On terça-feira, 16 de abril de 2013 31 comentários


Desde que veio à tona a informação de que a Prefeitura de Araucária beirou, em 2012, o limite do aceitável pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gastos com a folha de pagamento do funcionalismo público municipal uma onda de boatos acerca das medidas que o prefeito Olizandro adotará para reduzir essas despesas vem tomando conta das repartições públicas da cidade.

Interessante é notar como cada categoria dentro do serviço público municipal vem reagindo à mera possibilidade de perder algum tipo de vantagem ou mesmo direito. Os professores já gritaram que não vão pagar a conta e meio que mandaram um recado que não aceitam o não pagamento de eventuais progressões na carreira ou a interrupção na discussão da ampliação da hora atividade. Os guardas municipais, por sua vez, já balbuciaram por aí que não vão fazer o trabalho que sempre vinham fazendo e, do nada, iniciaram uma campanha por aumento salarial só porque a Prefeitura informou que horas-extras serão restringidas. Estranho é que o “extra” da hora-extra é uma abreviação de “extraordinária”. E como se sabe, extraordinário significa “fora do usual”, “imprevisto”. Então, como eu vou reclamar do corte de uma vantagem que eu não deveria saber se será necessária no decorrer do mês? Ninguém em sã consciência se levanta contra o corte de horas-extras, porque esse tipo de vantagem não faz parte dos ganhos fixos de qualquer trabalhador. E outra, se eu não vou receber a hora-extra é sinal de que eu vou trabalhar menos. Afinal, não é possível que alguém na Prefeitura estivesse recebendo esse tipo de vantagem sem fazer jus a ela, até porque isso seria crime!

Assim como professores e guardas municipais, os funcionários beneficiados com funções gratificadas já estão tendo pesadelos com a possibilidade de perder o plus salarial. Os comissionados, do mesmo modo, já estão ameaçando um rompimento político com o prefeito caso suas vagas estejam na cota dos cargos que eventualmente serão extintos. Ato contínuo, aqueles profissionais acomodados em alguma comissão, por mais indecorosa que ela seja, já estão gritando que assumiram compromissos financeiros com essa graninha extra e que não podem perdê-la em hipótese alguma. Por fim, aqueles servidores que não se enquadram em nenhum dos exemplos acima, talvez até para ter algum boato por fermentar, andam sofrendo com uma hipótese que sequer foi aventada: a de que a Prefeitura vai acabar com o auxílio-alimentação.

Tamanha onda de boataria tem um único culpado: o próprio prefeito! Isto mesmo: Olizandro é o grande responsável por esta instabilidade que se criou nas repartições públicas de Araucária. Acontece que por mais óbvio que sejam as medidas que a Prefeitura terá que tomar, até porque elas já estão previstas em lei, falta agilidade, clareza e objetividade do chefe do executivo na comunicação dessas ações ao funcionalismo.

Olizandro peca ao deixar a “rádio peão” correr solta, pois isso corrói sua administração. Para acabar com essa instabilidade interna, ele precisa urgentemente informar ao funcionalismo, de maneira didática, que ações serão tomadas, até para que os alcançados com eventuais cortes de vantagens possam se adaptar à nova realidade da Prefeitura. É óbvio que os “prejudicados” descerão à lenha no prefeito. Mas isto é algo irremediável, então não há porque prolongar o velório! Quanto mais rápido se fizer o “mal” inevitável, melhor. Até para que possamos dedicar o tempo do senhor e funcionalismo municipal para aquilo que os senhores foram contratados: trabalhar em prol da população!

E, você, prezado leitor, o que pensa sobre o assunto? Dê sua opinião! Até semana que vem!


31 comentários:

Anônimo disse...

Maquiavel já ensinava " se for fazer o mal, faça de uma vez". Claro que o "mal" neste caso, é para poucos, . Porque a cidade inteira merece a tal redução da folha ilegal, como tambem vergonhosa e imoral. Merecemos uma administração ética e tão almejada., merecemos falar em ganho de qualidade de vida e não somente de vergonha, denúncias, liminares, enfim Basta de Corrupção e de sua banalização. Santos

Anônimo disse...

Zeze é o culpado de td,nao canso de falar,cativou muito mal esses funcionarios!Ele sempre levou sorte pq pegou muito dinheiro e administrações certinhas.Claro q todo prefeito vai colocar ccs,nao sejamos hipocritas, na verdade esses diminuiram bastante tbrm.No zeze tinha ccs muito altos,aqueles veios q nao querem sair da prefeitura e nao dao lugar pra outro, tipo Edvino,Almir Lemos e por ai!!!

Anônimo disse...

