On segunda-feira, 29 de abril de 2013 29 comentários



Não recordo direito em qual série recebi a informação de que o pinheiro que dá nome a nossa cidade era uma espécie em extinção. Do mesmo modo, não me lembro quem foi o professor que passou tal ensinamento, mas com certeza, ou foi a Jucélia (primeira série), ou a Nair (segunda série), ou a Diana (terceira série), ou ainda a Liete ou Marilze (quarta série), afinal foram elas que me aguentaram durante o primário.

Aprendi com uma delas que restam apenas entre um e dois por cento do que um dia foi a maior floresta do Sul do país. Esse flashback dos meus tempos nas salas de aula da Escola Nadir Nepomuceno Alves Pinto, ali no bairro Costeira, me levou a pesquisar durante a semana que se passou quais foram os principais fatores que contribuíram para que as florestas de araucária fossem praticamente dizimadas. Minhas leituras mostraram que entre as razões para a destruição do pinheiro estiveram “decisões políticas equivocadas” e “descaso pela natureza”. Pronto! Já tenho o gancho para ligar a destruição das florestas de Araucária na primeira metade do século XX com a real possibilidade de estarmos vivenciando a destruição do Município de Araucária nesta primeira metade do século XXI.

Assim como decisões políticas equivocadas contribuíram com a quase extinção do pinheiro, essas também – não há dúvidas – são as principais responsáveis pelo quadro de quase falência financeira do nosso Município. A cidade de Araucária, com seu pujante poder econômico, deveria ser referência de qualidade de vida para todas as cidades do país e também do mundo. Isto, no entanto, não acontece! Muito pelo contrário. As informações recentes vindas da Prefeitura de que estamos gastando acima do que a lei permite com o funcionalismo público municipal é uma prova disso!

Araucária tem hoje em seu quadro funcional em torno de 5.600 funcionários, o que equivale a cerca de um funcionário para cada 21 habitantes. O número é mais do que o dobro do que, por exemplo, Curitiba, que tem um funcionário para cada grupo de 49 moradores. Essa diferença absurda deveria fazer com que tivéssemos um serviço público de maior qualidade do que tem os cidadãos da Capital. E todos sabemos que não temos! A verdade, aliás, é que os curitibanos estão mais bem assistidos pelo governo do que nós.

Obviamente, a culpa disso não é do servidor público de Araucária. Os utilizo aqui como ferramenta para meu exemplo. A culpa é dos gestores que comandaram e comandam a cidade. São as decisões equivocadas deles ao longo dos últimos vinte anos que fizeram com que a política de gestão de pessoas da Prefeitura não fosse focada na qualidade do serviço prestado, na produtividade, no reconhecimento do mérito e assim por diante. Contratamos milhares de funcionários e simplesmente os despejamos em repartições públicas espalhadas pela cidade. Resultado: temos mais servidores do que precisaríamos se tivéssemos uma administração eficiente e ainda temos a impressão de que está faltando gente!

Se continuarmos cometendo as mesmas decisões equivocadas que nos trouxeram ao quadro atual nosso destino é o mesmo das florestas de Araucária: a quase extinção! Mais do que nunca precisamos de um gestor disposto a tomar as medidas necessárias para recolocar o município nos trilhos. E ele terá que fazer isso utilizando os servidores que aí estão, pois – queiramos ou não – é o funcionário público o responsável por materializar as ações de um governo. É óbvio que nesse processo o comandante atual talvez tenha que cortar os galhos da Araucária que impedem a recuperação e o crescimento do pinheiro. Torçamos para que ele saiba cortar os galhinhos certos. Do contrário, a planta e ele morrem!

Comentário são bem vindos! Até semana que vem!


