On segunda-feira, 12 de março de 2012 6 comentários

Vieram-me perguntar dia desses quem seriam os candidatos a prefeito de Araucária este ano. E eu, para minha surpresa, fiquei sem resposta. Pensei por uns instantes, que me pareceram horas, e respondi: “não tenho a mínima ideia!”. Meu interlocutor fez cara de surpreso e disse “como não sabe, e fulano? E cicrano? E beltrano?”. Ao ouvir aqueles nomes, todos muito conhecidos e vocês talvez já até imaginem quem são eles, fiquei com ainda mais dúvidas. Pedi licença e fui caminhando. Estava cheio de incertezas.

Prezados, que cidade maluca é essa a nossa. Estamos a pouco mais de três meses do início do pleito eleitoral e não podemos sequer dizer com alguma certeza que este ou aquele será candidato a prefeito. Muitos dos sujeitos que ouvimos por aí que pretendem disputar a Prefeitura de uma das cidades mais ricas do Estado e do país estão enrolados com a Justiça. Entre eles há o que já desde o pleito passado sustenta sua viabilidade eleitoral numa liminar, que, como todos sabem, pode cair a qualquer momento. Ou não, como diria Caetano Velozo! Há outro que também parece meio enroscado por conta de uma pendenga judicial antiga, ainda do milênio passado, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), que embora momentaneamente não signifique risco a sua candidatura, pode significar a qualquer momento. Existe também aquele velho político local cuja candidatura é inviável juridicamente, mas que teima em sair por aí dizendo que está no jogo, mas que a gente sabe será tirado da disputa com a mesma facilidade com que se encontra um buraco numa rua do jardim Itaipu. Fora os aparentemente enroscados com a Justiça, temos os com dificuldades eleitorais, seja por conta da grande rejeição, por falta de dinheiro, por não ser conhecido do eleitorado, por problemas pessoais, por parecer meio maluco, por indecisão ou por falta de vergonha na cara mesmo.

Todo esse quadro, só dificulta qualquer tipo de análise e transforma aquilo que pensamos em meros chutes eleitorais, que com quase toda a certeza passarão bem longe do gol. Por isso, você, cidadão comum, que tem que levantar cedo todos os dias para ir trabalhar, nem perca seu tempo escolhendo agora seus possíveis candidatos, pois pode ser que nem isso eles sejam. Deixe para pensar seriamente nisso lá por setembro ou na última semana de campanha, que é quando teremos alguma certeza de quem realmente poderá ser eleito.

Ah, isso, obviamente, não quer dizer que devemos ignorar o período eleitoral. Muito pelo contrário. Afinal, os três meses de campanha são importantíssimos para escolhermos aqueles que “absolutamente” e de “forma alguma” serão merecedores da nossa confiança. Depois disso, escolha o “menos pior” dos que tiverem habilitados a receber o seu voto! E torça, torça muito para que ele não faça muitas besteiras. E mais do que isso, participe, aporrinhe o saco do eleito, porque independentemente do caráter dele, ele só será um razoável prefeito se a opinião pública estiver de olho nele!

Bem, penso que era isso. Uma boa semana a todos e, não se se esqueçam, comentários são bem-vindos em www.waldicleibarboza.com.br!

6 comentários:

Anônimo disse...

Vereador tbem pense bem!!!

Anônimo disse...

Sei não, mas acho que não vai sobrar ninguém para este pleito. Teremos WB que nos candidatar, pois parece sermos uma minoria que pode ser candidato.

Anônimo disse...

se candidate a miss bailarina se baitola

carmo disse...

Pelas perspectivas que se apresentam, caso Araucária fosse uma Empresa da Bolsa de Valores, a cotação das ações despencaria. O prejuízo é certo de qualquer forma quando o futuro é duvidoso ou quando a única certeza é que não vai ser bom!! Difícil investir numa Cidadezinha tão complicada!

Anônimo disse...

A população já está em tempo de saber quem serão os candidatos, não é mesmo, porque se demorar mais, não teremos tempo para pensar e teremos que tirar no palitinho...

Anônimo disse...

Araucaria é linda de mais para algumas pessoas se colocarem como donas dela. Se a ficha limpa realmente funcionar, vai aparecer alguem menos corrupto ou ate de certa forma com alguma honestidade, é so esperar que a coisa acontece. Não podemos viver sobre nevoa de quem so quer confundir as pessoas e menos exclarecer alguma.

Postar um comentário