A maioria dos funcionarios estão detestando essa gestão, acho que aquele que defende é porque deve estar com o bolço cheio pra isso, só pode. Ta na cara que ta uma bagunça isso. Uma cidade tão rica, teria que ter dinheiro suficiente, mais para aonde sera que esta indo? acho que nem preciso falar nada, " o tempo esta curto né, tem que aproveitar ". Um monte de CC e um monte de FG, cargo pra todo lado, 10 chefe para 1 funcionario, isso é palhaçada, depois querem cortar dos funcionarios que estão trabalhando certo, ou seja, dos que não tem politicagem na cabeça, só querem um salario digno para viver bem. Mas ao contrario, tem que beneficiar a peixada, isso é prioridade!!! E a População??? coitados... tirar hrs extras da segurança é tirar a segurança da população, tirar hrs dos professores é tirar a educação dos jovens, é preciso melhorar as condições dos funcionarios, não acabar com elas, é preciso melhorar as condições da população tambem, dinheiro para isso sabemos que tem, não adianta vir com conversa fiada, o que esta precisando sao alguns esvaziar os bolços, é isso que precisa!!!

Anônimo disse...

Realmente acho que tudo de ser feito de forma transparente, o que está errado deve ser corrigido, se tem alguma categoria com algum beneficio iregular este deve ser extinto. E também acho que os funcionários deveriam ter vergonha de brigar por formas elegais, imorais de receber beneficios.

Anônimo disse...

A boataria está tão grande, que corre a noticia que serão mandados embora 700 funcionários em estágio probatorio, que os avanços por trienio, quinquenio e desempenho serão congelados e que esse ano a inflação que está nos 7% não será repassada aos funcionários no dissidio de junho...

O único boato que realmente parece que não vai acontecer é do Olizandro mandar algum CC embora, pois tá dificil sai 1 e entra 2...

Anônimo disse...

com essas mudanças só uma coisa não é boato, quem fazia bico agora ta de bico...

Russo disse...

Olha, querem jogar toda a culpa no Zezé, dizendo que em dezembro o limite de gastos com folha de pagamento já beirou o limite prudencial, só que ninguém vê que isso é uma jogada política do Senhor Olizandro e Companhia... no fim de ano obviamente tinha que aumentar o índice por conta da rescisão de todos os comissionados. Querem enganar o povão. No primeiro mês do ano, o índice da folha logicamente estava mais baixo porque não deu tempo de organizar a casa e contratar a cambada de CCs... muitos contratados ilegalmente, pois a lei 1703/2006 é clara ao dizer que cargos de provimento em comissão destinam-se a atender encargos de titulares das secretarias municipais, diretorias gerais e de assessoramento. Tem gente que desempenha atividades de braçal, administrativo, secretária, jardineiro... tem de tudo. Olizandro só venceu as eleições porque prometeu emprego e vantagens pro "mundo e o fundo"... É uma vergonha essa prefeitura e a folha está desse jeito porque tem professor que durante a gestão inteira passada ficou afastado por problemas de depressão e agora volta curado da depressão recebendo gratificação de três espécies... e fora de sala de aula ainda... daí a folha de pagamento incha porque falta professor nas escolas e são contratados através de jornada diferenciada de trabalho, que é são horas extras mascaradas... é o fim do mundo mesmo!
Sem falar que essa mesma lei que DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA traz em seu
Art. 83 que a gratificação pelo exercício de atividades de natureza especial destina-se aos servidores efetivos aos quais forem atribuídos encargos de pregoeiros e de membros de comissões permanentes designadas por decreto. Dessa forma entende-se que ocupantes de cargos em comissão não podem fazer jus a esse tipo de gratificação. Na prática é uma festa... Um exemplo é a Comissão de Registro Cadastral da Prefeitura, que está recheada de pessoas que não deveriam possuir essa gratificação... Isso merece uma denúncia ao Ministério Público. Olizandro quer cortar gastos, então que veja quem realmente trabalha... pois nessa comissão todos assinam, mas ninguém confere a documentação... pra quê Comissão??!!! isso é uma palhaçada... isso sem falar que foram criadas mais uma comissão e um Comitê recentemente: o Comitê Executivo de Elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva – Pmcs e a Comissão de Normatização dos Processos de Planejamento e Execução da Folha de Pagamento. Gente, me digam para quê existe a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Finanças, Governo e Controladoria? Pra ficarem inventando Comissões? Não dão conta de controlar a folha de pagamento e trabalhar com ética acima de tudo? Isso é o cúmulo do cúmulo...
Horas extras realizadas devem ser pagas... o que é necessário que se mantenha... acabem com essas comissões, comitês e funções gratificadas indevidas! Todos enchem os bolsos e o cidadão tem que penar com falta de professor, de médicos, ruas esburacadas e por aí vai... Isso até quando??

Pinheiro disse...