29 comentários:

Anônimo disse...

sou servidor publico no municipio de araucária estou no estagio probatório , onde ja passei em outros concursos mas sempre busquei ser servidor em araucária ,por ser morador e por ouvir falar que ser funcionário publico em araucária e muito bom , digo que consegui minha vaga na prefeitura me dedicando aos estudos, e pedi demissão em uma industria na qual trabalhava por 5 anos e tinha até um salario razoavel ,mas optei pela estabilidade de ser concursado , pois bem digo que hoje os servidores em estagio probatório estão sendo ameaçados e coagidos de serem demitidos pela atual gestão , em carta de comunicado do prefeito diz o seguinte :UMA DAS POSSIVEIS MEDIDAS A SEREM ADOTADAS , DEMISSÃO DE 50% DOS SERVIDORES NÃO ESTAVEIS , achei isto um absurdo uma afronta a servidores que estão ali por direito adquirido , que largaram outros empregos ,se dedicaram pra ser aprovado em concurso,. sÓ que isto não é bem assim demitir servidor publico ,isto tem todo um processo ,outras cidades que fizeram isso ja foram obrigadas a readimitir servidores , fora os processos que os servidores demitidos podem aplicar ao municipio alegando as perdas e danos que vai acontecer na vida do ex servidor ,ENTÃO O ATUAL PREFEITO ESTA USANDO ISSO EM TOM DE AMEAÇA E COERÇÃO AO SERVIDOR , ESPERO QUE O SINDICATO SIFAR ESTEJA PERCEBENDO ISSO.

Luíza disse...

Pois é.... será que é isso mesmo que está acontecendo? Fica as minhas dúvidas. As atitudes da Administração não condiz com o falatório, pois vemos quase que diariamente no diário oficial nomeações de mais funcionários comissionados somente esta semana 29 e 30 de abril temos quatro nomeações e um reenquadramento para salário melhor. Realmente não dá para entender. E os cargos em Comissão como que pode estar recebendo para participar em comissão sendo que o estatuto do servidor é claro ao referir-se que a gratificação é para funcionário públicos estáveis.??? A Rhuanita na Câmara o Nil na Prefeitura, tá tudo errado e a gente fica se perguntando até quano esse pessoal vão ficar sugando o nosso dinheiro?

Anônimo disse...

Se a folha de pagamenta está estourando o cofre da prefeitura, por que motivos ainda estão nomeando CCs? Consultem o diário oficial no site da prefeitura, no dia 29/04/13, portanto, depois de todo fuzue do prefeito, contrataram mais 5 CCs.
Se o município tem mais de 5000 funcionários estáveis, que passaram por concurso público, portanto, entraram pela porta da frente, é por que o município precisa. O maior número de servidores estão na saúde e educação, aí não pode cortar, já tem falta de médicos, enfermeiros, atendentes, dentistas, professores, educadores.
O olizandro tá reclamando do quê? Ele pegou a prefeitura sem nenhum cargo comissionado, e as funções gratificadas foram todas cortadas. E ele em sua esperteza, preencheu todos os cargos que pode com CC, distribuiu todas as funções gratificadas existentes, aumentou o salário dos CCs. A CULPA É SOMENTE DELE.

Anônimo disse...

Eu passei num concurso melhor e q ganha mais mas optei pelo daqui.
Eu tenho quse certeza nao vao mexer com funcionario,esssa é a ultima da ultima medida.Talvez mecham com coisas como demissao voluntaria,pq agora q caiu coisas ai, algunsfalam q nao vale a pena por ess salario.É a hora sua,pq essas pessoas tem outras profissoes e ganhavam bem mais nelas.Empurrar a galera pra se aposentar e coisas assim.Eu acho isso brm bacana fazer!

Antonella disse...

