araucária não está diferente de outras prefeituras, quem é informado e acompanha editais de concursos públicos sabem muito bem disso, com relação a iniciativa privada, lá os trabalhadores tem outros direitos, vale refeição, plano de saúde, participação nos lucros, fgts, seguro desemprego. Para quem sabe é so olhar neste site o salário inicial de cada função efetiva da prefeitura.

http://www.sifar.org.br/upload/conteudos/121226124925_tabela_salarial_junho-2012.pdf

Ok, fica a dica ai, ou vai ter ainda alguns leiteiros achando que R$ 1.200 pra um aux adm, que entrou pela porta da frente da prefeitura atraves de concursos é muito!!!

Anônimo disse...

Porque o Prefeito está preocupado com o tribunal de contas? Se suas contas da gestão passadas não foram aprovadas e ele responde por isto? Vai pro buraco e quer levar os funcionários junto? Negativo, vá apenas com os seus maravilhosos CCs que estão em pencas em todas as secretarias.

Anônimo disse...

A senhora Katia tá ganhando quanto pra falar do prefeitão? Inúmeras obras, uauuuuuuu. Põe a mão na consciência minha filha e veja o que tem pra fazer. Não adianta construir e não ter material humano pra atender a população, não ter médico, professor, remédio, exame, vaga na creche, infraestrutura descente e gente descente no comando da cidade. Os asfaltos do Rizio, sabe como que tá? Cheio de buracos e do lado do asfalto esburacado tem mato, não tem meio fio e tem lixo jogado. Em qual parte da cidade que você vive que tá tudo lindo, me diga? Tenho certeza que vc não depende de nenhum serviço público, ou quem sabe ganha bem pra falar absurdos. Se ele fez alguma coisa, não fez mais que obrigação. E a proposito, o HMA foi construído com verbas do governo e não da prefeitura, a prefeitura tem que manter o local que certamente vai mal das pernas como qualquer setor da prefeitura. Se informe minha querida e veja a realidade.

Anônimo disse...

Quem é Katia?Sao todos anonimos aqui.A respeito dos prefeitos,nao sou de nenhuma linha e digo uma coisa,Rizio sim foi o melhor e quem fala alguma coisa boa do mito fala pelo interesse pessoal,simples.Seu querido Ze tem q ir pra cadeia pq ele so quebrou empresas,veja a historia dele e vai ver q é isso.

Anônimo disse...

Meu caro colega anônimo acima, tem sim muita coisa por fazer e nunca terá fim num município que só cresce. Sempre haverá obras por construir, funcionários a contratar, etc. O que me dá nojo é ver pessoas que até o fim do ano passado achavam que tudo estava bem, pois apoiavam o ex prefeito e só foi mudar o calendário pra 2013 e ficou uma m....Isso é hipocrisia, a coisa ta feia já faz tempo, só os cegos ou quem tinha alguma vantagem pessoal é que não enxergava. E eu te digo uma coisa o HMA vai mal das pernas pela incompetência da gestão passada que vc defende, pois até equipamento com comprovação de notas que foram comprados a mais de 4 anos estavam encaixotados pq a administração passada não queria admitir que o então ex prefeito Olizandro havia deixado.

Anônimo disse...

Como todos aqui não gostam de se identificar, vai lá: anonimo de 26/05 as 17:32, você acertou, quem defende a administração passada tinha interesses, quem defende esta tem interesses, e nós temos que trabalhar para dar boa vida a muitos destes, pois acho que só os CCs é que em horário de trabalho podem se dar ao luxo de acessar internet em proveito próprio, mas não adianta, isso não vai mudar nunca. então meus pesames a quem fica.

Anônimo disse...

Crise fabricada por um prefeito caloteiro, sim, é isso mesmo, mostra os números verdadeiros, Olizandro, mostra! Aqui em Araucária nem todo mundo é otário como você pensa.

Anônimo disse...

Antes de julgar é preciso conhecer a matéria e os fatos. Só os puxa-saco do ZZ é que não vêm que ele é o maior culpado pela situação. O município está pagando a conta dos desmandos anteriores. Vamos abrir o olho, ZZ e sua turma nunca mais! Pra encerrar, e o episódio Mega cred?

Anônimo disse...

Não me preocupo com salários, quero saber quando estes funcionários vão começar a atender melhor o povo, principalmente na saude e na educação que esta perdendo até para a Fazenda.

Anônimo disse...

Essa falsa crise nem existe, mas se existisse o culpado seria o próprio Olizandro, veja bem Waldiclei, ele é responsável pela :
1. Criação do Hospital Municipal que gera despesas gigantescas e atende vários municípios. Olizandro não se preocupou em fazer um consorcio intermunicipal para dividir as despesas com outros municípios, disse que Araucária dava conta. Seria mais barato ter continuado com o convênio com o hospital das freiras;
2. Criação do PCCV que proporcionou as distorções que hoje saltam aos olhos de todos.
Em suma, Olizandro sempre foi um péssimo gestor, sem capacidade de planejamento, ainda por cima quer culpar o Zezé.

Anônimo disse...

Prezado amigo do Zezé. Não sei quanto voce ganhava dele, mas eu te asseguro que o prejuízo que a Megaoperação do Zezé causou ao povo de Araucária não será esquecida assim tão facil. Por falar disso onde andam os irmãos megatralhas? Miami? Torrando o que surrupiaram?

Anônimo disse...

Prezado Megaobssessivo, o processo da Mega está na justiça, não? O que foi deliberado até agora? Zezé não tem culpa nenhuma pela falência da Mega, está tudo no processo, voê parece samba de uma nota só, não enxerga que nas gestões do Zezé ele ficava fazendo mimimi, pelo contrário, fazia obras, a amioria com recursos próprios, pergunta pro Olçizandro quento ele endividou a prefeitura para fazer obras e aonde foram parar os recursos próprios. Tudo na mão do Olizandro vira pó, quero ver como ele se sai se a ajudinha dos amigos do TRE. Adiós, Oli, já vai tarde.

Anônimo disse...

Ahahah, megaobssessivo, até parece que o povo de Araucária tinha dinheiro aplicado na Mega, que piada ... quem aplicou na Mega tinha bufunfa e foi atraído pelos juros, fossem menos ganaciosos teriam pensado melhor. O povão de Araucária quando tem um dindim aplica na caderneta de poupança da Caixa.

Anônimo disse...

Posso ser megaobsessivo, mas como voce mesmo admite eles roubaram apenas dos gananciosos. E isto não é crime? E onde estão as megaobras do ZZ?
Não esqueça que ele tem 12 anos de mandato como prefeito. Diga-se o pior prefeito.

Anônimo disse...

Que comentário infeliz o de 13,34. Sou de Araucária, conheço dezenas de pequenos poupadores, agricultores, viúvas, assalariados, profissionais liberais que foram enganados pelo papo de Zezé. Ele próprio me garantiu que era seguro e me ferrei.

Postar um comentário