E ainda pra ajudar, a primeira coisa que o excelentíssimo senhor prefeito faz é sancionar a lei que aumenta o salário dos secretários... e o pior é que muitos nem sabem direito o que estão fazendo, são conduzidos pelos funcionários de carreira, não possuem uma formação para atuar na administração pública. Tem muitos servidores efetivos na prefeitura muito mais capacitados para estar à frente de uma secretaria do que esse povo de fora. Esses Servidores, com “S” maiúsculo entraram pela porta da frente, passaram num concurso público, foram capazes... tem diretor geral que nem graduação tem... é uma vergonha não saber nem redigir um ofício. É minha gente, o município é administrado por pessoas desse naipe.

Anônimo disse...

concordo com o comentário acima!
mas o povo merece e os funcionários também,
votaram mal tem q arcar com as consequencias!

Anônimo disse...

Mas é sim culpa do Zeze! Os 3 mandatos dele mais do Edvino e mais o do olizandro, sempre melando funcionario(a maioria merece e é bem intencionado)deu nisso.O cara q inventou "cargo de vereador",deram o pirulito a eles,agora ninguem tira.O q inventou de tirar, nos anos 1996, perdeu e seu mandato nao ficou legal.

Anônimo disse...

Pinheiro entao quer dizer q vc paga 7 a 10 mil pra um secretario e diretor fazer oficio?Q preconceito é esse q alguem falou q precisa ter graduação?Depende do caso!!!!!Aposto q vc se orgulha muito de uma graduação na facear,santa cruz,fadeps!!Tudo depende,depende ate da pessoa,do aluno.

Anônimo disse...

Só para informar os mais leigos, o valor de rescisões não entra no calculo do indice da folha, então a demissão em massa dos cc´s em dezembro em nada influenciou a indice da folha.

A prefeitura possui um dep. de orçamento, que todo mês acompanha o indice da folha, então Zezê já sabia que a situação em 2013 não seria nada boa, pois o aumento do risco de vida para 40% dos guardas municipais e o aumento em 30% no salário das atendentes já não estava comportando dentro da folha. Se ele tivesse ganho a eleição alguma coisa ele teria que fazer, pois seria inevitavel a folha estourar.

Anônimo disse...

Conforme levantamento efetuado pela equipe da prefeitura a salário da guarda municipal de Araucária está entre um dos maiores pagos para essa categoria no Paraná...

E ainda ficam reclamando dizendo que tem curso superior. Na verdade todos devem ter curso superior para terem avanços e aumentos saláriais de forma moral, como qualquer outra categoria.

Anônimo disse...

O povo atacando professores, atendentes infantis e Gms.......educação, educação e segurança pública......enquanto vocês atacam os profissionais dos quais dependemos muito, os que realmente deveriam ser fiscalizados ficam só na maciota.....


Acorda povo!

Anônimo disse...

Chega dos mesmos!. Nunca tivemos opção boa nas urnas. Eu disse " nunca, nenhuminha, em tempo algum". - joga no lixo todos os candidatos que tivemos até agora e então poderemos fazer outra história. Temos vícios horríveis em nossa política, e temos achado Tudo normal. Sempre tem alguém defendendo algum grupo eninguém que defenda o povo, ninguém a favor do bom SENSO. Li hoje, "100 milhões inflacionou a folha em 3 anos!!!!" Väo cagá no mato bando de safado, pi, pi, pi (Tudo que penso deles seria censurado) pi, pi, pi

Anônimo disse...

Esses guardas so pensam no hoje, se eles estudarem e fizerem os cursos para obter avanços de titulação, qualificação, sempenhoe e de tempo em 10 anos a salário base sobe para mais de 3 mil por mês + 40% de risco de vida, vai chegar perto dos 4.500 por Mês. E é assim que funciona com todos as categorias. Veja se uma empresa alguem consegue algo parecido com isso. Os guardas mais antigos já tem 09 anos de PMA, vai ver se ganham só 1.500 como andar falando.

Se der um salário alto hoje daqui 10 anos a folha de pagamento não terá recursos para ser custeada.

Anônimo disse...

Acho que ninguem está atacando a educação e a saúde, as pessoas são contra a corrupção, e o pagamento ilegal de beneficios, por enquanto não vi ninquem falando sobre o pessimo ideb de Araucária e nrm da quantidade absurda de assaltos em nossa cidade...

Anônimo disse...

Realmente, criticar os funcionarios que levam educação, saúde e segurança é o melhor que alguns desocupados tem a fazer! Esses funcionarios são os que estruturam o municipio e a ele dão dignidade. Para os ignorantes de plantão hora extra não é ilegal! Se estão brigando por hora extra é por qua não tem um salário que lhe proporcione dignidade. Ou será que alguem gosta de trabalhar dobrado para pagar as contas no fim do mês? Antes de tirar beneficios dos funcionários que são essenciais para o desenvolvimento da cidade, cortem beneficios dos que ganham muito e fazem pouco pela sociedade!!! Parabéns aos funcionários que não estão se calando a essa péssima administração de Olisandro!