Olizandro escolheu mal seus aliados... está muito mal assessorado, a maioria de seus secretários e diretores trata mal seus subordinados, não valoriza, não faz reunião, não quer nem ver na frente... e isso só desmoraliza e desacredita o prefeito.
Perdeu a eleição anterior por causa dos servidores, ele que disse que não precisava de voto de servidor para se eleger, quebrou a cara, servidor público tem família, tem amigos, e acima de tudo é ser humano... se ele não quis aprender pelo amor, vai aprender pela dor. Ninguém quer ele na prefeitura, só os que estão mamando nas tetas do governo, ganhando desmerecidamente, como a dona Ivana da SMPL, além do doutor Nil da SMFI e Ariete da SMED que ganham ilegalmente uma gratificação que deveria ser dada ao servidor ocupante de cargo efetivo.
Apoio os comentários da Luiza, porém não estava sabendo da Rhuanita, poxa... mas o Ministério Público já está de olho, soube de fonte quente que já foi gente lá denunciar.... daqui uns dias chega uma intimação...

Anônimo disse...

http://www.sismmar.com.br/noticias/ler/696/Amea%C3%A7as%20aos%20cargos%20efetivos

Leiam esta noticia, muito interessante.

Anônimo disse...

Antonela, você comentou sobre a Ariete Tonegawa diretora geral da secretária de educação. Se ela esta recebando uma gratificação eu não sei, mais segundo o que disse o prefeito ao Beto Ophis que não poderia nomea-lo porque o seu irmão Algacir Ophis era diretor geral da camara municipal de vereadores e isto seria nepotismo, então porque o prefeito nomeou o marido da Ariete Tonegawa que é diretora geral da secretária de educação na secretária de agricultura isto tambem não é nepotismo ou o prefeito só falou para o Beto Ophis que a sua nomeação seria nepotismo só para descartalo e não cumprir o prometido. A, o nome do marido da secretária geral da educação é Sadaioshi Tonegawa e esta nomeado como assessor tecnico da secretaria de agricultura, e esta lá no mercado municipal, se alguem duvida vá la e veja pessoalmente, procure por um japones de estatura baixa que atende pelo nome de Jorginho. Então prefeito isto não é nepotismo como o Sr. falou para o Beto.

Antonella disse...

Então, esse é o "jeitinho" que o prefeito dá para colocar quem ele quer dentro da prefeitura. Assim que o Olizandro assumiu, encontrei um colega meu que trabalhou em sua campanha, daí perguntei à ele se ia pegar uma direção de secretaria, aí ele me disse que não, que o Caetano disse à ele que não dava, que só poderia pegar esse cargo quem tivesse curso superior, que no caso ele não tinha. Só que tem diretor geral que não possui curso superior, isso foi uma forma de descartar o sujeito. Penso que o mesmo ocorreu com o Beto Ophis, só que a lei é para todos, como que o japa conseguiu? Isso se chama jogo de interesses, muito presente em nossa política local. Mas foi bom você comentar aqui no blog, que isso certamente dará mais uma denúncia no Ministério Público. Divulgue esse blog. O ideal seria que os comentários fossem ser publicados no Popular.
Waldiclei, aí vai a dica pra ampliar o número de leitores.

Anônimo disse...

Olizandro não sabe admiistra e está manipulando os números, que a Câmara faça uma auditoria.

Anônimo disse...

E a FARRA do olizandro continua....Mais 4 NOMEAÇÕES de CCs e 1 REENQUADRAMENTO para CC1. Consultem o site da prefeitura no Diário Oficial de 03/04/201S. Se a folha de pagamento da prefeitura está estourada, então por que essas nomeações???? Há já sei, é para dar o calote nos funcionários quanto as promoções e progressões (que fazem parte do plano de carreira dos funcionários) e da data base.

Anônimo disse...

Como tem gente cara de pau mesmo, usando este espaço para chorrar que o Beto não foi contratado como cc. A intenção agora é outra! tem que tirar todos os cc´s, e não contratar. Fala pro Beto ir no Sine que lá tão contratando, mas o salário não vai chegar perto dos 7mil que a prefeitura para para qualquer um.

Anônimo disse...

È Waldiclei, até agora nada de cortar os galhos certos, e pelo jeito optaram por ficar com os galhos secos e danosos.........

Anônimo disse...

Parabenizo o colunista pela materia. Um dos piores cancros da administração pública é o uso desenfreado de contrataçoes e reajustes acima da média para o funcionalismo visando o voto. Esta foi a tônica da ultima administração. O Ex prefeito sempre usou o dinheiro público para conquistar votos através do funjcionalismo municipal. Foi uma política nefasta e expoliativa para o municipio. Como consertar agora? O ex prefeito deveria ser responsabilizado criminalmente por isso. Infelizmente o atual prefeito terá que tomar medidas altamente impopulares para com o funcionalismo, mas mjuito benéficas para a cidade. O dinheiro público deve retornar para a população através de obras e benefícios, e não somente para pagar funcionários. Olizandro, faça os cortes que a cidade agradece.

Anônimo disse...

Citaram Sine, nem la tem emprego,fazem uma onda pra pegar alguem q Deus o livre.Nao os funcionarios, mas nesses casos essas vagas fazem de conta q precisam e estao procurando e o engraçado é q nunca acham.Imagina estagiario ou funcionario da Pma.Um conselho,tirem dos seus curriculum q fizeram estagio na PMA ou ainda funcionarios,pq é mal visto.

Anônimo disse...

Pois falando em cortes porque o Sr. Prefeito grandes obras não verifica os grandes contratos de aluguel por exemplo da secretaria inoperante de Meio Ambiente seu almoxarifado que não guarda nada e paga a bagatela de R$4.713,13, será que com este corte ja não ajuda a segurar o suposto orçamento negativo, e porque o ex prefeito manteve a prefeitura sem cortes seria ele super-heroi o que voce me diz......

Anônimo disse...

o blog do genildo esta menos imparcial, apesar da ligaçao politica as claras que ele tem com o pps...parei de gastar meu tempo com este blog... acho que chega....porque as criticas não sao as mesmas visto que o prefeito tambem é ficha suja? Ele mantem o mesmo padrao de governo, locações, nomeaçoes de ccs, secretariados com criterios politicos e não administrativos, ex rizio e clodoaldo....e começou em janeiro teoricamente do zero, e foi nomeando quem ele quiz....na verdade é tudo balela porque ele paga pra vc, vcs formarem opinião, se ele ficar, tudo continua igual esta porque ele precisa dos funcionarios pra se reeleger...se for cassado, ele precisa dos caras pra eleger alguem do grupo deles, como fizeram na epoca que eram um grupo so e passaram a imagem de perseguição ao zeze, o prefeito era vice e defendia o ze...meses depois brigaram ou não, não sei até hoje... emfim vcs, ficam com estas reportagens, mostrando que vai fazer isto, que aquilo estava errado....não que nunca estivesse.., mas são promessas de austeridade...porque não foram implantadas desde o inicio? vc faz parte desse esquema todo...indiretamente é claro....eu acho...mas ha faz...

Anônimo disse...

E falando em jogo de interresse, porque será que o prefeito nomeou o irmão do deputado estadual Gilberto Ribeiro como cc1 na secretária de meio ambiente, será que pela sua competencia ou porque alem de deputado o Sr. Gilberto Ribeiro é tambem apresentador do programa Balanço Geral na RIC TV, e porque será que o irmão do deputado federal André Vargas tambem esta fazendo parte desta administração e é para estar dando expediente na COHAB junto com o nosso vice-prefeito que alias é do mesmo partido que o nobre deputado, será que este cidadão esta ali tambem por competencia ou é apenas mais um jogo de interesse. Então minha gente se vocês tiverem alguma reclamação à fazer da atual administração não adianta chamar o balanço geral pois o nobre apresentador deste programa não irá lhe atender pois se assim o fizer estara prejudicando o seu próprio irmão que mora em curitiba e leva da nossa cidade todos os meses em torno de 7.800,00 reais para gastar na capital do estado. E dai será que nestas duas contratações existe jogo de interesse, acho que não, avaliem vocês mesmos.

Anônimo disse...