Anônimo disse...

Vamos na solução do problema...
Quando o Olizandro sera julgado???
É a nossa ultima esperança!! e a solução dos problemas!!

Pinheiro disse...

Então, não disse que precisa ter faculdade pra redigir um ofício e imagino que secretários e diretores deve pelo menos ler e compreender os ofícios e documentos que assinam... para bom entendedor meia palavra basta, o leitor que se enraiveceu com meu comentário no mínimo não possui graduação e está num cargo de alto escalão da prefeitura... pois não tem noção de interpretação de texto... pra sua informação, eu sou graduado duas vezes pela UFPR e estou fazendo mestrado em ciências políticas... penso ter pelo menos discernimento do que é eticamente certo ou errado, coisa que você, um semi-alfabetizado jamais possuirá. Aristóteles já dizia, o homem é um ser político, mas não dá pra discutir isso com gente do seu nível, você nunca vai entender...

Dionízia disse...

Para relembrar...
Quando se tornou prefeito de Araucária, entre 2004 e 2008, Olizandro José Ferreira se envolveu em uma situação escandalosa. Uma reportagem da Rede Globo de Televisão, exibida em 2007, denunciou a existência de funcionários fantasmas na prefeitura. Eram aliados políticos do então prefeito, que recebiam sem trabalhar. Aqueles que foram descobertos acabaram sendo exonerados. O caso ainda está sendo investigado pelo Ministério Público.
Na época a população ficou muito revoltada e indignada com o caso, mas parece não ter memória, pois o sujeito foi novamente eleito. Contudo, a situação do Prefeito de Araucária ainda não teve um desfecho, pois Olizandro foi considerado inelegível pelo juizado eleitoral devido a ter suas contas reprovadas pelo TCE/PR, em razão de que quando foi presidente da Câmara de Vereadores, aumentou o vencimento dos vereadores durante o próprio mandato, o que é proibido por lei, pois isto é legislar em causa própria.

E tomara que o sujeito seja condenado e o município tenha novas eleições!!!

Anônimo disse...

Que perspectiva temos com novas eleições ? Se correr o bicho pega, se ficar......
Esse é o preço; um povo que se vende há décadas só poderia estar numa situação dessas; o povo faz a classe Politica que tem, enquanto formos eleitores alienados as opções de voto serão grupos de oportunistas. Santos

Anônimo disse...

Que perspectiva temos com novas eleições ? Se correr o bicho pega, se ficar......
Esse é o preço; um povo que se vende há décadas só poderia estar numa situação dessas; o povo faz a classe Politica que tem, enquanto formos eleitores alienados as opções de voto serão grupos de oportunistas. Santos

Anônimo disse...

Tudo menos Olizandro!!!
Até o capeta de prefeito é melhor...

Anônimo disse...

Respondendo pinheiro
Eu sei q vc tem boas intençoes,é um cidadao q espera q a politica melhore.E claro q queremos menos ccs e ainda que sejam de qualidade.Esses dias me questionei sobre isso,dos oficios, pois trabalho na prefeitura,tbrm sou graduado da ufpr,e meus superiores, graduados,nao fazem oficio, encaminham pra gente elaborar e a gente faz com muito orgulho.O q vejo é q nao é a qustao de ser graduado ou de 2º grau, a questao é q devemos respeitar a função,qualificação e aptidao de cada um, pq um advogado na secret da agricultura nao funciona ne bem como um eng civil no meio ambiente!!!

Anônimo disse...

Sem preferências de quem seria o melhor ou pior, uma coisa ficou gargalhando em minha mente e se alguém puder explicar melhor. O que você quis dizer com:
TRABALHANDO EM PROL DA POPULAÇÃO?????????? Que população? Trabalhar é um verbo que só alguns bem poucos sabem o que significa dentro desta prefeitura.E se tivesse tempo lhe mostraria onde não se faz absolutamente nada, além do 4° andar.

Anônimo disse...

Bom oque comentar, somente ver as medidas tomadas em CASCAVEL/PR, não serviria de exmplo para Araucária tambem????

http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=22392

Anônimo disse...

Olizandro é o atraso, que bom que será cassado, assim não enganará mais ninguém

Anônimo disse...

Nao acho que caça ao prefeito reduza uma crise que assola todo nosso país. SOMOS todos culpados pelo que vem acontecendo. Todos queremos ''assar''nossa sardinha ou pelo menos, puxar a brasa para nosso assado. Subornados pela elite politica, aceitamos ser corrompidos.

Anônimo disse...

cassa este vagabundo nao esta fazendo nada na saude cade as 72 horas para emtrega de rezultado de exames

Anônimo disse...

VOU LESANDO, disse o Grande LESADOR, OLEZANDO!!!!

Postar um comentário