Perai... Hj estava em nada para fazer.... Uma chuva lá fora.... Comecei a ver o Diário Oficial.... A secretaria do OLI tem uma função gratificada e tres comissões? Desse jeito a folha de pgto vai estourar mesmo..... E eu q sou CC e que trabalhei e trabalho direitinho na Prefeitura tenho q resar todo dia para não perder o CC? Pq tão cortando os gastos? VERGONHA!

Anônimo disse...

tive que voltar, quis dizer que o blog do genildo é mais imparcial e não o contrario se é que isto importa, porque o que importa é o resto que eu quis dizer..

Antonella disse...

Então... parece que na Secretaria de Administração o "Doutor" Arcoverde (o chamam de doutor porque tem doutorado?)já reuniu seus funcionários para avisar do corte de todas as funções gratificadas daquela pasta... será que foi o único secretário que já deu a triste notícia a seus servidores? E já aproveitou para avisar que os que estão em estágio probatório estão na linha de tiro... não antes de cortar vinte por cento dos comissionados... mas por quê só vinte por cento? Isso é estupidez, porque o quanto se despende para realizar um concurso público é considerável, além de ser um processo bastante moroso. Comissionado se contrata muito mais facilmente. Mas como o Ronaldo Martins disse numa certa reunião, "demitir comissionado não é viável politicamente..."
Ah, não posso deixar de comentar o que todos os servidores comentaram ao receber a tal cartinha do Olizandro juntamente com o contracheque do último mês: se é pra cortar gastos, porque uma carta elaborada num papel tão caro e impressão colorida, não poderia ter feito uma reunião com todo mundo, como o Zezé fazia? Será que ficou com medo das vaias? kkkkkk....

Anônimo disse...

Em janeiro de 2009 Zezé aumentou o salário de todos os CC´s em R$ 150 reais para compensar o abono extinto por Olizandro em 2007. em março de 2009 zezé, pegou a gratificação de 100% dos CC´s para dedicação exclusiva e incorporou no vencimento deles, dobrando o salário base de todos os cc´s, e no mesmo ano em junho teve mais o aumento da data base de 6,11%, e em 2010 7%, em 2011 7%, 2012 10%. Por isso que hoje os slários dos cc´s chegam aos abusurdos 7 mil, é muito facil reduzir os custos é só cortar em 50% todos os salários bases dos cc´s.

Anônimo disse...

Parece que este assunto não tem fim, mas o que precisa ser entendido é que Servidor público como muito bem diz o nome é para servir o público e não ser servido pelo dinheiro público. O Olizandro tem toda razão no que esta fazendo.

Anônimo disse...

É claro que o prefeito tem toda razão, mas ele precisa decidir se vai ser a favor do serviço público ou político.
Quero ver voltar para sala de aula o Sr Adalberto (chorão) e a Sra Ivana (ex-secretária), para reduzir o custo com substituição, já que precisa tomar medidas para isso. E que estranho algumas FGs foram tiradas de algumas pessoas, mas foram atribuídas outras, além de uma nomeação de CC, Patricia Marcal.
Faz bem o sindicato dos professores que vai acionar o Ministério Público para acompanhar essa dança de FGs.

Anônimo disse...

Olizando aumentou o salário de secretários de R$8.0000,00 para R$11.000,00 ... não vai comentar?

Anônimo disse...

Aprendeu com o Zé seu professor!Eles nao sabiam q a PMA tava tao falida pq o nobre ex mega mito nao fez a transição!!!!!

Anônimo disse...

OLIZANDROTE BEM MENOS CC QUE ZEZÉ E NEMOS GRATIFICAÕES TAMBÉM.

Anônimo disse...

Não acredito nesta história da Prefeitura...
falida???????

Anônimo disse...

Até o mpmento nada foi feito sobre os cães
abandonados.........

A população pede soluções.........

Anônimo disse...

C ã e s abandonados... seriam os funcionários públicos da PMA? Não entendi bem... de qualquer forma, se o município de Araucária não tem dinheiro, então o povo merece os políticos aos quais elegeu!

Postar um comentário